21 de abril de 2011

"E O METRO PÁ"?


O S. Pedro não ajudou, e as obrigações de cada um não se compadecem de idealismos, mas mesmo com chuva e perdendo praticamente um dia de estudo, os membros da JSD Trofa não vacilaram, na certeza de que não poderiam perder esta oportunidade para confrontar o principal responsável pela situação do país em geral, e da Trofa em particular. Com a já habitual postura, com respeito, sem causar distúrbios, mas sempre irreverentes e assertivos, os cerca de 20 membros da estrutura foram esperar o primeiro-ministro demissionário José Sócrates para o confrontar com as promessas não cumpridas tanto aos trofenses como aos jovens:

Joana Lima prometeu que, em conjunto com o seu grande amigo José Sócrates, ia trazer o Metro para a Trofa, aquele que já tinha todos os estudos e projectos feitos e estava pronto a arrancar, até que o governo revogou o concurso lançado. Afirmou até que ia para Lisboa exigir a Sócrates o metro – esqueceu-se, mas nós não:
“E O METRO PÁ?”

Todos nos recordamos dos 30.000 empregos que José Sócrates prometeu criar. E se calhar até criou! Mas o certo é que destruiu MUITOS MAIS com esta crise de dívida em que nos afundou, com o aumento PROPOSITADO do défice http://bit.ly/d1XLEn.
Durante os 6 anos em que governou este jardim à beira mar plantado, o desemprego não parou de subir – aliás, chegou-se a auto-congratular por o AUMENTO do desemprego estar a ABRANDAR! – chegando hoje a uma situação em que temos 46% de desemprego entre os jovens!
“SÓCRATES = DESEMPREGO”

Infelizmente, como seria de esperar, José Sócrates passou apressadamente dentro do seu (nosso?) Audi novo, de 2010, e de cabeça baixa, sem se dignar a prestar atenção às mensagens, seguindo com os seus súbditos para cumprir a missão que o trouxe ao nosso concelho: fazer campanha, tentando colar a sua imagem a uma grande empresa exportadora, que conseguiu crescer APESAR da crise que o seu governo causou.

Esta é a postura da JSD, sempre vigilante na defesa dos interesses da Trofa e dos jovens, incansavelmente exigindo soluções aos VERDADEIROS responsáveis pela situação que vivemos.

Rui Nogueira da Costa

19 comentários:

  1. Miguel Figueiredo21 abril, 2011

    Isto sim! Grande e Enorme JSD. Graças a isto o Metro tem agora renovada Esperança!
    Grande PSD! A Trofa é laranja!
    Somos absolutamente fantasticos! Nao ha chuva que nos pare! JOTA S D!!!
    SOCRATES é a vergonha e a desgraça! Passos COELHO vai dar-nos o METRO! VOTA PPC! VOTA PSD!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem!
    Grande Texto e grande actividade!
    A JSD Trofa sempre a fazer política pela positiva com respeito por todos defendendo sempre os interesses dos portugueses, dos trofenses, mas sobretudo dos jovens trofenses.
    Parabéns Rui Nogueira da Costa, Parabéns JSD! Sempre irreverentes, sempre responsáveis!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa JSD! é preciso mostrar o nosso descontentamento sempre que temos hipótese para tal e parece me que esta acção foi muito inteligente e assertiva, solidarizo a 100% com esta acção.

    Parabéns também ao Rui pelo texto que está muito bem conseguido, não obstante eu não concordar com essa vossa habitual retórica que insiste em atribuir as culpas não só do impasse do metro mas também de outros problemas do nosso país que, apesar da grande influência do ainda PM, tem fortes raízes no passado, nomeadamente nos governos de Cavaco Silva. Já que referem a crise da dívida soberana, relembro-vos da cobertura que o antigo PM e actual PR português deu a Dias Loureiro e também o facto de ter obtido lucros obscenos não praticados pelo mercado com a venda das acções do BPN, BPN que é apenas a maior fraude bancária da nossa história e que em muito contribuiu para afundar as contas públicas. Existem culpas a atribuir, mas não são exclusivas do actual PM. Infelizmente, os partidarismos têm tendência para manipular os eventos, causas e consequências.

    Espero continuar a verificar essa postura reivindicativa que, perdoem-me, não é muito habitual da direita (mas deveria ser). Tenho muito orgulho na JSD por ter sido capaz de "fazer barulho". Será que fariam o mesmo caso o cenário fosse o mesmo mas o PM fosse Pedro Passos Coelho?

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel Figueiredo,

    Quem lê as suas palavras poderá facilmente achar que está em campanha eleitoral! Fará o caríssimo parte das listas de alguma distrital para a AR? "Grande PSD! A Trofa é laranja" ou "Vota PPC! Vota PSD" parece retirado de um qualquer folheto de propaganda eleitoral, tenha calma, isto ainda agora começou!

    Mas o mais grave é a ingenuidade (ou cegueira) gritante nas suas palavras: "Graças a isto o metro tem agora renovada esperança" ou "Passos COELHO vai dar-nos o METRO!". Eu fiquei a pensar se acredita mesmo no que escreveu. Já agora com base em quê? Faz parte do programa eleitoral do PPC(Ou do FMI, que aparentemente é igual...)?

    Tudo tem limites, e não é preciso entrar em populismos ou pura demagogia para mostrar a sua satisfação face a acção da JSD. Foi uma grande iniciativa mas dai até debitar essas barbaridades vai um longo caminho...

    ResponderEliminar
  5. A avaliar pela construção do discurso do Miguel Figueiredo, fiquei com a impressão de que ele não é laranja nenhum e de que fez aquele comentário para armar barulho... perdoem-me se estou enganado.

    ResponderEliminar
  6. Também me parece carregado de ironia, como que a menosprezar a acção.

    E em jeito de resposta deixe que lhe diga que temos consciência que não é esta acção sozinha que vai trazer o metro à Trofa, mas são acções deste tipo que chamam a atenção tanto do país como dos responsáveis para os problemas.

    E João, que fique já aqui escrito, que caso Passos Coelho venha a ser PM e eu o apanhe na Trofa, não perderei a oportunidade de o sensibilizar para o assunto.

    ResponderEliminar
  7. 10.14.1.1422 abril, 2011

    Bom dia Caríssimos,
    Não é com admiração que constato que, a movimentação partidária na Trofa continua a ter como "combustível" a questão do metropolitano.
    Lamento que a consciência social enunciada no texto redigido por Rui Nogueira da Costa, aumento da divida e desemprego, não seja suficiente para alertar os que deveriam ser mais atentos, da incompatibilidade financeira e económica da construção da linha do metropolitano até a Trofa.

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta, para que querem o metro, se já possuem uma ligação ferroviária ao porto e inclusive uma estaçao novinha em folha?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 14:16;
    Se olhares para a Trofa na perspectiva de S.Martinho de Bougado, realmente terás razão, mas a Trofa é composta por 8 Freguesias, e não apenas por uma só.
    Algumas dessas Freguesias ficaram sem a sua ligação de comboio na promessa de que teriam o Metro logo na primeira fase, o que se verificou ser mentira.
    Estas freguesias ficaram prejudicadas em termos de acessibilidade, tendo muitos cidadãos que se deslocar até à Maia para que aí sim, poderem deslocar-se no meio de transporte público que lhes está prometido.
    É uma questão de Justiça e de igualdade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. @10.14.1.14 (e Anónimo)

    Geralmente respeito muito as opiniões que são diferentes da minha, mas apenas quando é uma questão de opinião. Neste caso, desculpa a franqueza, mas é uma questão de lógica:

    Ninguém é insensível às dificuldades do estado, mas é a mesma coisa que um ladrão te vir assaltar a casa, e não chamares a polícia, deixares que te leve tudo o que lhe apetece, por ter pena dele!

    A metro do porto literalmente MENTIU e ROUBOU um meio de transporte já existente, debilitando muito o crescimento económico da área que ele servia, e não é por falta de dinheiro que não construiu a linha do Metro - continuou a construir em outros lugares e até há pouco foram ignoradas outras linhas! Aliás, o projecto recebeu até fundos da U.E. e está a decorrer um processo para descobrir onde eles param.

    Resumindo, é uma questão de justiça e não me parece que seja possível discordar de que a população das áreas que eram atravessadas pelo comboio tenha sido injustiçada.

    P.S.: Há muito mais mundo para além da estação de S. Bento, nomeadamente Maia e Matosinhos.

    ResponderEliminar
  11. 10.14.1.1422 abril, 2011

    Caro Nogueira da Costa,
    Não vale a pena alimentar a mesma tormenta de questões que há quatro/cinco meses atrás debati consigo e fiquei sem resposta a um dado momento.
    Atente só nisto por favor, você sabe o estado das contas da Metro do Porto S.A?

    ResponderEliminar
  12. Sei que é mais uma das empresas públicas de transportes, sem concorrência directa, que está enterrada em dívidas, dá resultados negativos, e mesmo assim não se coíbe de pagar ordenados chorudos aos seus administradores.

    E depois? Vamos parar de exigir que cumpram os seus compromissos para com o nosso concelho, vamos fazer de conta que 10 anos sem linha não nos prejudicaram tremendamente, por pena deles? Porque são incompetentes? Porque esbanjam dinheiro público sem ter a preocupação de que o investimento tenha retorno? A nossa obrigação primária é defender a Trofa, como um pai defende um filho, mas muitíssimo mais num caso em que temos CLARAMENTE razão, tanto que até eles admitem que assim o é!

    Não vale mesmo a pena continuar esta conversa, a tua opinião está claramente gravada em pedra e eu não sou suficientemente estúpido para ficar a falar para paredes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. 10.14.1.1423 abril, 2011

    Caro Nogueira da Costa,
    a sua falta de "sanidade politica" irá fazer com que, a seu tempo, não produza tanto quanto deveria produzir nessa mesma área, até porque lhe reconheço capacidades.
    Não existem verdades absolutas, existem factos. Como tal, certo é que, não há viabilidade para o projecto do metropolitano.

    ResponderEliminar
  14. 10.14.1.1423 abril, 2011

    Caríssimo Nogueira da Costa,
    é muito mais o que nos une do que aquilo que nos afasta. Veja em mim um bom neo-liberal e não um feio e feroz anónimo que não é anónimo.

    ResponderEliminar
  15. Caros 10.14.1.14 e Rui,

    Vocês realmente estão muito bem um para o outro: dois neo-liberais parcialmente desalinhados com o tipo de filosofia política que defendem. São ambos claramente de direita mas reconhecem com facilidade as lacunas que o vosso ideário tem. Mais pessoas assim houvessem, mais pluralismo haveria isso é certo.

    Do ponto de vista da justiça social e da equidade, concordo com o que aqui foi dito pelo Nuno e pelo Rui: o metro, mais do que uma reivindicação é uma questão de equilibrio, de igualdade para os habitantes das freguesias prejudicadas isso é óbvio. Mas o peso que a obra tem nas contas públicas é claramente incompatível com o estado financeiro da nação e nisso o 10.14 está coberto de razão. Temos que saber pensar o hoje e não o ontem e o hoje diz nos que o mais lógico e manter a obra parada (o que não invalida que eu, enquanto cidadão a queira AGORA mas isso é a opinião de um cidadão entre 10 milhões).

    ResponderEliminar
  16. Dez catorze, tens toda a razão... eu acho que até ainda vou tendo mais "pachorra" do que a maioria para estas coisas, porque a maior parte das pessoas, especialmente as mais dotadas, não têm gosto nenhum em se inserir neste mundo, preferindo viver as suas vidas sossegadas.
    Por isso folgo em saber que existem pessoas como tu, capazes, e com mais "sanidade política" do que eu :P Espero que nunca a percas e que em breve comeces a ser mais "praticamente" interventivo!

    Abraço

    P.S.: Será que não faz sentido? É um investimento que vai fomentar o desenvolvimento económico da zona, ligando inclusive duas grandes zonas industriais... Parece-me válido que seja pelo menos estudado, considerando que até já tem lá muito dinheiro investido...

    ResponderEliminar
  17. 10.14.1.1423 abril, 2011

    Caro Nogueira da Costa,
    é caso para dizer que o seu sentido de estado ficou agora a descoberto.
    Lamento que a sua linha de pensamento seja tão pequena e estreita,74km quadrados para ser mais preciso. Essa é uma das muitas diferenças entre nós. A minha linha de pensamento tem uma extensão de 92.000km quadrados.
    Percebeu?
    "porque a maior parte das pessoas, especialmente as mais dotadas, não têm gosto nenhum em se inserir neste mundo"
    Por isso folgo em saber que existem pessoas como tu, capazes, e com mais "sanidade política" do que eu :P Espero que nunca a percas e que em breve comeces a ser mais "praticamente" interventivo!"( vide Nogueira da Costa 23 de Abril 16.07) ....
    QUE SABE VOCÊ DE MIM?
    Arrogância tem limites caríssimo.

    ResponderEliminar
  18. a arrogância é um apanágio destes meninos, na Trofa, dentro do PSD e mesmo dentro da própria JSD

    ResponderEliminar
  19. Aparentemente não sei nada.

    Pelo que me tinha dito o mendes:
    És apenas um pouco mais novo do que eu, daí me auto-escusar do "você" e do "caro".
    És bastante inteligente (e isso já tinha suposto do que vi) e portanto disse "ainda bem" que te disponhas a fazer parte de um mundo onde a larga maioria é gente limitada que quer subir socialmente e/ou arranjar "tacho"
    E quanto ao "praticamente interventivo" digo-o porque se tens capacidades só é bom se as usares, e - desculpa se estou enganado - não te sei participativo na política.

    Quanto aos insultos nem vou responder, pois apenas posso presumir que viste, erradamente, ironia e arrogância no meu comentário.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.