24 de fevereiro de 2012

Esclarecimento sobre o fim das tarifas reguladas de electricidade


Tarifa regulada? O que é isso?
Tarifa regulada de venda a clientes finais, é o preço da energia, definida pela ERSE epraticada pela “EDP Serviço Universal” que é ainda quem fornece a maior parte das casas.

ERSE? Mas não é a EDP que define o preço da electricidade?
Dantes, a EDP era a única empresa eléctrica em Portugal, era do estado, e era quem decidia as tarifas. Em 1995, foi criada a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que se tornou responsável por fixar todos os anos as tarifas. Isto permitiu que a EDP fosse privatizada (1997) sem correr o perigo de os preços subirem sem justificação.

Então a regulação vai acabar e eles fazem o preço que lhes apetece?
Não totalmente. A ERSE vai continuar a regular as empresas de transporte (REN) e distribuição (EDP Distribuição): basicamente o estado continua a controlar os lucros de quem trabalha com as partes do sistema eléctrico onde não há concorrência. Na prática, cerca de 60% do que pagamos continua a ser regulado. Esse valor vem indicado na factura, na parte de trás, onde diz “Este valor inclui xx€ referentes à Tarifa de Acesso às Redes”.

Mas então tirando isso, a EDP vai passar a fazer o preço que quer?
Sim. No entanto a “EDP Comercial” vai estar em concorrência com as outras empresas, como a Iberdrola, Endesa, CEVE, EGL, GALP e Fenosa. O que essas empresas fazem é comprar energia, vender aos clientes finais, e pagam à “EDP Distribuição” e à REN o tal valor que é regulado por usarem a rede.

E se eu depois quiser mudar para outra empresa qualquer? Tenho de pagar alguma coisa? Vou ficar sem luz algum tempo? Vêm a minha casa mudar o equipamento?
Não se paga nada, não há interrupção de serviço, nem têm que mudar de equipamento. E pode-se mudar de comercializador quantas vezes se quiser !

Mesmo assim, se eu não quiser mudar? Se continuar como estou o que acontece?
O que está definido é que a partir de 1 de Julho de 2012 para clientes com potência contractada de 10,35kVA ou mais, e a partir de 1 de Janeiro de 2013 para todos os outros, quem continuar com a “EDP Serviço Universal” vai ter um agravamento nas tarifas, ou seja vai começar a pagar mais, de modo a incentivar as pessoas a mudarem para um comercializador livre. A ERSE vai definir essas tarifas agravadas em Junho de 2012.

Então e como faço para mudar de comercializador?
A ERSE disponibiliza uma lista de comercializadores em aqui. Contacte cada um, compare os preços, decida qual prefere, e realize o contracto. O comercializador depois tratará de todos os passos para a mudança.

Nota: O gás canalizado vai sofrer um processo semelhante nas mesmas datas. Se é cliente por favor informe-se junto do seu fornecedor ou da erse

Para esclarecimentos adicionais contacte ruinogueiradacosta@gmail.com

1 comentário:

  1. Boa noite. Venho aqui de forma muito breve mostrar o meu descontentamento pela atitude de alguns elementos do vosso grupo partidário. (JSD-TROFA), na última Assembleia municipal. É de um baixo nível o que vocês fazem e dizem lá dentro. Por isso é que cada vez mais a política tem menos credibilidade... Eu não sou afeto por nenhum partido. Apenas tenho a dizer que para bem da vossa imagem e credibilidade das assembleias, tentem ser o mais formais possíveis que devem ser neste tipo de acontecimentos. Atitudes como a vossa ou de qualquer outra cor partidária assustam que vai pela primeira vez a uma assembleia deste género. Já se questionaram por acaso porque é que aquele salão nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa não está cheio??? E pelo que vejo cada vez tem menos gente? Será que só interessa insultarem-se mutuamente e dizerem que fazem tudo pela Trofa e pelos Trofenses e no final pecam pela atitude de baixo nível. Controlem alguns dos vossos elementos. Lembrem-se que que tem mais juízo mantém-se no seu respetivo lugar.
    Cumprimentos e VIVA à TROFA

    António Rodrigues

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.