26 de dezembro de 2010

JSD 2 - Joana Lima 0 (rescaldo da Assembleia Municipal)

Com duas grandes intervenções, a JSD marcou a última Assembleia Municipal de 2010.

Primeiro o antigo presidente da JSD depois a actual presidente, deixaram Joana Lima sem resposta.

No ponto da informação escrita da Presidente, Alberto Fonseca acusou o actual executivo de descorar os jovens, sendo que a política de juventude em 2010 foi praticamente nula! Joana Lima reconheceu que os jovens estão a ser prejudicados, mas não avançou com nenhuma solução! Alberto Fonseca congratulou o reconhecimento do erro, mas é preciso mais que reconhecer, lembrando que este executivo já acabou com a Trof@posta Jovem, com a comemoração do Dia Internacional da Juventude e ainda não realizou nenhum do tão reivindicado Conselho Municipal de Juventude.

O antigo presidente da JSD acusou também a Sra Presidente de se ter esquecido de referir na sua informação a variante à EN 104, à qual Joana Lima surpreendentemente afirmou que "esse projecto já caiu há vários anos", "confesso que não fiz nada nesse sentido".
Como provam documentos oficiais, apresentados pelo Alberto na própria Assembleia, este projecto mantém-se activo, em fase de estudos.

Uma questão impera: O que faz uma Presidente de Câmara que desconhece um projecto desta envergadura?

O antigo presidente da jota usou da palavra novamente,  incrédulo, considerando extremamente grave que a Presidente de Câmara desconheça tão importante projecto, deixando algumas perguntas, todas sem resposta.


Já no período de intervenção do público foi Sofia Matos quem deu cartas, questionando a Sra. Presidente em que ponto está a definição dos limites do concelho, nomeadamente as acções judiciais com Santo Tirso (estando em causa uma área equivalente à freguesia do Muro).
Sofia Matos questionou também Joana Lima sobre quem mandou colocar a iluminação de Natal de Santo Tirso na rotunda junto à portagem da A3 (em território trofense) e quem a vai pagar.
Quanto à definição dos limites, Joana Lima não soube responder, mas quanto à iluminação de Natal já soube: vão ser os trofenses a pagar! Pode ser que para o ano, Santo Tirso devolva a gentileza!


A JSD esteve mais uma vez em grande na Assembleia Municipal, com grande representatividade e grandes intervenções.

24 comentários:

  1. É realmente incrível como é que em apenas um ano ela já tem tantos assuntos aos quais não responde! À da variante à N104 nem mencionou, foi como se não tivesse ouvido, e quanto aos outros, quando lhe perguntavam quanto custou isto ou aquilo, nunca se ouviram números! Foi só "foi mais barato" e "honrou muito o nosso concelho"
    É uma vergonha ter uma pessoa destas a representar o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  2. Júlio (Guidões)27 dezembro, 2010

    Não foram 2, foram 4 grandes intervenções. O Alberto teve de lá ir 3 vezes e qual delas a melhor. A Joana não sabia onde se meter! Foi uma vergonha de todo o tamanho. A Sofia, foi a cereja no topo do bolo! Boa jota! Voces estão no caminho!

    ResponderEliminar
  3. Uma postura que em nada me supreende, uma pessoa que já no período da campanha eleitoral mostrou as suas fraquezas infelizmente o povo é cego e ela acabou por vencer.

    Uma pessoa que nada sabe, uma pessoa que deixa tudo para os outros resolver, não poderá nunca ser um líder, visto não ser capaz de arcar com as responsabilidades.

    Gritante o seu desconhecimento sobre a matéria da Nacional 104 umas das mais importantes obras para o concelho da Trofa.

    Não podemos deixar de referir o facto de ela em período de campanha eleitoral dizer que ia "berrar" para a porta do senhor Primeiro Ministro se o metro não viesse até a freguesia do nosso concelho, estranhamente essa vontade de "berrar" morrer.

    Podia seguir o exemplo do seu camarada socialista de Arouca que a esta hora deve estar em Lisboa a "berrar" pela variante que lhe tinham prometido e afinal não lhe deram....enfim...

    A Trofa merece mais e sobretudo melhor...merece mais do que discursos populistas...merece acção, empenho e empreendedorismo

    Ass: Zé

    ResponderEliminar
  4. Muito fraquinha esta presidente.
    Como é possivel ela ter A LATA de embrulhar as respostas com discursos de ofendida e de coitada e desta forma NÃO RESPONDER à maioria das questões colocadas? Como é possivel?
    Rua com esta presidente que já vamos tarde!
    O Jsd mostrou a sua garra e postura com grandes intervenções e forte presença em vesperas de consoada.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Boa JSD! Já que os PSD nada fazem porque infelizmente muitos deles estão vendidos a favores da Câmara, pelo menos vocês fazem o que deve ser feito como oposição. Mas nada do que dizem nos espanta pois esta presidente é fraquíssima e só sabe usar argumentos populistas para atirar areia para os olhos do povo. A Trofa está nas mãos de gente sem preparação nem nível. Diz a Joana Lima que as iluminações de Natal estão um espectáculo que vem gente de todo o país ver. Claro que com ela no poder tudo é mais bonito, mais barato, mais original... Mas o pior é que ela com a sua cara de pau consegue levar na cantiga aqueles que ela chama o seu povo e o chefe da js os descamisados. é gente que não tem qualquer respeito pelos trofenses pois nivela-os todos por baixo.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo com o inicio do seu comentário "anónimo das 15h37" porque nesta ultima assembleia o PSD provou estar empenhado em defender os interesses da Trofa.
    E como podem eles "estar vendidos a favores da câmara" se a Joana despediu tudo que era laranja e empregou tudo o que era côr de rosa e só não empregou mais porque não tem onde?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. A ano e meio atrás, eu ia às assembleias municipais de vez em quando, tal como agora porque não tenho mais disponibilidade, e a Juventude Socialista intervia por tudo e por nada na assembleia, até me lembro de um dia em que quase lhes foi retirada a palavra porque em vez de questionar o executivo, estavam a fazer pré-campanha a dizer que foram a casa de não sei quem, e coitadinhos isto e aquilo, e que a cãmara não os ajudava...
    Neste ultima Assembleia também estive presente, e é notoria a diferença. A JS não intervem em momento algum, está acomodada a defender a ferro e fogo a sua presidente, como que se em apenas 1 ano as coisas já estivessem todas resolvidas.
    A Jsd surpreendeu-me. Primeiro dou os parabéns pela presidente agora ser uma mulher, e que muito bem falou sem demagogia e tocou aspecto realmente importantes para a gestão do nosso concelho.
    Mas antes disso o antigo presidente também falou muito bem, a variante à n104 já é um assunto do tempo de santo tirso, e a nossa presidente de câmara mostrou que não sabia nada do que se estava a falar, até nem sequer tinha conhecimento de tomadas de decisão feitas debaixo do seu mandato.
    Dou-vos os meus mais sinceros parabéns meus Jovens!

    Ass: António (Finzes)

    ResponderEliminar
  8. @ Daniel: "E como podem eles "estar vendidos a favores da câmara" se a Joana despediu tudo que era laranja e empregou tudo o que era côr de rosa e só não empregou mais porque não tem onde?"
    Pense um pouco mais no que está a dizer e se corresponde ou não à realidade. A Dra. Joana não despediu toda a gente, antes foram contratos a termo determinado que foram renovados pelo anterior executivo até ao seu limite máximo, pelo que nada se poderia fazer quanto a esses muitos casos!
    "empregou tudo o que era côr de rosa" - Mais uma vez falha redondamente o Sr. Daniel. Basta atentar ao concurso em vigor, cujas listas de aprovados foram publicadas há bem pouco tempo e, se está assim tão dentro do assunto, saberá ver que são, porventura, mais os "laranjas" do que os "côr de rosa" admitidos...

    ResponderEliminar
  9. @ José "antes foram contratos a termo determinado que foram renovados pelo anterior executivo até ao seu limite máximo, pelo que nada se poderia fazer quanto a esses muitos casos!"
    '->Grande argumento, não haja dúvida sr. José! Irrsório...
    Não haja dúvida que os rosas nem estão com empregos na câmara nem nada, e dou logo o exemplo a rasgar da Trof'aguas que o PS muito criticava e agora está a servir para empregar jovens rosas.
    Sejam correctos e verdadeiros...
    Por aí não dá!
    Diga lá então quem são os deputados da assembleia municipal que estão empregados na câmara, que "estão vendidos a favores da câmara", se assim fôr capaz...

    ResponderEliminar
  10. Mais do que reiterar a total aprovação do que foi dito pela JSD nesta assembleia, resta-me acrescentar neste espaço o que já disse a amigos trofenses (jovens, por sinal) sobre este concelho... eu e muitos outros estudantes, pessoas que poderiam ajudar esta terra a evoluir em diversos níveis (até porque é para isso que nos formamos), não nos sentimos minimamente cativados a permanecer nesta localidade após a consolidação da nossa vida profissional. Mais do que diversão, e ainda para mais nos tempos que correm, o que os jovens precisam é de estágios, de oportunidades de pôr em prática os seus conhecimentos, se possível aliando isso aos laços que os ligam a esta terra. Tal não tem acontecido com Joana Lima nem com Bernardino Vasconcelos (pelo menos pelo que julgo saber, visto que nos primeiros anos do concelho eu era ainda uma criança!!!), o que é uma pena... Acho muito bem que os idosos tenham festas e as criancinhas livros (embora para isso, sabe-se lá porquê, a desculpa do "ai, estamos cheios de dívidas" nem sempre surja!), mas são os actuais jovens o possível "motor" de (re)arranque da Trofa.
    Fica aqui a sugestão!

    quanto à iluminação de Natal, se estamos assim tão mal financeiramente não havia nada pra ninguém. Bonito ou feio, pinheiros que estão sempre a cair e são horríveis ou luzinhas tradicionais, não se usava nada e metiam-se uns milhares ao bolso. A falta de coerência é uma coisa que chega a assustar...

    Por fim, penso que a JSD tem uma presidente à altura do que o contexto actual exige! Continuem a deixá-la sem resposta, pelos vistos nem sabendo que isso vai acontecer se prepara melhor... é para isso que as jotas servem, ou pelo menos deviam servir!

    ResponderEliminar
  11. Caríssimos,

    Antes de mais saúdo o regresso dos participantes deste blog à actividade. Dado o nível de participação recente, este assunto pareceu chamar mesmo muitas atenções, especialmente num blog que necessita de aprovação de comentários e onde, por vezes, os comentários demorar 2 dias a ser aceites. Sim, isto foi uma crítica, lamento mas alguém tem que ser pragmático.

    Não dar respostas em questões relacionadas com o projecto da variente é muito grave para a presidente. Mais grave ainda é que andamos nisto há anos e avanços? Zero. Mas meus caros, se ela ganhou as eleições é porque houve gente que acreditou nela. Pelo menos mais do que as que acreditaram no anterior executivo. Se ele fosse assim tão bom talvez tivesse sobrevivido, ou não estivessemos numa terra laranja por excelência. O líder reflete os subordinados que lá o colocam...

    Já agora, no que diz respeito a não dar respostas em sede própria, quando falam da presidente, e com toda a razão, lembrem-se que vocês, JSD, não são propriamente um exemplo a dar respostas em sede própria. Exemplo disso é este blog. Claro que existem canais mais eficientes para o efeito mas justificava-se uma posição mais activa da vossa parte neste espaço, algo que não acontece.

    Daniel e José: não percam tempo. TODOS os autarcas, independentemente da sua cor política distribuem tachos. O anterior executivo não é melhor que o actual, só mesmo os partidários mais doentes conseguem encontram diferenças significativas.

    Silvéria: curioso observar a ironia com que escreve sobre deixar alguém sem resposta...cheguei a esboçar um sorriso.

    Anónimo (15:37h): a Trofa sempre esteve nas mãos de gente sem preparação, não sei onde está a novidade. As "J's" são fundamentais mas convém que sejam fiéis ao concelho e não exclusivamente ao partido...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde João;

    Relativamente à proximidade entre a Jsd o os jovens, para tentar anular essa situação, foi criado muito recentemente um formulário de contacto no nosso blog, para que possas entrar em contacto conosco quando pretenderes realmente uma resposta. Este formulário pode ser acedido na página "contacto" clicando no respectivo separador no cabeçalho deste blog.
    Mas anteriormente, um e-mail também era disponibilizado na barra lateral, como ainda hoje o é.
    Pretende-se desta forma aproximar e esclarecer aqueles que realmente pretenderem algum esclarecimento.
    Somos jovens como qualquer outro, e se a resposta não chegar imediatamente, acreditem que será respondida assim que possível.
    Este é um esforço para diminuir ao máximo esse facto que apontas-te.

    Sinceros Cumprimentos;

    Nuno Costa

    ResponderEliminar
  13. Em Primeiro lugar parabéns pelo no luck do blog. Sinceramente cada vez fico mais preocupado com o futuro da nossa terra. Todos sabemos que de ambos os lados existem os lambe botas, gente sem o mínimo de escrúpulos em que a convivência com a palavra corrupção não os incomoda é alias um facto de estabilidade. Mas que num fórum a maior preocupação seja denegrir o adversário. Não é por falarem mal da DRª Joana em que o opositor será melhor que ela. O que tem que ser combatidas são as ideias e não as pessoas. Eu estive na última assembleia municipal, e sinceramente não gostei do que vi. De ambos os lados, quando a JS e a JSD. De facto houve uma inversão dos papéis, a JS de hoje ocupa o lugar da JSD do passado acomodada ao poder. Promovam-se debates, secções de esclarecimento é assim que a Trofa pode evoluir, não a falar mal deste ou daquele independente da opinião que temos pela pessoa ou mesmo do cargo que ocupa.

    ResponderEliminar
  14. Oh Mendes (João para quem não sabe) qual é o teu novo número de militante do PS?

    Ou a Joana Lima também já te arranjou um tacho?

    ResponderEliminar
  15. João aka João Mendes29 dezembro, 2010

    Olá Anónimo (29 Dezembro),

    Revelaste a minha identidade secreta!!! E agora como é que eu vou dormir??? Curioso a identidade secreta de alguém ser revelada por um anónimo...agora só tu e os teus primos anónimos (cobardes) e que continuam secretos, parabéns. Já agora, a parte em que me perguntas se fui comprado pela Joana Lima é apenas para divergir atenções: apenas pretendes revelar quem eu sou como se isso fosse muito importante ou como se a maioria das pessoas que aqui escrevem não soubessem já disso. Parabéns, és ridiculo/a. Se calhar és um daqueles limitados que já levou uma resposta ao nível da idiotice que escreveu. Não lamento.

    Uma nota: para tua informação, já recebi convites da parte do teu partido (sim, és do PSD) para entrar para a "j" por mais que uma vez. Também já recebi da JS e garanto-te que ninguém me tentou comprar. Mas também te digo que não sou de abanar bandeirinhas nas eleições para conseguir tachos. Tenho o meu trabalho e estou muito bem, obrigado. Mas se quiseres falar sobre isso, podemos falar os 2, em público se preferires sobre isso. Porque não penses que por um momento temo o debate porque não temo e se queres acusar convido-te a fazeres publicamente a menos que sejas claramente um cobarde tal como a prole dos anónimos o exige.

    Ah! Se calhar és um daqueles que vem aqui mandar a sua boca e nunca mais responde. Se és dessa espécie então nem vale a pena perder mais tempo contigo, és fraco.

    ResponderEliminar
  16. Agora uma coisa que tem e não tem nada a ver com este assunto... estava na altura de a comunicação social deste concelho, nomeadamente a TrofaTV, promover um debate entre as Jotas... já que o fez na altura das eleições autárquicas. É nessas situações que se vê quem realmente sabe... e quem não deve, não teme!!

    Vou mandar um e-mail para lá a sugerir mas, de qualquer forma, sei perfeitamente que volta e meia passam por este blogue e pelo da JS... vão ler esta minha ideia de certeza ;)

    P.S. - Falou-se aqui da moderação dos comentários. Não querendo defender ninguém, mas já defendendo... penso que a maioria dos membros da JSD estuda e/ou trabalha, logo nem sempre terão tempo para aceitar os comentários. Mesmo assim, prefiro este sistema do que o do blog da JS, onde basta escrever asneiras que aparece logo lá...

    ResponderEliminar
  17. Cara Silvéria,
    discordo consigo relativamente a questão por si mencionada do "sistema de aprovação" dos comentários.

    "P.S. - Falou-se aqui da moderação dos comentários. Não querendo defender ninguém, mas já defendendo... penso que a maioria dos membros da JSD estuda e/ou trabalha, logo nem sempre terão tempo para aceitar os comentários. Mesmo assim, prefiro este sistema do que o do blog da JS, onde basta escrever asneiras que aparece logo lá.." ( vide SILVÉRIA, 29 de Dezembro de 2010 18:04)

    Uma vez que não é possível saber se os comentários são sem excepção aprovados, o melhor sistema é aquele que o blog da JS tem. Asfixia democrática não! Foi um termo utilizado e bem conseguido pelos sociais democratas.

    ResponderEliminar
  18. 10.14.1.14, alguma vez te bloquearam algum comentário teu? Nao me leves a mal, estou mesmo a perguntar. É que embora não concorde muito com este sistema, lembro-me de ler quando isto começou que isto apenas existia para evitar insultos e falar de pesoas quando elas não se podem defender.
    Eu já publiquei comentários fortes aqui a cascar, e no dia seguinte vim ver e estava publicado. Na js também já casquei neles, e no dia seguinte fui ver se havia respostas à minha mensagem e a mensagem tinha sido apagada, e nem a informação de que tinha sido apagada ficou. E não sou o unico, houve varias pessoas a dizer o mesmo lá. Em ambas as mensagens nunca ofendi ninguem como pessoa. Também me lembro de ler uma mensagem do joao, que aconteceu o mesmo que a mim em ambos os casos.
    Pode ter acontecido o contrario contigo, nao estou a dizer isso, apenas não é normal, nao é essa a ideia que tenho. Vê se entendes direito o que tentei dizer. Saudação.

    ResponderEliminar
  19. MAS PORQUE É QUE OS TROFENSES TÊM SEMPRE A MANIA DE DISCUTIR O QUE NÃO INTERESSA E NÃO LEVA A LADO NENHUM???

    Achei este post bastante interessante porque faz denuncias de coisas graves que se passam no nosso concelho e nos devem preocupar, mas a partir de determinada altura deixou de se discutir o essencial.


    Júlio, Daniel, José, Silvéria, João, Nuno, Daniel, Silvéria, 10.14.1.14, vários anónimos e bloguers em geral:
    o que é que vocês efectivamente pensam da política de juventude, da presidente não saber da existencia da variante à N104 e da (in)definição dos limites do concelho?
    Alguns de vós sim, mas nem todos estão preocupados com estes GRAVES problemas do nosso concelho! Qual é a vossa opinião?

    É para isso que eu venho a este blog ler os comentários, para saber opiniões das pessoas e informar-me melhor sobre diversos factos que não são do conhecimento da população e que a JSD (que felicito) denunciou muito bem.

    Vamos discutir o que interessa e ficamos todos a ganhar, todos melhor informados (como já comecei a ficar).

    Desculpem este desabafo, espero não ter ofendido ninguém, mas acho que os assuntos são demasiado sérios para estarmos aqui preocupados a fazer queixinhas.

    ResponderEliminar
  20. Acho muita piada voces quererem que o executivo PS resolva em 1 ano os problemas que o executivo PSD NÃO conseguiu resolver em 12!!!
    logico que ha indefiniçoes. esta-se a tratar do assunto...

    ResponderEliminar
  21. Caro Anónimo(30 de Dezembro de 2010 00:52)
    Embora você tenha começado o seu comentário num tom que parecia o Roland Freisler; "10.14.1.14, alguma vez te bloquearam algum comentário teu?" ,vou formatar a minha resposta atendendo ao seu pedido "Nao me leves a mal, estou mesmo a perguntar"(vide Anónimo 30 de Dezembro de 2010 00:52 .

    No ponto essencial estamos de acordo, ambos não concordamos com este "sistema de aprovação" de comentários.
    Fiquei na dúvida se deveria ou não responder a sua questão, depois mais abaixo no seu comentário denotei uns traços de facciosismo e repensei. Dia 04/10/2010, "Não foi só o mau tempo..." , intitula-se assim o "post" relativamente a destruição do cartaz junto a antiga serração. Proferi um comentário que não o vi aprovado.
    Julgo que respondi a sua questão.

    ResponderEliminar
  22. Caríssimo Cristiano,
    A questão que levantei no meu comentário acerca do dito "sistema de aprovação", torna-se preponderante a partir do momento em que um participante esta sujeito ao juízo supremo do moderador.
    Não teci nenhum comentário acerca dos pontos que você pretende que faça referência, uma vez que, não estive presente na assembleia municipal.
    Sem ter conhecimento de causa não vou permitir que a minha analise seja conspurcada por aquilo que aqui é hasteado, assim sendo, aplico o mesmo principio aos "posts" da juventude socialista.
    Com todo o respeito pela sua intervenção,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. 10.14.1.14, resta-me então a mim imaginar o teu comentário e prever que não possuia nenhum tipo de ofensa pessoal, certo?
    Caro "Democracia", para começar você tem um problema com os númeoros, porque à 12 anos que trofa é concelho, e o PS já lá está à 1h, ainda a descontar o tempo da comissão instaladora que como sabe não era exclusivo psd, restam 8 anos, e não 12 como afirma! "Saiba os números senhor deputado!"
    Depois, até quando vão andar com desculpas cobardes? Deixem-se de "para isto nao tenho dinheiro" e "ai, voces fizeram igual" e façam realmente alguma coisa para alem de cobrarem bons ordenados à camara.

    ResponderEliminar
  24. "10.14.1.14, resta-me então a mim imaginar o teu comentário e prever que não possuia nenhum tipo de ofensa pessoal, certo?"
    (vide 30 de Dezembro de 2010 15:46)

    Caro Anónimo, atente aos meus comentários e veja se algum deles tem um cariz de ataque pessoal, faça isso tanto neste blog, como no blog da juventude rosa. Enunciei pelo menos duas vezes em comentários meus, o respeito pelo pluralismo e a questão do paradoxo da liberdade( acabei a minutos de redigir um comentário no "post" que a jsd que anuncia o inicio da aprovação automática de comentários, falando nisso mesmo, nos valores matriciais do demo-liberalismo que inundam e influenciam o debate político do presente). De qualquer forma posso colocar aqui , se me solicitar e desejar, os "links" de comentários meus que demonstram esse espírito "gassendiano", traduzo, total liberdade de ideias mas sempre assente na base do respeito pelos outros.
    Termino dizendo-lhe qual foi o comentário que não vi aprovado; face a um comentário do João, um cidadão ao que me parece bastante controverso neste loco, que denunciava a actividade especulativa da JSD em querer acusar alguém da destruição do cartaz, condenei de igual forma essas acusações e acrescentei em tom de ironia com o intuito de "quebrar o gelo", face a um assunto que estava a ganhar proporções deploráveis, que o melhor a fazer seria apresentar uma queixa contra Deus, por causa do mau tempo, a imagem daquilo que um individuo tinha feito num "court" norte americano, culpabilizando o mesmo Deus pelas intempéries mundiais.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.