1 de fevereiro de 2011

Comunicado JSD Trofa


Comunicado

Com grande preocupação face aos recentes desenvolvimentos relativos à extensão da Linha do Metro até à Trofa, a JSD Trofa vê-se na obrigação de esclarecer a população sobre os verdadeiros factos:
  • 1.       1998/12 – A Linha da Trofa estava prevista para a 1ª fase da Linha do Metro; 

  • 2.       2002/02 – Foi encerrada a circulação ferroviária da Linha Trofa-Trindade, com vista ao início das obras do Metro até à Trofa;

  • 3.       2007/05 – A Junta Metropolitana do Porto (JMP) fez um acordo com o Governo (PS) para que a extensão da Linha do Metro até à Trofa fosse a primeira obra a avançar na 2ª fase do investimento (após muita insistência do executivo da Câmara Municipal da Trofa à data (PSD));

  • 4.       2009/09 – A Sra. Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino (PS), deslocou-se até à Trofa, acompanhada por Joana Lima (PS), para anunciar o lançamento do concurso público para a extensão da Linha do Metro até à Trofa;

  • 5.       2009/12 – O concurso público para a extensão da Linha do Metro até à Trofa foi efectivamente lançado;

  • 6.       Neste momento o Metro até à Trofa ERA UMA REALIDADE, tendo esta obra sido garantida durante o mandato do anterior executivo camarário (PSD);

  • 7.       2010/06 – O Ministério das Obras Públicas e dos Transportes admitiu que podiam haver restrições em futuras obras do Metro do Porto;

  • 8.       2010/07 – Após algumas dúvidas sobre a concretização da obra, Joana Lima garantiu que a obra do Metro seria para avançar;

  • 9.       2010/11 – O concurso público para a extensão da Linha do Metro até à Trofa foi anulado;

  • 10.   2011/01 – O Sr. Presidente da Metro do Porto (indicado pelo PS), Ricardo Fonseca, desejou que a Linha da Trofa só avançasse após outras linhas incluídas na 2ª fase de investimentos;

  • 11.   Joana Lima considerou estas afirmações como as “mais normais possíveis”;



Perante este desenrolar de acontecimentos, constatáveis nos diversos meios de comunicação social, a JSD Trofa não pode deixar de manifestar o seu repúdio pelos responsáveis por toda esta situação.

Com o anterior executivo camarário (PSD) o Metro até à Trofa era uma realidade.

Com o actual executivo camarário (PS) esta realidade está cada vez mais distante.

Os responsáveis por esta situação não podem ficar incólumes e têm de ser denunciados.

A JSD Trofa esteve, está e estará sempre na defesa da Verdade, para que a Trofa ganhe.

A JSD Trofa esteve, está e estará sempre na defesa intransigente dos interesses da Trofa, mas não pode deixar que a população seja enganada por atitudes populistas e hipócritas.

Só percebendo o passado é que podemos construir o futuro.
JSD Trofa

36 comentários:

  1. Engraçado que vocês nao indicam facto nenhum ocorrido entre 2002 e 2007...Porque será?? Será que não aconteceu nada de rlevante nessa data...então se a obra era para avançar na 1ª fase e estar pronta em 2004, salvo erro, o que aconteceu? Saltaram directamente para 2007 porquê?? Porque razão vocês não estão a revelar os dados todos...

    ResponderEliminar
  2. Muito bem JSD, assim se faz política de forma séria e credível, sem andar a estender roupa nos arames dos outros.

    Mostram a verdade sem emplastros, está aí, pura e dura! Embora faça comichão e muita gentes... :s

    ResponderEliminar
  3. Este executivo não se interessa pelos interesses da população, apenas quer saber de interesses próprios.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns JSD!!!!

    Finalmente alguém elucida os trofenses!
    Força...

    ResponderEliminar
  5. A Presidente da Câmara tem culpa no adiamento do metro, não é a imagem que nos tenta passar.
    Já não temos em quem confiar....

    ResponderEliminar
  6. Temos de ser justos...

    A Presidente da Câmara pouco ou nada pode fazer em relação ao adiamento do Metro...mas isso já todos (ou quase todos) sabíamos.
    Mesmo que o executivo tivesse outra cor o mais provável neste momento era estarmos a enfrentar a mesma situação.

    O mais importante para mim é realçar as muitas promessas proferidas por parte deste executivo durante a campanha eleitoral....segundo eles o Metro para a Trofa era uma realidade...das duas uma, ou não faziam ideia do que estavam a falar na altura ou então mentiram descaradamente á população com o intuito de ganhar votos.

    Eu aposto na segunda alternativa...e mentiras politicas, infelizmente, é o que mais temos na actualidade.
    Dou os meus parabéns a todas as iniciativas que sirvam para contrariar essa tendência...Parabéns à JSD!!

    Parece que para quem vive no muro, a solidariedade da Presidente é mais que suficiente...apareceu na manifestação e fez umas declarações para a televisão...isso chega?

    A mim parece-me muito pouco...muito longe do que devia ser exigido ao Presidente deste concelho!

    Nunca se esqueçam que foi a Sra.Presidente que prometeu em campanha o Metro...segundo ela, o Metro da Trofa ia ser uma realidade, em caso de eleição claro...onde está essa realidade?
    Pois é...quem não sabe não fala...muito menos promete...não estou nada admirado por esse cartaz incomodar tanta gente!

    Quem não deve não teme...pois...mas este executivo tem muito a temer...falsas promessas, é no que dá!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Mentem mentem mentem
    O PSD mente em relação ao MEtro, em relação aos parques e em relação à escola.
    Ontem a assembleia foi o vosso degredo absoluto.
    Ouçam as pessoas? Está tudo farto do PSD. Nem ser oposição sabem...

    ResponderEliminar
  8. Se é com cartazes ridículos que querem ir para lá...bem podem esperar sentados...

    ResponderEliminar
  9. Este comunicado é uma espécie de perdoa-me...mas o mal 'ta feito

    ResponderEliminar
  10. Socialistas estão incomodados, Joana lima ordena que se retire uma tarja com mensagem de ordem colocada pelos estudantes dessa escola, Pedem para retirar os Outdoors e como não o conseguem, insultam-nos e ameaçam destrui-los, fazem figura rídicula na assembleia de freguesia de s.martinho, foram desmentidos categoricamente por jorge campos, até apoupados foram na assembleia.
    RUA COM ESTES SOCIALISTAS!
    Trofa, aguentem, daqui a 2 anos e meios estes sujeitos terão o que merecem!

    ResponderEliminar
  11. JSD,mais uma vez demonstram grande capacidade de trazer à discussão para a comunidade civil temas importantíssimos para o nosso Concelho, duma forma extremamente madura e atractiva.

    É importante que as pessoas se esclareçam e percebam que Joana Lima sabia muito bem que o Metro não viria até nós, mas usou e abusou com afirmações positivas, o que fez foi simplesmente gozar com todos os trofenses!!
    A bancada do PS em Ass. Municipal já nem se manifesta, ficam encolhidos quando os outros partidos ou o público fala do tema.
    Enfim...foi o povo que escolheu...

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,

    Realmente Dani, é curioso que não se tenha passado nada entre 2002 e 2005, período que só por acaso corresponde à governação de Durão Barroso (2002-2004, depois fugiu para um tacho melhor) e do mestre Pedro Santana Lopes (2004-2005), vulto que dispensa apresentações.

    Um dos ilustres anónimos referiu que os socialistas foram apupados na assembleia de ontem. Tive lá, e não foi bem isso que aconteceu. Basicamente tanto PS e PSD foram apupados. Em tom de gozo e com uma falta de educação tremenda que por vezes nem deixavam as pessoas falar. Um belo exercício de anarquia. Mas há de sempre haver um anónimo a manipular a informação.

    Repito e hei de repetir até a exaustão: o discurso e as promessas que Joana Lima fez também foram feitas pelo anterior presidente. Quem tiver dúvidas pode consultar a notícia do NT que coloquei no post anterior. Ou então podem continuar a fazer a vossa guerra e a engolir o que vos apetecer. Mas contra factos não há argumentos.

    Já agora JSD, se o metro era uma realidade com o anterior executivo onde está ele? Que eu saiba, uma "realidade" é algo que existe. Não vejo nada!!!A vossa verdade é muito parcial. Mas continuem na vossa batalha por votos. É mesmo disso que a Trofa precisa.

    ResponderEliminar
  13. Na assembleia de freguesia mostraram a realidade ? JSD e PSD ?!?
    das duas uma, ou não estiveram na mesma assembleia que eu, ou então querem mostrar uma juventude sem educação, uma juventude sem qualquer tipo de postura !!

    mas voces la sabem qual será , a vossa ideia de juventude !

    ResponderEliminar
  14. João Mendes, quando souberes o que significa a abertura de um concurso público podes tirar a cabeça debaixo da areia e vir aqui redimires-te.

    Já agora, acho que toda a gente se lembra que até 2007 houveram muitos avanços e recuos nas negociações com um trunfo ganho (que hoje anos mais tarde nos ajuda a dar razão): o compromisso de ser a 1ª obra a avançar da 2ª fase. Há pessoas que nem hoje, à luz da história conseguem perceber que foi estratégico assegurar este ponto que poderá ser a nossa salvação.

    ResponderEliminar
  15. Caro anónimo (2 Fev),

    Aparentemente estivemos na mesma assembleia. Apreciou a paródia?

    Deixe-me que lhe diga uma coisa: não é para "puxar a brasa a minha sardinha" mas a forma como se refere à juventude "sem educação" e "sem qualquer tipo de postura" deixa-me a pensar que, das duas uma, ou afinal foi você que não esteve lá ou então terá que começar a pensar em consultar um otorrinolaringologista porque esses ouvidos...pfff

    Se estava distraido eu recordo-o: eram aqueles, os mais "graúdos", os que interrompiam constantemente as intervenções, e mandavam os oradores para casa e outros sitios mais originais, entre muitas outras coisas, sem respeito por quem se expressou (ou tentou)de ambos os lados das barricadas. Acho que se enganou na faixa etária quando soltou essas provocações...

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Ricardo,

    Confesso que não conheço todos os contornos daquilo que é a abertura de um concurso público. Mas parece que estou perante um académico da área, talvez um dia me possa ensinar. nunca tive medo de aprender, sabe? É o que tento fazer todos os dias. Cada um tem as suas pancas não é mesmo?

    De qualquer das formas, não vejo ainda necessidade de me redimir de coisa alguma na medida em que em momento algum me referi à abertura de um concurso público. Até porque, é comum concursos arrastarem-se anos ou mesmo décadas até que haja vontade política para os consumar. A velha lógica do compadrio. E ainda que assim não fosse meu caro, esse "compromisso" que refere, 4 anos mais tarde, de pouco nos tem valido. Vamos receber uma indemnização Ricardo? Pode ser que dê para irmos todos para a praia, lá não falta areia.

    Para bom entendedor, meia palavra basta.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. António Brás02 fevereiro, 2011

    Boas:

    Tenho andado um bocado desligado destas paragens, mas não posso deixar de exprimir o que me vai na alma depois de ver aqui tanta barbaridade.

    Relativamente ao metro, muito se tem dito por estas paragens, nas pelo que me é dado a ler por parte de sábios comentadores anónimos e um ou outro identificado, fico com a ligeira impressão que posso dormir descansado, uma vez que há muita gente plena de sapiência, que sabe tudo sobre tudo. E quando assim é, a Trofa e os Trofenses não precisam de se preocupar com nada.

    Como é que é possível que estes anónimos e fervorosos comentadores não sejam capazes de identificar os verdadeiros culpados?

    Antes das eleições autárquicas, Joana Lima era deputada na assembleia da republica, e pertencia à comissão parlamentar das obras publicas e transportes. Tinha obrigação de saber o que se passava com a obra do metro. apenas fez uma questão inócua, à qual obteve uma resposta nada clarificadora, mas pelos vistos, deu-se por satisfeita sem que tenha sido esclarecida. Provavelmente interessava-lhe que assim continuasse.

    Em Setembro de 2009, durante a campanha vem à Trofa com a sua amiga Ana Paula Vitorino enganar os trofenses e para aparecer na fotografia... "anunciando" o lançamento do concurso público, com o Sr. Ricardo Fonseca, da Metro do Porto!

    Atitudes como esta tem de ser claramente desmascaradas...

    Os trofenses não podem ter à frente dos seus desígnios, gente que nos anda a enganar...

    ResponderEliminar
  18. Caro António Brás,

    Como está desde a última vez em que deixou a conversa a meio? Espero que muito bem.

    Vamos por partes: essa sua provocação medíocre que refere o facto de existirem por aqui tantos "sábios comentadores anónimos e um ou outro identificado" (que desconsideração Dr. Brás, ao final de tanto tempo já deveria sentir-se à vontade para se dirigir directamente a mim), e como tal a Trofa pode estar descansada quanto à questão do metro é parva (não encontrei termo que melhor se aplicasse) por dois motivos. O primeiro tem a ver com a forma depreciativa e prepotente com que rebaixa a discussão que aqui se vêm fazendo quando o seu comentário não acrescenta nada de novo e insiste nas mesmas falácias. Em segundo lugar porque perpetua essa lógica de tentativa de desresponsabilização do PSD que vem sendo seguida em vez de propôr uma solução ou algo que nos possa levar na sua direcção. Não vou repetir o que disse atrás porque não é necessário. O senhor sabe ler, certo?

    Claro que Joana Lima se enganou e meteu os pés pelas mãos, falou demais sem certezas e usou manobras eleitoralistas. Mas qual é a novidade? Vamos falar sobre isto todos os dias. É fundamental para a sobrevivência da Trofa e provavelmente da raça humana. Mas esta lógica cínica e tendenciosa de instrumentalizar a questão em vez de optar pela honestidade de assumir que foram cometidos erros de parte a parte começa a ser enervante.

    Diga-me lá douto e sapiente António Brás, se a Trofa nunca tivesse virado à esquerda, o anterior executivo tinha conseguido a obra? Não. Sabe o que tem que ser desmascarado??? Os interesses eleitoralistas e partidários que estão por trás desta questão. Convém ir preparando caminho para 2013, não é mesmo?

    ResponderEliminar
  19. José soares02 fevereiro, 2011

    Como Trofense, fico muito satisfeito com a vossa preocupação, mas so tenho pena é que nos 9 anos anteriores vocês, não estivessem la muito preocupados, mas enfim, cada um faz o que a sua consciencia manda..., e cada um julga na hora de ir a votos

    ResponderEliminar
  20. Marco Ferreira02 fevereiro, 2011

    Caro José Soares:

    A "despreocupação foi tanta" que em 2007 foi garantida a execução em via dupla, e a "descriminação positiva" desta obra em relação às demais da 2ª fase!

    Ou será que ninguém se recorda que a metro do porto queria que a linha do metro à Trofa, fosse em via única?

    A diferença, é que o PSD se sustenta em factos e provas documentais...

    Enquanto que o PS se sustenta no vazio e no diz que disse...

    Importa relembrar também aos mais distraídos que o PSD só foi executivo da CM da Trofa durante 8 Anos (caso não saibam, os mandatos são de 4 anos cada, e o primeiro mandato começou em 2001)
    Antes disso, o Município da Trofa foi gerido pela comissão instaladora, em que o PS, apesar de votar contra a criação do nosso concelho na assembleia da republica, também tinha assento e representação...

    ResponderEliminar
  21. António Brás02 fevereiro, 2011

    Caro João Mendes:

    Se há coisa de que me orgulho é o facto de estar de consciência tranquila! Nunca em momento algum ofendi, insultei, e muito menos "achincalhei" quem quer que fosse.

    No entanto, este é um espaço livre, onde cada um pode expressar as suas demais opiniões sobre os temas em debate, desde que não falte ao respeito a ninguém.

    No meu comentário anterior, não me referi a ninguém em específico... Mas depois de ler quase na íntegra os mais de 70 comentários do "post" anterior, a minha indignação foi tal que tinha obrigatoriamente de chamar a atenção para alguns leitores mais distraídos!

    Se não repare, toda a gente conhece tudo e mais alguma coisa, todos os factos e mais alguns, mas quando lhes pedem provas, poucos são os que as apresentam...

    Quando me acusa de deixar uma conversa a meio, peço-lhe imensa desculpa, mas não faço da blogosfera um modo de vida... Tenho a minha vida profissional que me preocupa bastante mais, como deve imaginar...

    Forte abraço....

    ResponderEliminar
  22. Caro António Brás,

    Nota que houve aqui uma falha de comunicação. Lamento mas a "culpa" foi sua porque ao comentar este post em específico sem qualquer alusão ao anterior, e ao referir-se a "sábios comentadores anónimos e um ou outro identificado", sendo que antes do seu comentário só cá estavam dois comentadores identificados, eu e o José Sequeira, é evidente que se refere a mim. E apesar de referir que não insultou ou achincalhou quem quer que seja, fez um comentário jocoso em tom de gozo a quem comentou antes de si. E já que faz referência ao comentário anterior, recentemente acusou-me num outro post de menosprezar uma determinada atitude da JSD quando tal não aconteceu. Isto apenas para lhe recordar que nem sempre age da melhor maneira. Somos humanos não é mesmo?

    Não obstante, fico feliz por saber que está de consciência tranquila. Somos dois. Porque não haveriamos de estar?

    Numa coisa tenho que lhe dar razão (não é a primeira vez, não o ando a perseguir): o que mais existe por aqui é gente que sabe tudo e mais alguma coisa e ataca com aqueles argumentos do "porque sim" ou "porque não" em vez de apresentar factos. Felizmente, não sofro deste problema, gosto de me informar e reflectir sobre o que comento.

    Quanto à suposta acusação, não é uma acusação, é apenas a constatação de um facto. Não é correcto deixar conversas a meio principalmente quando se trata de quem iniciou a discussão com uma acusação falsa. Eu também não faço da blogosfera o meu modo de vida, o que não me impede de ser participativo nos assuntos da minha terra que me preocupam. Com a diferença que não ando atrás de votos de ninguém, não sei se me faço entender. E é evidente que a minha vida profissional me preocupa e ocupa muito mais, nem tem comparação. Mas pelo tom irónico com que termina o seu
    ultimo parágrafo deve achar que vivo de rendimento minimo ou que não tenho mais que fazer. O dia tem 24 horas e uma intervenção destas não me rouba mais que 5/10 minutos. Mas cada um faz o que entende com o tempo livre que tem, se calhar o António Brás tem dois empregos ou uma vida muito ocupada, não sei, não o conheço. E como não me conheçe a mim não me parece muito correcto fazer esse tipo de postulações à priori. Eu chego a trabalhar 10 horas num dia e ainda consigo fazer uma série de coisas com o tempo que me resta. É uma questão de planeamento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Quem é quem?
    Efectivamente num dos comentário li uma grande verdade! Os políticos antes das eleições prometem o impossível! Exemplo gritante foi nas últimas eleições legislativas o 1º ministro ter feito o maior aumento nos salários da função pública dos últimos 6 anos. Ganhou as eleições e baixou o salário em cerca de 10%! Ou seja subiu e agora retira com a agravante de baixar os antigos salários! A política não tem mais crédito mas quem as faz são os políticos! Hoje temos de julgar a política do actual executivo camarário pelo que é um erro estarmos sempre a fazer comparações procurando justificação nas práticas do anterior executivo! O anterior executivo já foi sufragado nas últimas eleições! O povo passou um cartão vermelho! A partir daí espera não ver cometidos os mesmos erros ou piores ainda! Quer ver a mudança! O passado já foi julgado como tal o alvo de julgamento no presente é o actual executivo! Ou será que vamos desculpar tudo o que de errado se faz com o passado? Se de facto não havia condições para a actual presidente cumprir o que prometeu não o deveria ter feito! Caiu no descrédito e o povo tem de o denunciar! A actual presidente fazia parte da vereação da anterior câmara! Não veio de fora! Como tal o povo deve exigir-lhe respostas às promessas feitas!
    Estarei errado? É assim que eu penso!
    Subscrevo o que a Prof. Isabel Cruz comentou quando diz que a presidente deveria unir os trofenses nesta luta! Esquecer as cores partidárias e criar um verdadeiro movimento cívico concelhio que organizasse uma forte manifestação em Lisboa na luta pelo metro! Unir os trofenses para a conquista dos seus direitos!

    ResponderEliminar
  24. Marco Ferreira02 fevereiro, 2011

    Muito bem caro anónimo...

    Concordo plenamente consigo!
    O anterior executivo teve a resposta dos trofenses nas eleições, e a actual presidente de câmara foi eleita para governar a Trofa!É por demais desesperante ver os socialistas numa tentativa frustrada de desresponsabilização do PS/JS, tentando infligir as responsabilidades ao executivo anterior.

    A actual presidente de câmara sabia perfeitamente do estado em que a CMT se encontrava... Isto, fazendo fé que ela estava interessada nas reuniões de câmara em que participou, enquanto vereadora...

    Se o PS não reconhecia competência nos seus próprios quadros para levar avante um projecto para o nosso concelho no estado que sempre teve conhecimento, que não se submetesse a eleições...

    Basta de falsidades e tentativas de desresponsabilização...

    Assumam os seus próprios erros...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo das 15:58h finalmente vi bom senso!
    Espero que o Sr. Joao Mendes, principal mentor das comparações entre actual e anterior executivo, leia com atenção o seu comentário e deixe de ser prepotente. Sr. João Mendes, ja reparei que procura sempre ser dono da verdade, mas saia da caixa.

    ResponderEliminar
  26. António Brás02 fevereiro, 2011

    Caro João Mendes:

    Lendo a maioria dos seus comentários, é-me possível perceber que se afirma como apartidário!

    Contudo não deixa de ser curioso o facto de ter uma participação tão activa num blogue da Juventude Social Democrata...
    Mas não me interprete mal, acho que faz muito bem, em comentar e participar no debate político...

    Denota-se também que tem tendência a apontar o dedo sem qualquer pudor ao executivo do PSD que liderou a CMT até 2009.
    Até aqui, nada de muito surpreendente, não fosse o facto de, quando a JSD denuncia (ir)responsabilidades e/ou erros do actual executivo socialista, o meu caro tem uma capacidade especial em desculpar a actual presidente de câmara, devido aos erros do passado!

    Digamos que acaba por "cheirar" a apartidarismo faccioso, percebe?

    Não quero ser injusto com ninguém, mas é a sensação que me dá...

    Forte abraço...

    ResponderEliminar
  27. Caro António Brás,

    Denoto com agrado que a sua vida profissional não o está a impedir de participar activamente na discussão de hoje. Ainda bem.

    Deixe-me esclarecer-lhe o seguinte: eu não me afirmo como apartidário, eu sou apartidário. Não me revejo em qualquer força política nacional porque infelizmente trabalham mais para objectivos internos relacionados com a manutenção do poder e influência ou para as pessoas que dirigem o país por trás do pano do que propriamente para quem deveriam trabalhar: a população.

    Posto isto, vou tentar esclarecer todas as suas dúvidas de forma simples e racional. Em primeiro lugar, o que é que tem de curioso a minha participação no blog da JSD? Não está aberto ao público? Então como habitante da Trofa, e sendo aqui tratados temas ligados à Trofa o que é que, na sua opinião, me retira legitimidade de participar no debate aqui promovido? Responda-me por favor ou deixe-se de ironias baratas. Não tenho que lhe dar satisfações mas dou-lhe na mesma: eu participo também no blog da JS Trofa mas, sinceramente, entendo que, à parte de algumas nulidades que por aqui vão passando, o tipo de debate que aqui acontece e a forma como as questões são abordadas é mais consistente. De qualquer das formas, é provável que já tenha feito mais intervenções no blog da JS do que aqui. Sinceramente não sei porque tenho mais que fazer do que entrar nesse tipo de "contabilidades". Por isso, uma vez mais António Brás, tente ser mais coerente nesse tipo de ataques subliminares. Se ler o que vou por aqui comentando, coisa que claramente não faz, nem tem que fazer, mas que lhe retira substância para me acusar de ter capacidades especiais para o que quer que seja, saberia que por várias vezes me alinhei pelas posições da JSD e por várias vezes ataquei o actual executivo PS. Coisas que acontecem quando tenho um motivo para tal. Felizmente, não me vejo obrigado e defender o que quer que seja por obrigação de filiação partidária. Na questão do metro, caso ainda não tenha compreendido, a critica em que insisto é na forma como a JSD por várias vezes criticou as promessas feitas por Joana Lima quando o anterior executivo fez promessas do mesmo teor exactamente em cima das eleições autárquicas. Não sei se se refere a algum tema para além do metro, penso que não. Caso contrário, estarei disponível para o esclarecer. Facciosas são as pessoas que fazem de conta que não vêm o evidente. Pessoas que enchem a boca neste blog para criticar a Joana Lima com base em algo que foi feito nos mesmos moldes que o anterior executivo. Chama a isso coerência???

    Mas convido-o a visitar o blog da JSD e ver o tipo de oposição que fiz em situações como a oferta dos livros, a aparição pública no muro no dia das eleições ou a questão da distribuição de lugares nas empresas públicas aos abanadores de bandeiras. Cheguei a ser bem mais interventivo do que os vossos apoiantes anónimos. Se calhar porque existem por ai muitos rabos de palha...Daqui a 3 anos cá estarei para verificar as vossas reacções quando os tachos forem redistribuidos.

    Fique com as suas sensações e cheiros e aprenda a ver para além da sua cerca.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  28. Caro anónimo (16:51h),

    Exponho os meus pontos de vista e fundamento-os. Penso que tenho esse direito. Se não concorda mostre-me o seu ponto de vista. Simples. Eu não sou o dono da verdade. Nem eu, nem você, nem a JSD Trofa nem a JS Trofa nem Sócrates ou o Cavaco Silva. Ninguém é. Compete a cada pessoa ou entidade lutar pelas verdades em que acredita e demonstrar porque acredita nelas factualmente. Quem não concordar deverá, na minha opinião, fazer o mesmo. É aquela história do pluralismo, não sei se está a ver. Você, um anónimo, vem me dizer que sou prepotente. Mas não diz porque. Faz todo o sentido não haja dúvida. Eu até posso ser prepotente mas a forma como me acusa não tem qualquer valor, é o chamado "porque sim". Não gosta do que escrevo? não leia, o que quer que lhe diga?

    Relativamente ao anónimo que cita, tive oportunidade de ler o que ele escreveu e deixe-me que lhe diga que concordo quase na íntegra. E não concordo a 100% por dois motivos. Em primeiro lugar, porque é evidente que não vamos julgar todos os erros com base naquilo que foi feito no passado. No entanto, ignorar o que se passa no passado e a influência que tal tem no futuro é, em si, um erro grave. E uma vez que o anónimo que cita não refere nenhuma questão em específico, presumo que esteja a generalizar. Assim, dou lhe um exemplo fora da esfera que estamos a falar mas que se aplica perfeitamente à legitimidade de justificar erros actuais com erros do passado: em 1953 foi deposto o Primeiro-Ministro Iraniano Mossadegh. Nos dois anos em que esteve no poder, Mossadegh colocou o Irão no caminho do desenvolvimento e, com toda legitimidade, queria para o Irão o que era do Irão. Assim, decidiu nacionalizar um recurso, o petróleo, que apesar de estar em território iraniano era propriedade de uma empresa inglesa. Em resposta, o Reino Unido decretou um embargo ao Irão e, após pressões e acções coordenadas com a CIA, conseguiu fazer com que o Xá depusesse Mossadegh para recuperarem o controlo do petróleo. Os populares revoltaram-se como seria de esperar. Em resposta, o Xá tornou o regime cada vez mais repressivo até ao ponto que, em 1979, a população recebe em euforia o Ayatollah Khomeini, um, exilado radical que facilmente instalou um regime islâmico fundamentalista que hoje se materializa na ameaça que todos conhecemos. Os erros cometidos actualmente pelo Irão, e que são do conhecimento geral, são erros de quem governa actualmente. No entanto, os acontecimentos que antecederam 1979 são a origem do actual regime que não foi mais que uma sucessão de acontecimentos que produziram um efeito. É preciso ser cuidadoso quando se analisa uma realidade, seja ela qual for. Existem sempre condicionantes que a antecedem.

    (continua)

    ResponderEliminar
  29. (continuação)

    Em segundo lugar, e partindo do princípio que, tal como sugere, o comentário citado se poderá aplicar às minhas intervenções, vou clarificar algo que possivelmente ainda não percebeu: nos meus comentários, entre muitas outras coisas, não faço menção a erro algum cometido pelo anterior executivo para justificar os erros actuais. Aquilo que referi várias vezes foi o facto de acusarem a actual presidente da CMT de ter feito promessas e não ter cumprido, de ter apresentado a questão como um dado adquirido, o que não corresponde à realidade. Em paralelo, referi algumas vezes que as mesmas promessas, muitas vezes com expressões semelhantes, foram também utilizadas pelo anterior executivo, algo que comprovei com uma notícia que cita o anterior presidente Bernardino Vasconcelos. Não se tratam de erros na elaboração ou mesmo na luta pelo projecto. Sempre vivi na Trofa e reconheço o trabalho que foi feito pelo anterior executivo: saneamento, passeios, estradas alcatroadas, entre outras necessidades básicas que o jovem concelho não tinha quando era literalmente sugado por Santo Tirso. Aquilo que refiro prende-se com as PROMESSAS infundadas que ambos os presidentes utilizaram e que não correspondem à realidade. Promessas essas que agora servem de arma de arremesso para uma batalha eleitoralista paralela. Simples. Fiz me entender? Acho que mais explícito não consigo ser.

    Por tudo isto senhor anónimo, comece o senhor a pensar em sair da caixa e a ser mais cuidadoso na forma como aborda as questões. A minha verdade é que não será assim que iremos conseguir alguma coisa. Se não agirmos em bloco e de forma concertada, pode ter a certeza que não teremos credibilidade para fazer valer a nossa posição. Não interessa olhar para o erro do passado ou do presente. Interessa, sim, procurar uma solução para o futuro. É essa responsabilidade antes de ser dos partidos políticos, é de todos os trofenses que se preocupam com a sua terra.

    Lamento o "massacre" histórico mas foi a forma mais criteriosa que encontrei para esclarecer as suas preplexidades. Todos temos as nossa limitações.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  30. José António Barbosa03 fevereiro, 2011

    Tomo a Liberdade de publicar (via Blogue) o teor Integral da carta qye propus à Assembleia Municipal ser subscrita por todos os partidos.. a 23 de dezembro de 2010...a Mesa ficou de agendar uma reunião da comissão Permanente para "acertar" a carta (ou seja retirar talvez algum conteudo que beliscasse o Governo)..mas hoje é dia 3 de Fevereiro de 2011 e até agora reunião de "grilo"

    http://lanchegratis.blogspot.com/2011/01/carta-ao-senhor-ministro-das-obras.html

    ResponderEliminar
  31. Caro José Barbosa,

    Tinha já conhecimento desta sua publicação. Aproveito para saudar a forma imparcial com que aborda a questão e a forma como coloca o foco nos principais responsáveis por esta triste situação: José Sócrates, Mário Lino e Ana Paula Vitorino. Continuo a achar lastimável que não se consiga atingir uma plataforma de entendimento partidário sobre esta questão. É um mau serviço público o que estas instituições, suportadas com o dinheiro dos contribuintes, prestam a comunidade.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  32. Muito bem, companheiro Barbosa...

    Era bom que se desse o merecido seguimento a essa carta proposta...

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  33. Caro José Barbosa

    Desconhecia essa publicação mas é sem dúvida uma boa iniciativa...só é pena que não tenha sido dado o devido seguimento.
    Seja como for...os meus Parabéns!

    Mendes

    Já me perdi nas conversas...estão em dois sítios
    e fiquei um pouco confuso!
    Só queria deixar claro alguns pontos...

    - Irrita-me a passividade do actual executivo em relação a esta matéria.
    - Compreendo a indignação da JSD e a necessidade de esclarecer a verdade.
    - Concordo contigo porque também acredito que todas as energias deviam estar apontadas ao governo...são eles os principais responsáveis!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  34. Sequeira (acho que nem conhecia o teu apelido antes de vir para aqui),

    - Também me irrita a passividade do actual executivo;
    -Compreendo a indignação da JSD mas é preciso ser totalmente imparcial a esclarecer a verdade e ser 100% criterioso;
    -O inimigo é o governo, obrigado por entenderes isso. Os adeptos das lutas de galos tem dificuldades de percepção. Isto não é uma luta do PS, do PSD, das suas jotas ou do Muro. É uma luta da Trofa! Enquanto não nos mentalizarmos disso e começarmos a agir em função do mesmo objectivo, estaremos a perder tempo precioso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  35. Luis Ramos03 março, 2011

    João

    nimguem na vida vai fazer pactos com gente que á um ano era prepotente sobre o metro e que faziam e acontecia e que tinham reuniões com ministros das obras publicas "produtivas" e que tinham influência politica etc. e agora que não conseguem nada daquilo que tanto falaram agora sobre isso nem falam, e mandam o projecto de "no parque não" peço desculpa agora é "no parque sim" para sosegar o assunto.
    Achas mesmo que vamos agora dar a mão a quem nela já cuspiu?

    ResponderEliminar
  36. Olá Luís,

    Não querendo tirar razão aos elementos que apresentas, que fazem todo o sentido, não concordo de forma alguma com a forma como os colocas e constrois a tua argumentação.

    Ok, achas que eles foram prepotentes e que ampliaram as suas possibilidades muito acima daquilo que agora se verifica e por isso recusas te a "dar a mão". Isso é precisamente o fomentar do que de pior existe em torno da discussão de metro que são as vossas lutas de galos. O PS agir mal é uma coisa, prejudicaram a generalidade dos trofenses colocando obstáculos que a todos prejudicam para dares troco ao PS é, no mínimo, irresponsável.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.