2 de fevereiro de 2011

A tentativa de partidarização dos órgãos decisivos da Escola Secundária da Trofa


A CPC da JSD Trofa, fez ontem, em sede de conferência de imprensa para a Comunicação Social Local - O Notícias da Trofa e a Rádio Trofa - uma tentativa de chamada de atenção, alertando a população e quem de direito,  para um problema que poderá ter consequências irreversíveis na educação daqueles que constituem parte mais vulnerável, no seio de toda a agitação instalada na Escola Secundária da Trofa - os alunos.

Num passado recente as escolas do nosso concelho recebiam como parceiros as instituições locais, as forças vivas da comunidade e a autarquia.
No Conselho Geral das Escolas/Agrupamentos, estes parceiros colaboravam com os agentes internos das escolas na procura de respostas para a resolução de problemas, que a escola sozinha, não conseguiria resolver.

Sempre se deu aos especialistas que trabalhavam na escola - professores - a autonomia, face às suas competências pedagógicas para a tomada de decisões pedagógicas.

Num caminho de inter-ajuda, escola e forças da comunidade tinham como única preocupação promover o sucesso dos alunos.
O foco dos objectivos foi sempre os alunos.

Desde a mudança de rumo na câmara da Trofa, ou seja, de há um ano e três meses algo mudou.

Verificou-se uma forte vontade da Autarquia de interferir directamente, quer na gestão, quer nos destinos das escolas, mais concretamente, na escola secundária.

Prova disso, foi que a Presidente da Câmara, após a sua eleição, ter designado como representante da câmara no Conselho Geral da Escola Secundária, o seu marido, Nuno Cruz, decisão que foi rejeitada em Reunião de Câmara.
Também de referir que o Presidente da Juventude Socialista da Trofa, Marco Ferreira, está nomeado, em representação da Câmara Municipal, no Conselho Geral da mesma Escola.

Estranha a decisão da Presidente, quando no ano que antecedeu a esta decisão de designar o seu marido, o mesmo se ter envolvido em conflitos com o Director da Escola, tendo mesmo retirado o seu filho da secundária e colocado no Colégio da Trofa.

E os filhos dos outros?

O marido da Presidente, chamou mesmo a inspecção, fazendo denúncias do Director, criando um ambiente de suspeição e discórdia.
Pois bem, lançou a confusão e fugiu!

Qual a intenção da Presidente nesta designação?

Não era o bem-estar dos alunos.
Certamente não era dar tranquilidade à escola.

Não satisfeita por não ter conseguido impor esta pessoa no Conselho Geral, a Presidente da Câmara, continuou de forma directa ou indirecta, envolvida no processo de exoneração do Director da escola, pessoa que nunca se submeteu ao poder político, e que, como tal passou a ser não grata.

Exonerado o Director, numa estratégia política concertada, iniciou-se então o processo de eleição do mesmo.

Um processo que devia merecer o maior respeito, quer da câmara, quer dos elementos da Associação de Pais, pessoas próximas da Presidente e do seu marido, mas que pelo contrário, foi um processo usado para que a escola tivesse como director, alguém que se submetesse ao poder político.

Como tal não aconteceu, as 4 candidaturas ao lugar de Director foram aceites por cumprirem todos os requisitos legais para serem eleitas.

Iluminados por uma dose de incompetência, os representantes dos pais, em parceria com os representantes da câmara municipal e influência das forças vivas, numa reunião em que se ia dar o último passo para dotar a escola secundária de um director, à revelia da lei, o Sr. Paulo Cruz, em nome pessoal (mas bem politizado), apresenta uma moção vergonhosa que impede a eleição do Director.

Os Professores da Escola Secundaria responderam com indignação a esta forma vergonhosa de tratarem a Escola e iniciam um processo de impugnação desta determinação da Assembleia Geral da Escola.

De notar, que mesmo antes da tal Assembleia decorrer, já se comentava no exterior que ninguém ia ser eleito, demonstrando a cabala e as negociatas feitas para impedir que fosse a Escola a escolher o seu Director.

Certamente, a Presidente da Câmara pretende que seja a actual directora, vinda de fora, que foi colocada pela DREN, a assenhorear-se da escola, pois a mesma directora, integra o aparelho partidário e abre portas a uma efectiva politização da escola.

E os alunos?
E os pais?

Estarão os pais dos alunos ao corrente do que se passa na escola dos filhos?

A escola, no nosso entender, não pode nem deve servir de palco para políticas partidárias.

Os alunos merecem respeito!
Os professores merecem respeito!
E os auxiliares da acção educativa merecem respeito!

Desde que foi eleita esta câmara que a secundário da Trofa perdeu a sua tranquilidade.
Será vingança?

27 comentários:

  1. E nós alunos? Ninguem quer saber do que nós axamos e queremos!
    Quando a presidente foi la a escola eu levantei-me e vim embora.

    ResponderEliminar
  2. É vergonhoso esta atitude!
    O PS quer meter o partido em tudo o que se mexe!
    E ainda há quem acredite neles... :(

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já tinha ouvido algumas coisas por parte de pais que pertencem à associação de pais.

    Parabéns aos alunos que tiveram a coragem de se levantarem contra a Presidente de Câmara, e parabéns à JSD por o terem denunciado, mas efectivamente não é o suficiente, é necessário corrigir esta trapalhada toda!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Amílcar Matos02 fevereiro, 2011

    Uma vez mais, Joana Lima cria entropia onde não deve...

    Começa a ser um (mau) hábito...

    Parabéns à JSD e aos alunos da Escola Secundária da Trofa!!!!

    Não se compreende que não haja direcção da escola (definitiva) há mais de um ano...

    ResponderEliminar
  5. António Freitas02 fevereiro, 2011

    Triste...

    Não tenho outra palavra para classificar esta situação...

    Mas onde é que vai parar a nossa Trofa, com gente como esta a liderar a nossa Câmara

    ResponderEliminar
  6. Não há respeito por nada, tudo serve para ganhar poder.

    Como se não bastasse estar à cara podre a tentar dar um tacho ao marido, causa problemas, causa reboliço, prejudique quem prejudicar.

    Rua com esta gente! Rua!

    ResponderEliminar
  7. A título de curiosidade e porque entendo ter relevância para o assunto que aqui se discute:
    O referido "tacho" que supostamente a Dra. Joana Lima tentou dar ao marido não é remunerado! Não é que vá fazer diferença para a estratégia política que desenvolvem, é apenas um facto curioso...

    ResponderEliminar
  8. Tacho? Quem é que falou em tacho? Penso que o intuito, e pelo que li, era controlar o orgão da escola

    ResponderEliminar
  9. Ao que se chegou nesta terra! Mas a escola agora virou luga político? A que propósito o marido da presidente foi designado para o Conselho geral sem o filho na escola? Rídiculo! Muito ridiculo o Nuno Queirós prestar-se a tal papel! Agora percebo o que tenho ouvido comentar nos cafés! A Joana quer fazer da escola secundária mais um covil de politiquice! O senho que diz representar os pais e entregou a petição é um tal Paulo Ferreira? Já ouvi muitas críticas da sua postura na escola secundária! Ele e um Tony que de repente viraram doutores especialistas em educação! Onde tiraram o curso?

    ResponderEliminar
  10. Isto é mesmo muito grave...
    A escola é uma instituição que tem apenas como objectivo promover a educação dos seus alunos, e deveria estar isenta de qualquer manifestação partidária na sua estrutura!!
    E no final quem sofre com esta situação toda são os alunos, professores, funcionários... porque nada funciona sem uma estrutura administrativa organizada e estável!!
    Sinceramente, eu era apologista da transferência de poderes sobre as escolas da DGRHE para as autarquias, mas perante esta situação, digo que espero que tal nunca aconteça!! Não me quero tornar numa marioneta para satisfazer os interesses partidários!!

    Tenham vergonha e deixem a escola seguir o seu rumo!!

    ResponderEliminar
  11. Luisa Pontes03 fevereiro, 2011

    Sobre este assunto e mãe, estou muito preocupada, como diz o representante dos pais que nós (pais) confiamos,,,, também tenho direito a uma opinião.
    Os principais prejudicados são os alunos, quando se manifestaram ao levantarem-se no discurs...o da Sr.ª Presidente foi uma forma demonstrar o descontentamento da situação na escola e não falta de educação como alguns dizem…
    Não faz sentido nenhum esta Moção ás candidaturas, ainda por cima uma das candidatas era da casa, melhor do que ela para estar há frente da escola como directora, não quero acreditar que quando é dito, o melhor é constituir uma comissão, Com quem????? Não há pessoas melhores do que professores daquela mesma escola, para os ensinar, incentivar um futuro melhor aos nossos meninos…
    Só tenho a dizer, se isto for para frente, quando virmos a constituição da comissão vai-se perceber tudo....pior é que já não vamos a tempo!!!!!
    É o clima que vivemos com receios e muitas duvidas…

    ResponderEliminar
  12. "Tacho? Quem é que falou em tacho? Penso que o intuito, e pelo que li, era controlar o órgão da escola" - Recue dois posts e tem a sua resposta. Quanto a eventual interferência da câmara na escola, apenas tenho a dizer que o município tem direito a esse lugar, pelo que tem de nomear...

    ResponderEliminar
  13. António Brás03 fevereiro, 2011

    Parabéns à JSD por uma vez mais estar atenta ao que se passa na nossa comunidade escolar!

    Do meu ponto de vista, também é para isto que servem as Juventudes Partidárias! Para estarem atentos ao que os rodeia, essencialmente nas matérias de Juventude, como é o caso!

    Obviamente que se a câmara tem assento no conselho geral de escola, tem de nomear pessoas para as representar, mas o marido da presidente da câmara?

    Não faria mais sentido o chefe de divisão da educação, ou da Juventude?

    Onde é que vamos parar com casos como este?

    Com estas questiúnculas e apadrinhamentos, com objectivos claramente partidários, quem perde é a comunidade escolar, pois perde a qualidade exigível num órgão de extrema importância para toda a comunidade escolar!

    Mais uma vez, parabéns por estarem ao lado dos alunos da Escola Secundária da Trofa!

    ResponderEliminar
  14. Caríssimos,

    Em primeiro lugar é necessário esclarecer que ainda não é possível formar uma opinião estruturada sobre este assunto por falta de dados. É curioso que, sendo eu filho de uma funcionária do liceu da Trofa nada disto me chegou ainda aos ouvidos mas irei procurar informar-me melhor.

    Outro aspecto que gostaria de referir preliminarmente tem a ver com o antigo director do liceu da Trofa, alguém que não por acaso era conhecido por "Lenine" devido a forma "totalitária" como geria a escola com pulso de imperador e muito pouco respeito pela maioria dos subalternos. Eu estudei naquela escola e sem bem o clima que se vivia por isso não façam do senhor ex-director vítima porque ele estava a milhas desse papel. Se ele foi afastado por pressões políticas, não estou de acordo pelo princípio que é aplicado no seu afastamento mas, na minha opinião, opinião que tenho a CERTEZA ABSOLUTA que é partilhada pela esmagadora maioria dos alunos, funcionários e professores, ele devia ter saído há muito, mas muito mais tempo.

    O facto que citam da presidente da CMT ter designado o seu marido para representante da CMT no Conselho Geral da EST, a confirmar-se, com ou sem remuneração é gravíssimo. Com base em quê é que se decide esta nomeação? Mas afinal que tipo de decisões são estas? Nomear o próprio marido? Qual é a lógica? É, no mínimo, estranho... Mas, como referi no início desta exposição, não possuo dados suficientes para avaliar convenientemente. Não sei como se processam estas nomeações. Gostava que a JSD disponibilizasse mais dados para podermos ser mais assertivos. Até lá, terei contenção nos meus comentários. No entanto, se realmente for colocada um director externo ao liceu a gerir os seus destinos, e se efectivamente houver ligações entre essa pessoa e o PS, ai sim, poderemos estar perante um embuste.

    Ficarei a aguardar novos desenvolvimentos.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  15. Diogo Freitas03 fevereiro, 2011

    A questão do anterior director, não é o mais grave...

    Grave é tentar nomear o marido para o CGE (Conselho Geral de Escola) e nomear o líder da JS? Que mais valia representam estas duas pessoas nos desígnios da escola?

    A meu ver, nenhum!!!

    O grave aqui, partidarismos à parte, é o facto de a Escola Secundária da Trofa estar há mais de um ano a ser dirigida por uma Comissão Administrativa Provisória..

    Os alunos e a associação de estudantes já manifestaram o seu desagrado, pela falta de estabilidade no seio escolar!

    E isto, como me parece, é o que a JSD quer reivindicar...

    Os meus parabéns por estarem atentos!

    Força JSD

    ResponderEliminar
  16. Parabéns JSD! De facto confirmo o que afirmam! Foi notícia no jornal local "Notícias da Trofa". Após ter causado alguns problemas na escola secundária com imcompatibilidades com o anterior director, tendo mesmo ido apresentar uma queixa à Dren da conduta do anterior director, o marido da presidente, o Nuno, enquanto membro na altura da associação de pais, após a eleição do antigo director, demitiu-se da associação de pais e tirou o filho da escola e meteu-o no colégio! A partir desse momento deixou de ser parte interessada directa na escola. A Joana por vingança, designou para membro do conselho geral o Nuno Queirós que só não foi eleito em treunião de câmara devido ao empate de votos 3-e uma vez que a Joana enquanto parte interessada não poder votar. Nessa reunião foi flagrante a falta de conhecimento da lei por parte da Joana pois entendia que +podia exercer o voto de qualidade mesmo tratando-se do marido! Com esta atitude cedo se percebeu que a Joana tinha o forte objectivo de politizar a escola pois além do Nuno também propos o Marco Ferreira! Como podem ver dois grande especialista em educação! Uma vergonho! Isto foi notícia nos jornais que se pode confirmar e consta na acta da reunião da câmara! Contra factos não há argumentos! Parabéns JSD! Parabéns a todos os que de forma moderada têm reflectido sobre este assunto que é grave demais para ser descuidado!

    ResponderEliminar
  17. Congratulo a JSD por mais uma vez "pôr o dedo na ferida", falar verdade é o que mais tem marcado esta juventude, ao contrário do que acontece com a JS, que são apenas "paus-mandados" da nossa presidenta!!
    Apenas a JSD se preocupa com os jovens do nosso concelho, e até mesmo com os restantes elementos do estabelecimento de ensino, pois todos são fundamentais para o bom funcionamento da escola.
    Este executivo, nomedamente na pessoa da Joana Lima, está a mostrar mais uma vez as razões que o motivou a estar onde estão agora, e que os trofenses cegamente não querem ver, apenas vingança!! Vingou-se do Bernardino, e quer vingar-se agora do antigo director da escola... Só porque a senhora não gosta de ser contrariada!!

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo (3 de Fevereiro, 22:35h),

    Pode disponibilizar o link para a notícia do Notícias da Trofa que refere?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. 2 semanas 2 tiros nos pés
    Já sabem o que a escola achou do vosso comunicado? Pois...ganhem juízo!

    ResponderEliminar
  20. Caro Anónimo (4 de Fev. 13:45):

    Sei bem o que pensam os alunos da Escola Secundária!

    Se eles estivessem satisfeitos com o que se passou na 3ª Feira da semana passada não se tinham ausentado do anfiteatro da escola secundária, em forma de protesto com esta situação!

    Não atirem areia para os olhos...

    Só vos fica mal..

    Tudo o que aqui foi dito é factual, não são suposições como os socialistas querem fazer crer...

    ResponderEliminar
  21. Então tenha a coragem de dizer quantos foram os que fizeram esse protesto

    Eu digo: 4!
    Sim, o protesto teve 4 alunos!!!
    Foi tão pequeno que a maioria nem reparou!
    Isto numa sala com dezenas de alunos..

    ResponderEliminar
  22. Anónimo, das 15:37, és mesmo ridículo...
    Mas não te preocupes, as coisas estão a vir ao de cima, não te interessa que se saiba não é?
    Temos pena, mas já nao há nada a fazer quanto a isso, basta ler o texto do Tiago Vasconcelos no Noticias da Trofa... São cenas... O REINO está a cair nao é?

    ResponderEliminar
  23. António Brás05 fevereiro, 2011

    Boa noite a todos:

    É curioso como ainda me surpreendo com a capacidade que alguns anónimos têm de vir para um dos poucos blogues onde se pode discutir a actualidade trofense apresentar mentiras completamente descabidas!

    Depois deste breve desabafo, acho que é importante por os pontos nos ii's, ou seja, esclarecer o que de facto se passa:

    Depois de ver este post, não percebo como é que alguém ousa insinuar que a JSD está a tentar politizar o que quer que seja! Apenas verifico que denuncia uma situação totalmente ameaçadora da independência política desejável num órgão da Escola Secundária da Trofa.

    Depreendo que a JSD, na continuidade de um trabalho de proximidade com os jovens trofenses e neste caso particular, com os jovens estudantes do nosso concelho, detectou uma situação de instabilidade e mau estar entre eles! E assim sendo, e muito bem, denunciou este caso.

    Quando vejo "experts" dos números a dizerem que foram 4 alunos os que se manifestaram, sugiro que se informe melhor. Sei de fonte segura que foram bastante mais os alunos que se ausentaram de forma ordeira, em protesto com a situação descrita. Se esse "Expert" souber multiplicar, que experimente multiplicar por 4 ou 5, e talvez fique mais próximo da realidade.

    Quando não se sabe, não se inventa... Muito menos se vai para as redes sociais contar histórias da carochinha!

    Insinuar que a JSD está a causar instabilidade no seio dos estudantes, só pode ser de alguém que ofuscado com o poder não quer que as verdades sejam ditas...

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  24. A ser verdade tudo isto (o texto em si e os comentários gerados), só tenho uma questão a colocar: se a JSD, estrutura política, teve conhecimento desta situação e a denunciou, o que anda a fazer a comunicação social deste concelho?!

    ResponderEliminar
  25. Silvéria, comunicação social? Infelizmente deixou de existir, o que existe é uma extensão do Gabinete do Comunicação da CMT denominada Notícias da Trofa, que selecciona e dá o tratamento jornalístico de acordo com os interesses da Presidente, que por acaso, tem como assessora de comunicação a esposa do director do dito Jornal.

    Por aqui se vê muito só mesmo que não quer...
    Em relação à pretensão de nomear o marido, é mais que verdade, mas os vereadores do PSD recusaram de imediato essa possibilidade.

    Sendo a escola secundária um local que abrange muitas pessoas, muitos eleitores, mas sobretudo potenciais eleitores, é aqui que entre o interesse de Joana Lima em ter como objectivo politizar e partidarizar não só a escola, mas toda a comunidade escolar.
    O que se verifica é uma vergonha.
    A CMT deve sim, ter um papel mediador e não gerador de conflitos!!

    ResponderEliminar
  26. Realmente...só existe um jornal na Trofa, jornal esse que por acaso é claramente alinhado à esquerda e o director é marido da assessora de imprensa da presidente???hum...é caso para dizer: viva à liberdade de imprensa!!!

    ResponderEliminar
  27. eu, que por acaso até sou licenciada em jornalismo (no mesmo local e pelos mesmos professores que a actual assessora), podia fazer toda uma dissertação sobre valores éticos e morais pelos quais a classe se deve reger. Mas ficaria quase uma semana à espera da resposta, tal como demorou quase uma semana a ser publicado o vídeo sobre a conferência de imprensa dada pela JSD na terça-feira passada.
    E não se veja no meu comentário qualquer posição da minha parte, são apenas factos...

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.