16 de junho de 2009

Apresentação de candidatura de Fernando Moreira à J. F. Covelas

A JSD Trofa esteve hoje presente naquela que foi a primeira apresentação de candidatura do PSD Trofa às eleições autárquicas que se avizinham: a apresentação da candidatura de Fernando Moreira à Junta de Freguesia de Covelas. Foi numa sala repleta de gente que Fernando Moreira explicou aos covelenses os motivos que o levam a recandidatar-se a mais um mandato a liderar a J. F. Covelas. Prometendo não fazer campanha, o candidato conta com a sua experiência e conhecimento da freguesia para conseguir mais uma vitória esmagadora sobre os seus adversários. A JSD Trofa felicita Fernando Moreira pela obra efectuada e pela sua recandidatura.

21 comentários:

  1. Daniel Costa17 junho, 2009

    Esperemos que alguém salve Covelas.
    Será que os habitantes desta freguesia não sentem que Covelas é uma freguesia subdesenvolvida, com carências graves e sem projectos?

    ResponderEliminar
  2. Isabel Silva17 junho, 2009

    Nunca devemos falar do que não conhecemos! Tenho pena dos ignorantes e dos que se julgam superiores tornando-se nos mais ridiculos. Covelas pode não ter muita coisa, é verdade, mas tem sobretudo pessoas HUMILDES e TRABALHADORAS. Sim é verdade, temos carências em PESSOAS HIPÓCRITAS e queremos continuar a ter. PROJECTOS?!Nunca se deve falar daquilo que se desconhece... com a certeza que somos a freguesia do concelho da Trofa com mais projectos em cima da mesa e a se concretizarem...

    ResponderEliminar
  3. Filipe Martins24 junho, 2009

    Cara isabel,
    Vão ser essas pessoas humildes e trabalhadoras que lhe vão dar dinheiro se precisar, pois multibanco em covelas é uma miragem
    Vão ser essas pessoas humildes e trabalhadoras que a vão levar a s. romão ou á trofa caso precise de pagar a luz, o telefone ou simplesmente carregar o telemovel pois em covelas não é possivel faze-lo...
    Covelas tem carencias em pessoas hipocritas? Você vive mesmo em covelas? não me parece..
    Mas se vive, diga-me então porque é que algures na gabriela a estrada devidamente paviementada acaba no fim de uma casa... e a casa mais acima? não pertece a covelas?
    Cara amiga, em covelas vive-se ditadura pura... e o senhor fernando moreira está no poder ainda, pois a população de covelas está envelhecida e simplesmente acomodada ao que há... nada mais...

    ResponderEliminar
  4. Caro Colega,
    Tem toda a razão, não serão as pessoas humildes e trabalhadoras que me vão dar dinheiro, ou que me vão levar à Trofa... tudo isso consigo fruto do meu trabalho.
    Quem trabalha não precisa de viver das esmolas dos outros. Se trabalhamos conseguimos chegar a um multibanco na freguesia vizinha e conseguimos pagar as contas...
    Mas diga-me onde vive você? Que me fala da qualidade de vida que tem? Imagino que deve viver rodeado de tecnologia de ponta, onde o urbanismo contagia as pessoas e as torna demasiado mecanizadas...
    Sim vivo mesmo em Covelas... pessoas hipócritas?! Sinceramente não as conheço, sabe porquê? Porque sempre tivemos pessoas a fazer frente, a não se acomodarem com o que é dito e feito e a contribuírem para a progressão. Por vezes essas pessoas e, ao contrário do que diz, não são hipócritas mas frontais, também as temos que fazer parar, quando tentam ultrapassar os caminhos da legalidade...sabe do que falo, tem algum conhecimento de causa?! Já se dignou a saber porque é que a rua da Gabriela não foi terminada, conhece a situação? Pois... Acredite que se Covelas vivesse numa ditadura tudo seria mais fácil, mas isso não acontece.... e se mais depressa não progredimos é porque estamos condicionados por estatutos colocadas ainda antes de pertencermos ao concelho da Trofa.
    População envelhecida?! Acomodada?! Se eu fosse envelhecida e acomodada não me dava ao trabalho de lhe responder...

    ResponderEliminar
  5. cara Isabel

    Pelas tuas palavras se lê "acredite que se Covelas vivesse numa ditadura tudo seria mais facil" palavras tuas!!!!! sinceramente gostava que me explicasses o significado desta frase....
    Quanto a verdade de se viver uma ditadura na nossa terra e sem sombra de duvida verdade terra onde á perseguição politica abuso de poder é na verdade uma terra onde vive a ditadura...

    ResponderEliminar
  6. Filipe Martins28 junho, 2009

    Cara isabel,
    Se eu já me dei ao trabalho de saber porque é que a rua da gabriela não está concluida? então não ja! ora leia o meu ultimo comentário... a minha cara é que não me respondeu. e acredite que não me vou dar ao trabalho de perguntar a mais ninguem porque ninguem me vai responder que (na verdade) a rua da gabriela só ficou pavimentada até ao final da tal casa, porque não só essa casa pertence a um amigo de longa data do senhor Fernando Moreira, mas também a seguinta e unica casa pertence ao nº2 do PS covelas (Acho que se fosse alguem do PSD até uma rotunda havia no largo.... Ok que frontalidade na politica é bom, mas assim tanta deixava um pouco embaraçado o nosso autarca.

    Agora vamos á segunda Parte: Perguntou-me "Que falta de comodidade de vida tenho". Eu vou responder-lhe com outra questão. Para além de uma escola e de uma capela mortuária, que mais tem covelas?
    Eu respondo-lhe, tem campos e campos, e mais campos.. que graças ao fraco poder negocial que temos e ás dividas de favores que existem, ainda há mais campos... Não há uma padaria, só há um marco dos correios numa ponta da freguesia (para não voltar a falar nos multibancos e agentes payshop), não há um espaço de lazer para a juventude, que cada vez há menos em covelas (lembro-me de ver jovens a jogar futebol na escola e o Sr. Fernando Moreira chamar a GNR que os coitados não tiveram hipotese se não de fugir... queria que eles estivessem na ruas a passar o tempo?, não há um espaço pros idosos (a faixa etária predominante em covelas)conviverem, não há comodidade a nível de horarios de transportes publicos... Chega?
    Covelas está a caminhar para a desertificação, pois pode ser um optimo sitio para se viver dada o seu sossego, mas não há comodidade....
    Agora pra terminar, deixo aqui uma questão pra si cara isabel, Não tenho 100% de certeza do que lhe vou dizer, mas se souber explique-me porque é que o rio de covelas deixou de se chamar Rio Covelas e passou a ser chamado de Rio Trofa? Porque é que ao definirem os limites geograficos, foram retirados cerca de 3000m2 a Covelas??

    Há muita coisa por explicar em Covelas, só que infelizmente aqui, quem leva a passear é que é o maior... o resto.. é apenas o resto...

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  7. Caro colega Miguel,

    Vamos lá falar um pouco de politica e do que fomos e somos... ditadura, o que é para si? Para mim é falta de liberdade de expressão, é impor as nossas ordens sem dar ouvidos e sem dar oportunidades a outros...para mim é ter o poder absoluto... onde vê o poder absoluto em Covelas?! Pelo Senhor Presidente de Junta estar à mais de 25 anos a zelar por uma freguesia?! Por alguém se preocupar com as pessoas mais carenciadas da freguesia? Alguém que passa horas a fio nas ruas, junto das pessoas a ouvir as suas queixas?! Então vai dizer-me de que freguesia é, e o que faz o seu Presidente de Junta.
    Óbvio que o Senhor Fernando não é perfeito e nunca vai agradar gregos e troianos...mas também é mais do que evidente que se nada tivesse feito pela população de Covelas e nada tivesse mudado em Covelas não permanecia durante tantos anos....e podemos ver em todo o Concelho quantos já comemoraram mais de 25 anos à frente de uma freguesia... Diga-me ao que se refere quando fala de perseguição politica? Abuso de Poder? Se calhar se o Senhor Presidente de Junta fosse mais durão e abusasse do poder conseguisse pôr algumas pessoas na ordem... que gostam de falar com desconhecimento de causa!

    Comprimentos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,

    Colega Filipe Martins,

    Relativamente ao assunto da rua da Gabriela eu desafiava-o a um dia vir ter comigo e com o Senhor Presidente de Junta para discutimos o assunto pessoalmente, que lhe parece?!

    Covelas tem : uma escola, uma capela mortuária, uma igreja, um cemitério, uma capela, alguns cafés, restaurantes e mercearias. Ainda tem, agricultores que provavelmente produzem leite do que bebe, animais domésticos e caseiros que nos possibilitam de ter uma alimentação com qualidade, campos que nos dão as saladas, vegetais ,fruta, legumes....que precisamos de mais para sobreviver?!
    Melhor, estamos a 10 minutos da Trofa, de Santo Tirso, da Maia...e a 20 minutos do Porto! Temos (verdade que não muitos, porque as necessidades não obrigam) transportes para a Trofa, para Santo Tirso...comboio tanto para o Porto como para Braga ou Guimarães... Ninguém é rico, mas também não temos miseráveis a viver na rua... que quer mais?! Diga-me o que precisa de mais para viver? Já pensou que se calhar muitos dos bens essenciais que precisa para sobreviver saem de Covelas e são fruto do trabalho dos Covelenses?! Se calhar deveria ter mais algum respeito...E ainda assim diz não haver comodidade?! O que tem a mais a sua terra para pensar que é melhor que a nossa?!

    O Rio de Covelas nunca deixou de se chamar rio de Covelas, apenas e por motivos que nos são alheios a todos, alguém por lapso colocou num projecto (ou algo do género) o nome de rio de Trofa, mas já está a ser feita a rectificação para o nome correcto...a ignorância cria lapsos destes!

    Já se certificou dos limites geográficos de Covelas, onde foram roubados os 3000m2? Não sei se sabe, mas neste momento e na delimitação actual de Covelas estamos a ser favorecidos...

    Caro Colega, teve piada com essa de passear! Sabe a que propósito eu participei num passeio da terceira idade, sabe qual era o meu papel?! Acha que me deixou satisfeita acordar ás cinco da manhã para ser responsável por uma camioneta de pessoas idosas?! Não! Apenas acho que nada custa quando todos colaboramos e ajudamos... fui (tal como mais duas pessoas) convidada a colaborar no passeio dos idosos para o acompanhar e aliviar o executivo de forma a poder também usufruir do passeio sem preocupação. Acredite que é mais bonito falar do que viver e acompanhar...mas se é esse o problema terei todo o gosto (caso haja uma nova oportunidade) em dar-lhe o meu lugar. Depois da experiência venha conversar comigo... se calhar nunca fez nada pelas pessoas da sua terra...eu tento ajudar o próximo como um dia quero ser ajudada...

    Respeitosamente

    P.S.: Tenho curiosidade em enfrenta-lo cara a cara, gostaria de conhecer o HOMEM que estará por detrás de um teclado...

    ResponderEliminar
  9. Olá cara colega
    Então o que é abuso de poder?!! A Menina não sabe o que isso é, mas que inocência então, certamente está muito fácil de ver é que a menina ainda não respondeu á questão que o colega Filipe Martins fez porque razão é que ouve descriminação na pavimentação da rua da Gabriela pergunta essa que continua a fugir de a responder e a remete ao Sr Presidente muitas mais coisas há mas pelos vistos nem a esta que é tão obvia sabes explicar aqui.
    Realmente!!!

    ResponderEliminar
  10. Caros Colegas!
    Depois de ler tanto comentário acerca de Covelas não poderia deixar de vos lembrar uma coisa, no próximo dia 11 de Outubro á eleições autarquicas e nada melhor do que este dia para verificarmos se os Covelenses estão mesmo descontentes com a sua terra e com quem está no "poder".

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Existem sítios certos e não através de um simples blog para se discurtir certos problemas.
    Cresçam e depois apareçam

    ResponderEliminar
  12. Bernardino Pontes30 junho, 2009

    Este é um bom sitio para discutir ideias. Estão de parabens pelo debate.

    No entanto, a cara colega ISabel tem um franco desconhecimento da realidade de Covelas.

    Esperemos que dia 11 de Outubro, os Covelenses estejam atentos e promovam a mudança

    ResponderEliminar
  13. caros colegas
    Aqui se vê a forma como este tipo de gente que está no poder cuida da nossa terra nao sabendo a que destino a levar uma ves que responde de forma arrogante e com pouco educação
    É esta gente que temos a frente de uma terra que tenta crescer a todo o custo mas com estas atitudes nao vai longe uma ves que tudo anda ao sabor do vento.........

    ResponderEliminar
  14. Daniel Bambino01 julho, 2009

    Meus senhores eu quero deixar aqui bem claro que nao sou de covelas, mas isso nao me retira o direito de apontar o que ta mal...e um direito de qualquer ser humano.
    meu deus tanta parvoice que ja ouvi aqui por parte da isabel..o filipe tambem nao ta 100% correcto mas a isabel exagera..que falta de coerencia que tem..como e possivel 1º achar que se fosse uma ditadura tudo estava melhor para logo depois criticar uma ditadura...e para cumulo a seguir vem outra vez defender a ditadura.como?!?!diga la outra vez?!minha menina se tivesse numa ditadura nao podia andar aqui a debater as suas ideias como ta a fazer porque provavelmente ia presa.
    covelas ta parada isso e uma certeza. e e pena que ainda hajam pessoas que se conformem com tao pouco..ambiçao nao fica mal a ninguem..eu gostaria ate de debater cara a cara consigo ja que o tal filipe nao quer porque voce parece tar a precisar de quem lhe explique como sao as coisas..eu vou deixar aqui um mail e se quiser marcamos um dia para esse tal debate...eu nao temo confrontos cara a cara quando se trata de defender as minhas ideias.vamos conversar entao

    Saudaçoes,
    dbgalera@hotmail.com

    ResponderEliminar
  15. EMCC (S.Romão Coronado)01 julho, 2009

    Menina Isabel!
    Não posso deixar de dar o meu contributo a este debate sem nexo, por sua parte.
    Sou de S.Mamede do Coronado, vivo actualmente em S.Romão, tenho bastante família em Covelas, casei-me em Covelas, baptizei o meu filho lá e já tive oportunidades de ir para lá viver várias vezes.
    Não vejo Covelas com futuro nenhum paras as nossas crianças, temos que pensar que são elas, que a partir de hoje, irão votar, trabalhar, decidir no desenvolvimento do que quer que seja. É óbvio que as pessoas que lá vivem estão acomodadas e por ixo, veem os filhos e netos, a irem para outras freguesias.
    Não é por ter 1 multibanco, comércio variado e tudo o resto, que a sua freguesia vai deixar de ser a que é.
    Quanto ao que dixe anteriormente, discordo totalmente, Covelas não tem nada!!! Tudo o que qizer, tem que se deslocar para outra freguesia ou até mesmo ao concelho, certo? Pronto, tem cafés (quase sem clientes), terá 2 mercearias(preços exurbitantes, pois não existem outras para termo de comparação), tem 1 capela e 1 igreja(que todas tem).....vai-me desculpar, mas não estou a ver mais nada, a sério.
    Agricultura? Muito bem, tem como todas tem....
    Cada dia que passa vejo a sua freguesia a caminhar para a desertificação, só isso.
    No meu entender, a menina deveria começar a ver novos horizontes e a dar uns passeios por outros lados, pois acho, que para os tempos em que estamos e pelos quais nos temos que actualizar, a menina tem uma capacidade de pensar muito retrógada e trata-se de uma pessoa muito sedentária.
    A freguesia está a precisar de uma grande mudança, de caminho parece aquelas regiões, que vemos na televisão, com meia dúzia de habitantes, vai querer isso para os seus filhos? Acho bem que não.
    Siga o meu conselho, actualize-se!!!!
    Deixe que outros com as mentes mais actuais e frescas dêem força e motivação á freguesia.
    Deixe fazer quem sabe fazer bem!

    Sem mais.....

    ResponderEliminar
  16. Caros Colegas,

    Inicialmente estive para não responder a mais provocações, mas acho que o assunto deve ser encerrado, ou pelo menos eu tenciono terminar a minha intervenção de cabeça erguida.

    Acho triste sermos todos do mesmo concelho e estarem a denegrir o nome de freguesia. Pelo contrário, deveria-mos estar todos unidos para fazer com que o concelho progredisse. E estar unidos é dar ideias, ajudar e contribuir para que também os outros possam seguir em frente, não os derrubando cada vez mais.

    Cada um tem a sua opinião sobre Covelas, mas acho que nenhuma justifica a forma como tornaram esta discussão, fazendo de Covelas o "lixo", e que conscientemente todos sabemos que não é. Covelas pode não ser a freguesia de ponta mas, longe de ser desertificada.

    Existem algumas freguesias do Concelho que não simpatizo e não ando por aí a dizer mal, todos merecemos RESPEITO! E que eu saiba não faltei ao respeito nem insultei ninguém como estão a tentar fazer comigo, mas SOU SUPERIOR A ISSO TUDO!

    Covelas é a minha terra e embora também não tenha tudo o que eu e muitos Covelenses gostasse-mos, embora ainda não esteja tão "evoluída" quanto as outras, nem siga ao ritmo que desejava-mos, merece que a defendam e que lutam por ela. E é o que eu faço, defendo a minha terra, contrariamente a muita gente que nem isso é capaz de fazer.

    Não estou a favor do Senhor Presidente de Junta, nem gosto de meter politica nisto...apenas estou do lado de quem fez e faz algo por Covelas, e mesmo que ainda não se tenha feito muito, já muito se fez e muitos projectos estão em cima da mesa a seguir para a frente. Mas, caso não seja o actual executivo a seguir com eles, seja quem for, estarei sempre do lado de quem puxe por Covelas...mas não vejo mais ninguém a fazer nada. Darei sempre apoio e colaborarei com todos os que pedem a minha participação para o desenvolvimento e progressão da freguesia e do povo.

    Quando me falam de actualização, de cultura, retrógada e de sedentarismo eu gostava que me justificassem tudo o que dizem. Em vez de atirarem para o ar...informem-se sobre quem estão a falar... talvez estejam a falar com alguém de calibre diferente ao seu, caso contrário tinham um pouco mais de termo e medida no que dizem... mas cada um apenas mostra o que é.

    A quem não gostar de Covelas e não gostar de viver em Covelas, força para sair, essas pessoas também não precisamos!
    Que venham mentes frescas e actuais para motivar a freguesia, o que nós queremos é isso, ainda ninguém compreendeu?! Será que não perceberam que este debate deveria ser para isso mesmo...e tornou-se o contrário devido à limitação de determinadas pessoas?!

    Tenho pena...por ter seguido este rumo... mas não se preocupem, existe muita coisa que não gosto no concelho, freguesias que não simpatizo...mas não vou desrespeitar as pessoas dessas terras, nem tentar denegrir nenhuma terra nem nenhuma população...não vou descer tão baixo!

    Pena que o Português é todo igual, não fazem nada, mas são sempre os primeiros a criticar!
    Vá lá...está na hora de mudar...Sejam diferentes, mudem de atitude!

    Até uma nova oportunidade,

    Comprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Armando Seixas02 julho, 2009

    Cara Isabel tenho pena que tenham terminado as suas intervenções.
    Eram sempre momentos bem humorados os que nos oferecia.

    EU tabmém sou de Covelas! E adoro viver aqui!
    Mas nao acho que ninguém tenha ofendido a nossa terra. Pelo contrário, constataram factos. Covelas precisa de um novo rumo.

    E quem nos desrespeita nao são estes comentadores, é a actual câmara municipal que ja conseguiu, entre outras coisas, reduzir a nossa área. Sabia?

    Forte abraço covelense

    ResponderEliminar
  18. Caro Armando!
    Felicito-o pelo seu comentário e dou-lhe toda a razão possivel e imaginária. De tudo o que li, anteriormente, nada me levou a pensar, que alguem estaria a ser insultado, como refere a srª Isabel, mas sim pelo contrário. Simplesmente, estes comentários, têm dado imenso valor á freguesia, e querer que esta se desenvolva mais um pouco, não tem mal nenhum. Trata-se de uma freguesia muito bonita que neste momento está a precisar de um empurrãozinho para melhorar o que já tem de bom.
    Com este género de blog, quem sabe, se aqui, ainda irão ser discutidos assuntos, que levarão a novos projectos.

    Força Covelenses...avante o desenvolvimento!!!

    ResponderEliminar
  19. Mário Martins03 julho, 2009

    Cara colega
    Olá Isabel é com ar de muita admiração que acabo de ler o texto que envias te á redacção do jornal onde falar que os membros do partido socialistas não sabiam que nome dar ao rio, se rio Covelas ou riacho de Covelas ou rio Trofa!!!!!!!! Sinceramente que ignorância a tua, tu és mesmo de Covelas??? Eles por que sei e pelo que leio sempre souberam o nome do rio ao contrário de vós que nem a vossa terra parecem conhecer e a sabem defender. Sempre falaram em Rio Covelas ou Ribeira Covelas a única diferença que eles têm é na classificação de rio ou ribeira mas nunca estando em causa o seu nome. Sao estas pessoas que defendem e lutam pela nossa terra e que querem ver progredir. Queria que explicasses porque pretendes baralhar os leitores ou então porque tanta ignorância a volta de um assunto que o que mais tem é de ser rectificado e reposta toda a verdade. envio te link para que possas tirar as tuas duvidas e elações
    http://www.mun-trofa.pt/Site/Frontoffice/default.aspx?module=Article/Article&ID=56
    o proprio brasao da camara municipal
    http://www.jornaldatrofa.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1848
    manuscritos tirados de documentos do ano 1758 (documentes estes guardados na nossa Freguesia so tens de os ir ler)
    muito mais coisas á para explorar a historia é longa so pessoas com más entenções podem querer ignorar a historia
    força para pessoas que querem fazer crescer uma terra e repor a verdade na historia.

    ResponderEliminar
  20. Zé Carlos do Muro03 julho, 2009

    Olá Isabel,
    Depois de ler tudo que já escreveste, considero-te uma pessoa um pouco céptica ou mesmo radical na forma como analisas o comportamento de quem tem uma forma diferente de encarar a realidade, e não aceitas a critica, mesmo sendo construtiva.
    Eu não sou de Covelas, conheço Covelas e conheço o Sr. Fernando Moreira, sou simpatizante do partido dele, mas não estou de acordo com o Sr. Bernardino Vasconcelos, quando resolve recandidata-lo para o cargo. Considero que o Sr. Fernando é um bom Homem, já foi um bom Presidente de Junta, mas a criatividade e dinamismo de que Covelas precisa, já não fazem parte dele a muito.
    Por estas razões considero sensato afirmar que na ausência de um candidato melhor por parte do PSD em Covelas, o candidato do PS seria o melhor para tirar Covelas debaixo, pois através das ideias que tem exposto na comunicação social já deu provas de ter capacidade para isso.
    Isabel espero que não penses que te estou a atacar ou atacar os teus ideais com o que vou escrever de seguida, e só expressão de uma opinião, diferente da tua possivelmente, mas uma opinião que tem o direito de existir porque vivemos em liberdade.
    Eu tive a possibilidade de estar presente na última assembleia da câmara municipal, é certo que por uma vez não posso generalizar, mas a verdade é que pela atitude de toda assembleia as imagens a que assisti não são assim tão esporádicas. Assisti a intervenções desnecessárias por parte do Sr. Fernando que só serviram para confundir ainda mais os temas apresentados previamente e que fizeram com que toda a Assembleia se ri-se dele, como se ele fosse " o palhacinho da festa".Considero isso extremamente desagradável e na minha opinião uma pessoa com o cargo do Sr. Fernando é a imagem da freguesia, e com atitudes destas, é obvio que a freguesia é muito mal representada. Eu muito sinceramente não gostaria de ser representada por uma pessoa assim.
    Está mais do que na hora de Covelas dar a oportunidade a uma nova geração que pode fazer mais e melhor pela freguesia.
    Se disse tudo o que disse e me dei ao trabalho de escrever este texto é porque gosto de Covelas e espero com as minhas criticas ajudar Covelas a seguir um rumo melhor.

    Gostava que comentasses o texto.

    ResponderEliminar
  21. ola caros colegas

    Quanto falta de coragem a esta gente, para de forma intelizente aqui trocar ideias e ideais mas parecem nao saber lidar com ideias novas e outras formas de pensar. Porque julgam eles donos da verdade e da inteligência pessoas sem cultura e sem respeito ao proximo sao as pessoas temos a orientar uma terra. Onde ainda á bem pouco tempo o sr. Presidente fala das gentes desta terra e dizendo que as considera gente incultas... depois disto tenho dito tudo tirem as vossas conclusões...

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.