19 de maio de 2010

Um Presidente que não responde | Uma Assembléia que não respeita os trofenses

A Assembleia de Freguesia Extraordinária de S. Martinho de Bougado marcada para ontem a pedido dos membros eleitos pelo PSD veio dar mais do mesmo à Trofa: 
- Um PSD empenhado em trabalhar, em discutir os temas, em elevar a forma de fazer política na Trofa;
- Um PS dedicado em não ouvir os trofenses, em não ouvir os órgãos eleitos e em não respeitar as regras basilares das autarquias demonstrando um profundo desconhecimento das mesmas.

A estratégia do PS passou em primeiro lugar por dar apenas 30 minutos de intervenção ao público. Tal decisão só pode resultar de uma enorme vontade em não ouvir os trofenses. 
Pior, a cada intervenção o Sr. Presidente de Junta "respondia" com intervenções de 5 minutos. "Respondia" entre aspas porque apenas se limitava a dizer, insistentemente, que aquelas questões teriam de ser colocadas à Câmara Municipal. Como representante da população de S. Martinho de Bougado, o Sr. Presidente não saberia responder às questões colocadas? Ou também ele não tem qualquer informação sobre a decisão tomada?
As contas são fáceis de fazer, ao fim de 3 intervenções o Sr. Presidente já tinha gasto 50% do tempo do público!
Isto só demosntra que o PS não quer ouvir os trofenses!
Isto só demonstra que o PS tem medo de ouvir os trofenses!

Por isso não deixam os trofenses falar, quando esse direito lhes assiste!
Por isso fazem de tudo para que não seja realizado um referendo local para consulta à população sobre o localização dos Paços do Concelho!

Uma conhecida frase diz que "Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar"
A JSD não pode deixar de lutar para que a Trofa vença! A JSD não pode deixar de lutar para que haja discussão pública, para que as pessoas emitam as suas opiniões, para que a decisão que for tomada, seja qual for, seja tomada ouvindo os trofenses.
Ao contrário o PS quer que a Trofa perca ao impedir que o tema seja discutido. Esse não é o caminho!

28 comentários:

  1. em que Trofa é que vocês vivem?

    ResponderEliminar
  2. espero que os elementos do PSD tenham a decencia de pagar esta assembleia, que eu nao ando a ver o meu IRS aumentado para estes senhores desbaratarem dinheiro. isto foi um grande auto-golo!

    ResponderEliminar
  3. Manuel Machado20 maio, 2010

    Aquilo é uma pouca vergonha...
    Tenho pena pelo facto dos eleitores, antes de votarem, não tenham assistido a nenhuma assembleia de freguesia.
    Aquilo é "Porque eu quero, posso e mando." Naquele local, não existe democracia por parte dos Socialistas, e atrevo-me a dizer que nem ali nem em lugar nenhum, (salvo raras excepções de poucas pessoas que se tentam distânciar, acabando por ser esquecidos politicamente por parte dos socialistas).
    O povo precisa de ver a pouca vergonha que por ali vai... :s

    ResponderEliminar
  4. Manuel Machado20 maio, 2010

    Oh Serumano, eu vivo na Trofa que quer que a Democracia predomine.... a democracia conquistada pelos nossos pais e avós em 25 de Abril de 1974. Caso não saibas, uma das frases da musica de Zeca Afonso "Grândola, Vila Morena" é "O Povo é quem mais ordena..." e não entendo porque é que os socialistas fazem de tudo para não seguir este idealismo...
    Arranjam todos e quaisqueres argumentos, dentro dos quais, o argumento do cobarde ali em cima das 12:10, que simplesmente se classifica como demagogia barata... Gostava de o ver construir um comentário com alguma riqueza intelectual (não era preciso que fosse muita).

    ResponderEliminar
  5. Manuel Machado, você tem noção que se o povo lá fosse, eram ainda mais a apupar o psd?
    isto é uma mancha no psd, um autentico tiro nos pés

    ResponderEliminar
  6. Manuel Machado20 maio, 2010

    Torres, de certo modo compreendo o seu comentário, (compreendo, não concordo), as pessoas com que você deve ter falado à saida, devem ser simpatizantes do partido socialista, pois existiam lá muitas pessoas, (que tambem acredito que simpatizem com o partido Democrata), que era a primeira vez que lá iam e estavam pasmadas com a actitude negativa dos socialistas, nomeadamente a actitude do presidente de junta. Portanto não considero o seu argumento sólido, pois é dificil avaliar as porções do povo.
    A verdade, é que os sociais Democratas permaneciam serenos e atentos a todas as intervenções, enquanto os socialistas não sabiam como se comportar num local como aquele. Tens de concordar que aquele local é um local de debate e não de um circo.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, eu estava lá dentro, lado direito, frente a dois jovens do PSD (costumo vê-los lá - um de camisa branca).
    E tenho ido às assembleias. Sei da mobilização que o PSD faz para isto e como leva as claques. Sei como se comportam, mas, destas vez, não conseguiram bater palmas, por porque a emiliam, o zé e isabel, foram massacrados, um por um. E o povo, o verdadeiro, sem filiação, apupou como eu também ficou desagradado com tudo isto. Afinal para que foi esta assembleia? Para quê? Que queria o PSD afinal?

    ResponderEliminar
  8. Manuel Machado20 maio, 2010

    Não, não estavas no local que afirmas estar, não vale a pena, lol, não uses a demagogia.
    O psd não usa claques, quem usa claques é o PS em que o presidente da js fica constantemente ao telemovel a chamar pessoal (veridico) e na assembleia municipal a familia da "Excelentissima senhora doutora Joana lima" (como disse o Daniel Lourenço) foi para lá em peso fazer barulho e bater palmas, (sim, a familia da Presidente de câmara), sabes que o que digo é verdade.
    O Psd por sua vez, posso garatir-te que nunca tentou mobilizar gente para qualquer assembleia, seja ela qual for, é uma questão de principios...
    Perguntas o motivo da assembleia? Agora partiste a loiça toda, então foste a uma assembleia que nem o assunto a ser dicutido sabias? Deixa-me adivinhar, foste a REBOQUE de quem? Quem te disse para lá ires? Se tivesses o minimo de interesse saberias com certeza o assunto a ser discutido ali, tentou-se fazer democracia ali, mas o partido socialista insistia na sua ditadura que nem esclarecimento ao povo se esforça minimamente para dar.

    ResponderEliminar
  9. Jovem, eu nao estava lá? Mas aqui é impossivel ter uma discussão? Sabe que eu sou por acaso?
    E pode garantir em nome do PSD? Pensei que estava a falar com um trofense afiliado, ou pelo menos, que estivesse aqui a defender a Trofa e não um partido.
    Perdi o meu tempo...

    ResponderEliminar
  10. Manuel Machado20 maio, 2010

    Deixa-te de coisas Torres, eu conheço os sujeitos que estavam nos possiveis locais que pela tua descrição, poderias estar, e pelo teu discurso, não és nenhum deles, disso tenho eu a certeza. Agora quem és ao certo, isso não sei, mas se eu deveria saber, identifica-te convenientemente então.
    Tentas-te utilizar um meio de atingir os teus fins que bateu numa parede sem saida, se descrevesses um outro local eu era capaz de acreditar... Acredito que tenhas lá estado, mas no sitio que dizes estar, não estavas de certeza.
    Deixa-me rir, como não consegues levar avante o teu objectivo, ficas-te mal na fotografia, começas a lançar pressupostos, devias de ter vergonha!
    Não conheces nenhum comportamento minimamente mais digno que esse que estás a tomar?
    Deixa-te de bricadeiras, fala com seriedade, luta pelo povo em vez de lutares pela Joana Lima, porque se não são estes os teus objectivos, realmente estás a perder o teu tempo...

    ResponderEliminar
  11. Meu caro, sinto-me enxuvalhado. Eu digo o meu apelido, onde eu estava, e você diz isso? É assim que o psd trata quem tem uma opinião contrária? Continua a politica do boato, da superioridade moral e da falsidade? continua? Se lhe digo que tava lá, é porque, de facto estava. Como tem tanta certeza? É você o da camisa branca? Então estava na fila à sua frente.

    ResponderEliminar
  12. Manuel Machado20 maio, 2010

    Lol, e insiste no que está a dizer.
    Meu caro, conheço melhor os sujeitos em causa, do que aquilo que você julga.
    Certamente seria uma honra para si poder encarnar os sujeitos em causa nem que por uns instantes, mas tais situações não são possiveis.
    Já lhe disse que você não é nenhum dos sujeitos possiveis, e digo-lhe com total certeza pois sei perfeitamente de quem fala, portanto peço-lhe que termine imediatamente com essa brincadeira! Não é assim que um dia conseguirá obter o respeito que as pessoas que você coloca em causa neste momento têm!
    Classifico a sua actitude como uma infantilidade! E vamos ficar por aqui neste assunto!
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  13. Ernesto S.20 maio, 2010

    Muito boa tarde,
    de facto nem vou perder tempo com uma assembleia, que embora fosse de muita importância para todo o povo da Trofa e não só para os fregueses de S. Martinho, que embora o tem fosse muito pertinente, sinto que fui lá perder o meu tempo e explico porque.
    pensava que ia ver um debate construtivo, com ideias, esclarecimentos por parte de quem tem o poder, mas não ao invés assiti a algo que julgava já ter acabado num país dito democrático.
    a todas as questões o sr. presidente de junta, de tudo o que percebi e digo isto porque fiquei abismado com o discurso,o sr só dizia vão à camara e dizia que a escolha foi pela urgência, ora se foi pela urgência não sei porque é que os passos do concelho não são em covelas, no muro, guidões ou alvarelhos.
    depois ouvi um sr- a dizer que estavam ali a fazer campanha politica antecipada e em 9 minutos, sim contei, naõ fez nada que não fosse campanha politica.
    depois a 1ª sra do público em boa verdade tb não esclareceu mt, demasiadas perguntas num curto espaço de tempo.
    para terminar assisti a uma coisa que em meu entender só pode ser uma brincadeira de mt mau gosto, o sr. daniel lourenço de certeza que não pensou naquilo que disse porque senão chegava à conclusão q perdeu uma oportunidade de estar calado, 1º demagogia da mais barata quanto ao valor da assembleia e depois a cereija no topo do bolo dizer que um partido leva claques e de faltar ao respeito seja a quem for, dava-me vontade de rir,mas não deu porque 1º que autoridade moral e intlectual tem a js e os seus membros de dizer o que quer que seja depois da vergonha que foram as suas acções e por fim o sr. acabava de falar e a "claque" manifestou-se, com salvas de palmas e risadas.
    e assim vai a democracia intlectual na trofa.

    ResponderEliminar
  14. António Brás20 maio, 2010

    Boa tarde a todos:

    Sendo a Assembeleia de Freguesia o orgão Autárquico POLÍTICO onde todos os fregueses têm espaço de debate, de esclarecimento acerca dos desígnios da sua freguesia, devo informar que de facto é triste que em S. Matinho de Bougado tal direito não seja conferido aos seus fregueses.

    Sei que à 1ª vista é estranha esta minha afirmação, mas passo a explicar:

    Segundo um membro da bancada do PS, a política não é chamada para as assembleias de Freguesia, e passo a citar " isso é nas eleições".
    Pois bem, para os mais distraídos, passo a citar um dicionário, quando procuramos pela palavra política:

    "1.ciência ou arte de governar
    2. orientação administrativa de um governo
    3. princípios directores da acção de um governo
    4. arte de dirigir as relações de um Estado com outro
    5. conjunto dos princípios e dos objectivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de actividades em determinado domínio"

    Pois é meus caros socialistas, se estas decisões não passam pelas assembleias de freguesia, então tenho de concluir que não acreditam na democracia nem num estado de direito, onde o povo tem de ser ouvido e chamado a intervir nas decisões a tomar que digam respeito à sua terra.

    Mas se calhar a definição de política do Sr. Botelho é a que vem logo a seguir às que já mencionei e que também vem no dicionário:

    "6. figurado habilidade para lidar com qualquer assunto de forma a se obter o que se deseja;
    7. figurado maquiavelismo"

    Se me permitem, de facto foi isto que vi no PS nos últimos tempos, "Habilidades, maquiavelismo", logo terei de concordar que na perspectiva do PS, o sr. Botelho acaba por ter razão quando diz que a política do PS é só nas eleições!

    É triste que o actual executivo da Junta de Freguesia não dê voz ao seu POVO, e muito menos o esclareça, pois qualquer questão que lhe seja colocada é da responsabilidade da Câmara!

    Assim sendo, ouso perguntar: Para que precisa S. M. de Bougado de um presidente de Junta, se este nada sabe e nada é da sua competência?

    A tomada de posição pessoal da Pres. de Câmara relativamente à localização dos passos do concelho interfere em larga escala com os desígnios da freguesia de S. M. de Bougado!

    Não deveria o Presidente da Junta ser capaz de nos esclarecer sobre o que está em jogo, quais as contrapartidas, os benefícios e os inconvenientes de tal decisão?

    Não estará a Freguesia a perder dinheiro pagando um salário a quem não tem qualquer responsabilidade?

    Não posso terminar este meu comentário, sem congratular os membros da bancada do PSD da assembleia de freguesia de S. Martinho de Bougado por terem convocado esta assembleia de freguesia extraordinária.

    Sei que o objectivo era maior, mas devido à pequenez de outros, não foi possível atingí-los. De qualquer das formas, os meus PARABÉNS, e continuação de bom trabalho, pois os fregueses de S. Martinho contam com o vosso bom trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Parabens aos membros do PSD. Deram a oportunidade de mostrar que o povo está ao lado da decisão da câmara.
    O PSD está numa situação dificil, mostrou-se contra a instalação da câmara em S. Martinho, claro que o povo de S.Martinho nao gostou.
    A raiva está a subir à cabeça dos elementos do PSD.
    Mas estão de parabens. Segundo sei foi um serão bem passado

    ResponderEliminar
  16. Manuel Machado20 maio, 2010

    Oh Avelino, o que está o senhor para aí a dizer?
    Mostrou-se contra o quê? Raiva na cabeça de quem?
    Não lance boatos senhor. Simplesmente a Joana Lima do café, agora presidente de câmara, decidiu o local para os paços de concelho sem consultar nada nem ninguem! Nem o resultado dos estudos efectuados por gente competente de vários partidos ela seguiu, onde a localização escolhida figura em terceiro lugar. Foi uma decisão pessoal!! Nem esse assunto tinha sido discutido em reuniao de câmara antes de ser apresentado, que como sabe, não é um processo legal.
    MAIS, não apresentam um unico argumento sólido que justifique tal decisão!
    Mas quando os terrenos forem comprados, nessa altura deveremos todos entender o porquê...
    Ora o PSD vem desta forma DENUNCIAR o abuso de poder que a sujeita está a exercer!

    ISTE PROCESSO È UMA VERGONHA!!!!

    NINGUEM SABE DE NADA! È ALI PORQUE ALGUM ILUMINADO ACHOU QUE CABIA ALI UNS PAÇOES DE CONCELHO!!!

    ResponderEliminar
  17. Aquilino Teixeira20 maio, 2010

    Hoje falaram-me do vosso blog e das verdades inconvenientes que anunciam e vim ver. Esta foi a primeira assembleia que assisti e pelo que vi nao tenho perdido nada. Aquilo é uma vergonha pegada em que os dois presidentes (mesa e junta) nao sabem o que estão ali a fazer. Valha-nos Deus! Jovens nuncam percam o vosso espirito critico e denunciem esta forma de fazer política. O PSD governou mal a Trofa mas o PS consegue fazer pior!

    ResponderEliminar
  18. Pela última vez, o PSD nunca foi contra a instalação dos Paços do Concelhos em S. Martinho será necessário fazer um desenho para de uma vez se entender isso?

    Critica-se o PSD de abrir a boca e manifestar a sua vontade, vontade de uma Trofa melhor, contribuir para uma melhoria da nossa cidade, enquanto existiam elementos da bancada do PS que nem um ai dizem ao longo destes anos de governação.

    Começa a cansar, estamos fartos de ouvir a mesma música, "eu não sei", "isso não é cmg", "isso é com a câmara", de uma vez por toda assuma as responsabilidades, assuma os compromissos e deixe-se de discursos sem sentido.
    A dizer que o público foi mal tratado ontem, mal tratado foi claro, mas não foi pelo PSD, mas sim pelo executivo que nunca disse que sabia de algo.

    Não quero saber de militancias, de cores, de bandeiras, quero ideias, quero garra, empenho e dedicação.

    S. Martinho precisa de um debate livre e saudável de ideias, sem a pertença de claques nas assembleias, claques essas que existem porque não existe respeito pelos órgãos eleitos pelos trofenses.

    Já li aqui pérolas como é o caso de quero que paguem os 500€ que foram gastos nesta assembleia por causa do meu irs, isto é do mais sem sentido que pode se dizer, senão também quero saber como se pode derrete tanto dinheiro em gestão corrente? Como se passam cheques ao portador e ainda mais, recusam-se a prestar esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  19. Não sou militante do PSD! Votei PS nas últimas eleições.
    Quero agradecer ao PSD por me ter mostrado que de facto errei em votar nesta junta! Que vergonha! A maior freguesia do concelho tem uma junta que envergonha o seu povo! Foi a primeira vez que assisti mas é o suficiente para afirmar: José Sá, esquece! Jamais terás o meu voto! Que vergonha! Que falta de competência! Que má educação!
    Tenho vergonha! Obrigado PSD pela oportunidade!

    ResponderEliminar
  20. Pelos comentários que ouvi no fim da assembleia foi muito mau! O presidente não responde a nada! O que faz com o dinheiro dos meus impostos! Sim eu pago-lhe o ordenado e ele não faz nada? Não procura as respostas que deve aos seus fregueses? Para que queremos um presidente e uma junta! Parasitas? E têm a coragem de dizer que o PSD que convocou e bem esta assembleia que os 15 euros que recebem de senha são um desperdício? Tenham juízo! Roubalheira foi o que eu li no jornal que se passa com as contas da junta! Além de não fazer nada ainda governam a junta como uma tasca

    ResponderEliminar
  21. Em S.Martinho manda o povo! sim, o povo! Por isso escolhemos o amigo, o homem do povo José Sá, que dá tudo por S.Martinho. Eu confio nele mesmo nao sendo socialista. E para nós é um tremendo erro enfrentar assim uma pessoa tão querida pelo povo!

    ResponderEliminar
  22. O povo que assista assembleias de freguesia e verá o carinho a diminuir.

    Um erro seria ver uma gestão como a que se tem visto e não abrir a boca.

    ResponderEliminar
  23. Qual carinho! Separe-se o home do presidente! Terá o carinho qe qualquer idoso tem! Terá o respeito que qualquer idoso tem! Mas separems as coisas! Com presidente de junta é um aborto! O povo de S. Martinho tem especial carinho pelos idosos o que não significa que vá ao lar buscar presidentes de junta! Jose Sá é boa pessoa mas péssimo presidente! Pena é que os amigos não o alertem para as tristes figuras que faz! Isso sim era uma demonstração de carinho!

    ResponderEliminar
  24. Figuras tristes? O Homem é incrivel, dá espetaculo nas assembleias e coloca a oposição num bolso.
    Lancem o repto! Vão ver as assembleias e o Sá Show!

    ResponderEliminar
  25. Para mim, não responder a uma unica questão é significado de INUTILIDADE e INCOMPETÊNCIA!!!
    O Homem é um INUTIL porque não sabe nem consegue defender os interesses do povo!

    Uma grande mostra de INCOMPETÊNCIA por parte do partido socialista!

    ResponderEliminar
  26. Está tudo explicado! O SHOW da Joana, o SHOW do José Sá! Nivelam por baixo! O conceito de política e gestão autárquica de uma parte dos socialistas de Trofa, não de toda felizmente, é o SHOW! A palhaçada! O pimba na política! Devem ser todos também fãs do Zé Cabra! O nível intelectual assim o dita! Estamos entregues à bicharada! Mas o povo não é burro! Razão tinha o J. Serra quando dizia que socialistas eram gente que teve meningite em criança! Ele certamente já se estaria a referir a este núcleo de políticos! Mas tal como na vida o pano irá correr e o palco ficará às escuras!

    ResponderEliminar
  27. Show? Manda umas piadas só se for isso, mas é um show muito fraquinho....

    ResponderEliminar
  28. Ó anónimo que pede para irem ver o Sá Show, Deus queira que as pessoas de s. martinho te ouçam e comecem a assistir em grande número às assembleias de freguesia. Maravilha! Assim podiam ver quem era na realidade o bonzinho do Zé Sá que é um prepotente que não respeita a oposição. Fui à assembleia extraordinária e vim de lá parvo da vida. Como é possível termos um presidente destes? Só sabe fazer-se de coitadinho, dizer que é do povo e que continua a ser do povo, mas é claro que vive em mansões e anda em carrões e está no poder com o dinheiro de grandes capitalistas da trofa que lhe pagam campanhas a ele e à amiguinha da presidente. Grande povo este!!! Pensam que somos burros? Às vezes fazemo-nos, mas não somos!

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.