31 de outubro de 2011

Novo Logotipo JSD Trofa

A nossa identidade é o primeiro elemento de afirmação da nossa existência. Porque nos destacamos dos demais, porque somos diferentes, a nossa imagem tem que transparecer a nossa essência.
Inspirado na nossa motivação, no primeiro elemento que todos os dias nos revigora as forças e a vontade de não baixar os braços e lutar por um futuro melhor…inspirado na nossa terra e num dos seus ícones mais marcantes, assim nasce o novo logótipo da JSD Trofa.
A Ponte Pênsil da Trofa, com toda a sua beleza e elegância tornou-se num dos símbolos do nosso concelho. Pela importância do monumento em si, pela força simbólica que a ponte, só por si representa, como elo de ligação entre as pessoas, assim se inspirou a nossa imaginação na criação do símbolo da nossa identidade.

Discussão Pública: Reforma Administrativa

"Venha dar a sua opinião em Discussão pública de todos os Bougadenses, a realizar no dia 31 de Outubro de 2011, pelas 21h, no Auditório da Freguesia." Fonte: http://www.jfsantiagodebougado.pt

Sessões de esclarecimento e discussões públicas sobre a Reforma Administrativa são claramente necessárias e uma mais valia para todos.

NÓS VAMOS LÁ ESTAR, E TU?

Mais informação: Agregação das Freguesias.

24 de outubro de 2011

A Petição Metro Trofa foi entregue hoje no Parlamento com 8178 assinaturas

"O troço da antiga linha ferroviária da Trofa que ia servir para o metro está ao abandono desde 2002. A suspensão da obra da extensão da Linha Verde, entre o ISMAI e a Trofa, motivou uma petição, com 8178 assinaturas, que foi hoje entregue no Parlamento."

Clica para ver a notícia no Jornal de Notícias e no PrimeiraMão.


Mais informação brevemente...

23 de outubro de 2011

JSD ON TOUR - JOTA'TE A NÓS - Santiago de Bougado


Mais uma paragem por uma das freguesias do nosso concelho, desta vez Santiago de Bougado, no passado dia 21 de Outubro. 

Continuamos a promover a proximidade junto dos jovens e a escutar o que nos têm a dizer, o que vai mal e o que há para melhorar na Trofa.


Para a semana há mais, não percam!!

Viva à Trofa!!
Viva a JSD!!

16 de outubro de 2011

JSD ON TOUR - JOTA'TE A NÓS - Guidões


A iniciativa começou ontem, dia 15 de Outubro, na freguesia de Guidões, e foi um sucesso!
A JSD Trofa vai continuar a marcar a agenda política no concelho. Freguesia a freguesia, vamos continuar a ouvir e a dar voz aos trofenses.
A juventude de Guidões mostrou que quer juntar-se a nós nesta luta por um futuro melhor para a Trofa.
Estamos a crescer, graças a todos nós.
Viva à Trofa!
Viva a JSD!

*A iniciativa foi tão boa que até os nossos colegas da JS nos fizeram companhia. Quem não tem ideias junta-se a quem as tem…

12 de outubro de 2011

Marquice II - Paços do Concelho

No seguimento do último post...
Em Julho de 2008, a Juventude Socialista da Trofa realizou uma campanha de divulgação de algumas das suas perspectivas sobre os reais problemas que os jovens trofenses e população em geral se defrontavam.
Mandou editar e distribuir pela população 4 cartazes:



Paços do Concelho – Obscuro

Diziam eles:

“Onde? Quando? E afinal quem decidirá? A JS Trofa fará o que tiver ao seu alcance para não deixar os trofenses de fora desta decisão. Porque já passaram muitos anos, muito dinheiro foi gasto e para já apenas temos pouco mais que uma casa arrendada...”

Em Setembro de 2011, dizemos nós:

Paços do Concelho – “ a Flutuar” ao sabor das ondas/correntes

Onde e quando, ainda ninguém sabe…,

"Será na Estação, porque  é mais barato. Não sabemos quanto custa mas sabemos que fica por metade", dizia a Presidente de Câmara 100 dias depois de tomar posse.
Agora será acolá pois na Estação já é mais caro…, presentemente  estamos  novamente a estudar outros aqui e acolá…

e os Trofenses fora destas decisões e sem serem ouvidos…

Mais, e pior, a verem gastar-se mais dinheiro com sonhos e decisões destemperadas.”

Decidir rápido é muito fácil, Decidir rápido e bem, não é para todos.

10 de outubro de 2011

Marquice I - Metro por resolver


Em Julho de 2008, A Juventude Socialista da Trofa realizou uma campanha de divulgação de algumas das suas perspectivas sobre os reais problemas que os jovens trofenses e população em geral se defrontavam.
Mandou editar e distribuir pela população 4 cartazes:

1.º Metro “Por Resolver”
Diziam eles:
Os Trofenses sentem-se angustiados com a situação do metro. Uma obra afinal POR RESOLVER.
Felizmente o governo mudou, e com o superior interesse que o governo PS tem demonstrado no desenvolvimento da Trofa é que é possível realmente avançar na obra do metro.”




Em Setembro de 2011, dizemos nós:
Metro Anulado
Com a Câmara Socialista e o seu Governo Socialista foi possível avançar com o Metro" – não com a obra mas com o seu funeral - a anulação da obra
FOI MESMO OBRA DESTE PS, MAS DE DESGRAÇA…

5 de outubro de 2011

Assembleia Municipal


No passado dia 29/09/2011 realizou-se mais uma assembleia municipal da Trofa, na qual foram discutidos novamente aspetos fundamentais para o desenvolvimento do nosso município.
No entanto, muitos problemas continuam ainda por resolver, e como se não bastasse, ainda foi aumentada a carga fiscal para os trofenses e empresas com sede na Trofa!!

Alguns dos problemas abordados são:

1º PDM – a Trofa continua sem ordenamento do território… O Plano Diretor Municipal (PDM) anteriormente elaborado e que esteve em Discussão Pública está completamente esquecido. A presidente Joana Lima alegou que estiveram a ser analisadas as cerca de 600 reclamações, as quais nem todas foram contempladas, e que estaria novamente em discussão brevemente. São precisos dois anos para analisar essas reclamações e proceder às mínimas alterações que seriam necessárias?!

2º Incumprimento da Carta Educativa do Município da Trofa – Já foi encerrada uma escola no nosso concelho, e prevê-se que outras venham a fechar… No entanto, a Câmara Municipal nada tem feito para atualizar a Carta Educativa Municipal, que deveria contemplar a reais necessidades educativas do nosso concelho.

3º Aumentos de impostos (Derrama, IMI, IRS, … ) - O IRS nunca esteve no nível máximo nos anos anteriores, o que vai penalizar ainda mais os trofenses, para além dos aumentos dos restantes impostos… Só não cobram mais porque já está tudo no limite legal…

Sobre este aspeto, foi levantada a questão do dinheiro usado para a distribuição dos livros a todas as crianças do 1º ciclo. No ano de 2010, a presidente disse que os livros apenas custaram 18 mil euros mas este ano custam 55 mil (o aumento não se ficou a dever ao aumento do IRS com certeza…). O Sr. Pedro Ortiga (PS) disse que isso era uma migalha perante a herança dos 68 milhões de euros vinda do anterior executivo… Continuam sempre com a mesma desculpa… Mas se a Câmara está assim numa situação difícil, continua-se a gastar com os que não precisam de ajuda?!
Ainda acerca dos aumentos de impostos, foi abordada a contratação de pessoal: foram contratadas 55 pessoas para colmatar os contratos que entretanto cessaram, contudo, já foram contratadas mais de 70 pessoas…

O que é certo é que a dívida da câmara continua a aumentar, dizem que continuam a “chover” faturas para pagar… Essas situações já deveriam estar colmatadas, há prazos que se devem cumprir, senão vão chegar ao final do mandato com contas ainda a chegar!!

4º Parque Sra. das Dores - para quando o início da realização do projeto, uma vez que a data de conclusão seria Junho de 2012… Nem deveria sequer realizar-se!! (Eng. Luís Pinheiro)

No final desta assembleia, e com intuito de abordar precisamente todos estes problemas que foram aqui enumerados e outros que persistem, a presidente da JSD, Sofia Matos, fez mais  uma intervenção, na qual questionou o executivo sobre os Paços do Concelho, o Metro, o PDM,  o investimento nos jovens do nosso município, e o futuro que estes terão.
Tudo coisas que a partida dariam como certas quando estivessem no poder e que não existem.
A resposta da Presidente da Câmara foi totalmente inconclusiva.