26 de fevereiro de 2011

Os campeonatos locais de futebol amador e a falta deles


Porque nos pareceu particularmente relevante e até imparcial, tomamos a liberdade de para esta página trascrever um artigo de opinião que foi recentemente publicado no jornal local O Notícias da Trofa.




«Era uma vez uma Câmara que desprezava os seus jovens…

Era uma vez um concelho que se caracterizava pelo empenho, a união e a capacidade que o seu povo tinha para superar as adversidades.
Este concelho, apesar de recente, foi criando fortes raízes no associativismo popular. Mesmo sem os apoios merecidos e sem as infra-estruturas necessárias, a sua população nunca se resignou.

Esforço após esforço, conseguiu ter 21 colectividades a participar nos campeonatos locais de futebol popular, envolvendo 49 equipas dos diversos escalões. No total eram envolvidos cerca de 600 atletas, a maioria jovens que não têm outro espaço para a prática desportiva ou para desenvolver qualquer outra actividade cultural, desportiva ou recreativa.
A estes 600 atletas, juntavam-se muitas dezenas (talvez até centenas) de dirigentes associativos que fazem horas de trabalho voluntário por semana.
No concelho onde se passa esta (triste) história, escasseiam os espaços para a prática desportiva, são muitas as dificuldades, mas todos os envolvidos fazem um grande esforço para que, semana após semana, tudo funcione. Não há gestores profissionais, há gente empenhada e dedicada, que faz um trabalho notável.

Os atletas têm os seguros e acompanhamentos médicos legalmente exigidos, mas à custa de um grande investimento financeiro.
A autarquia local não tem (nem teve ao longo dos últimos anos) uma estratégia de fomento da prática desportiva, nem criou os espaços que lhe competia para tal. Procurava colmatar esta sua falha apoiando financeiramente as associações e o campeonato que elas organizavam com base em trabalho voluntário.
No final da época passada, em discurso de circunstância, no meio de inúmeros elogios, foi garantido por quem preside à tal autarquia que manteriam o apoio ao futebol popular e aos campeonatos concelhios que promoviam.
Para surpresa de todos, no momento de concretizar o apoio prometido, constataram que houve um corte de cerca de 40% no apoio, promovendo desta forma o estrangulamento financeiro desta actividade e pondo em causa a viabilidade dos campeonatos e das próprias colectividades.
Argumentam com a crise, mas esta crise só atinge as actividades amadoras, aquelas que dependem do trabalho voluntário e da dedicação de centenas de atletas que jogam por amor à camisola.
O concelho desta história é conhecido de todos, é a Trofa!
Sim, na Trofa estão em risco os campeonatos de futebol popular porque a Câmara não apoia o desporto amador.

Pode dizer-se que não há dinheiro para tudo, que estamos em crise. Mas estas associações substituem-se muitas vezes à própria autarquia na ocupação dos jovens.
Que futuro quer construir a Câmara Municipal da Trofa? Com quem quer a Câmara construir o futuro? Como fixar as jovens gerações no concelho? Que política desportiva tem a Trofa? E que apoio presta a autarquia ao movimento associativo?
O movimento associativo e popular merece mais, os dirigentes associativos merecem mais, os jovens merecem mais, a Trofa merece mais e melhor.»



Jaime Toga in " O Notícias da Trofa " (link)

Onde anda a política de juventude?
Onde está a política do associativismo?
Onde pára afinal a energia para mudar?



8 comentários:

  1. Crise?? Qual crise? Crise para aquilo que a Presidente quer e para o que lhe dá jeito!
    Querem um exemplo?

    Orçamento para a feira anual da trofa: 55 mil euros + subsídio de 76 mil euros para a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

    Não há dinheiro?
    O povo não é burro!

    ResponderEliminar
  2. José Cruz S Romao26 fevereiro, 2011

    O futebol amador é uma mais valia para o concelho.

    Cria espírito de grupo e amizades fortes.
    Centenas e centenas de pessoas que todos os dias lutam por este projecto de forma voluntária e sem objectivo de criar lucros!
    Mais importante, o futebol amador tira muitos miudos da rua!


    Como podem fazer isto??
    A desculpa da crise já caiu por terra...

    ResponderEliminar
  3. Alvaro Magalhães26 fevereiro, 2011

    Orçamento para a feira anual da trofa: 55 mil euros? Só?

    A sim ser fico muito, mas muito satisfeito mesmo.
    Noutros anos o orçamento era cerca de 100 mil euros. Ainda bem que continuamos a ter a maior feira agropecuaria do norte de Portugal, mesmo gastando metade do valor de outros anos.
    parabens ao envolvido por seram capazes de ter qualidade com metado do valor.
    Pena é que o futebol popular não seja capaz de gerir bem os dinheiros e fazer o mesmo. Como tambem li nesse jornal, se para 1100 atletas eram precisos 40 mil euros, então porque é que para 612 atletas não chegam 25 mil euros? metade dos atletas, metade das despesas. Facilmente se faz as contas.

    ResponderEliminar
  4. Sr. alvaro magalhães antes de falar veja dados concretos e nem tudo o que tá escrito é verdade, este ano no futebol amador á mais equipas logo mais atletas e derigentes e sra. presidentes este ano segundo ouvi ja teve € para uma iluminação de natal que dura +- 1mês e o ano passado não tinha, o campeonato amador de futebol da trofa dura 9meses e não há dinheiro, para o que a presidente quer á dinheiro mas para o que não quer ou não interesa não ha, isto que se tá a passar na Trofa é uma autentica VERGONHA, não acredito que num orçamento de milhoes não tenha + 2o mil euros pro futebol amador, enfim Sra Presidente pena ter dinheiro para os seus filhos terem outras ocupaçoes sem ser o futebol amador, pois se assim não fosse os seus filhos podiam estar indignados contra si por ter deixado começar os campeonatos e a meio da epoca fechar a torneira...

    ResponderEliminar
  5. JSD Trofa, o Wikileaks da Trofa...
    A desmascarar esta gente. Parabéns!
    Tenham cuidado para não atacarem o vosso site... :)

    ResponderEliminar
  6. A Joana é uma mentirosa, anda a dizer que anda a aumentar tudo mas na verdade está é a destruir tudo!.
    Oh, já nem sei o que dizer.
    Volta Bernardino, estás perdoado! Maldita a hora em que votei Joana.

    ResponderEliminar
  7. Luis Ramos01 março, 2011

    Se calhar a sra. presidente em vez de ir ver o jogo do braga á polonia se fosse antes ver um jogo de futebol amador na trofa talvez tivesse a ideia do que isso significa e tem significado para a população e para os jovens.
    Mas mais uma vez aquela mente iluminada parece que so trabalha a carvão

    ResponderEliminar
  8. A presidente foi ver o jogo do braga à polónia? a meio da semana??? Por alma de quem?? Ela foi à África do sul com o Junqueiro e agora foi à Polónia com o Barbosa? por acaso não a querem para presidente da federação portuguesa de futebol? Nós agradecemos que nos livrem de semelhante pessoa que só se serve do poder para nem sei o quê. ou antes, sei mas não digo senão ainda vou preso.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.