10 de outubro de 2011

Marquice I - Metro por resolver


Em Julho de 2008, A Juventude Socialista da Trofa realizou uma campanha de divulgação de algumas das suas perspectivas sobre os reais problemas que os jovens trofenses e população em geral se defrontavam.
Mandou editar e distribuir pela população 4 cartazes:

1.º Metro “Por Resolver”
Diziam eles:
Os Trofenses sentem-se angustiados com a situação do metro. Uma obra afinal POR RESOLVER.
Felizmente o governo mudou, e com o superior interesse que o governo PS tem demonstrado no desenvolvimento da Trofa é que é possível realmente avançar na obra do metro.”




Em Setembro de 2011, dizemos nós:
Metro Anulado
Com a Câmara Socialista e o seu Governo Socialista foi possível avançar com o Metro" – não com a obra mas com o seu funeral - a anulação da obra
FOI MESMO OBRA DESTE PS, MAS DE DESGRAÇA…

20 comentários:

  1. Manuel Machado10 outubro, 2011

    Este é só um aspecto.
    E as estradas? As estradas que sempre criticaram, continua a mesma coisa!
    Passou de uma "Energia para Mudar" para um "Energia para se financiarem".
    Rua com eles!

    ResponderEliminar
  2. As verdades, que REALMENTE fazem jus à palavra, são para ser ditas.
    JSD bom trabalho.
    Nenhum voto destes senhores se deve esquecer do que disseram. Nenhum dos trofenses que foram ILUDIDOS deve deixar para trás nenhuma palavrinha do que tanto andaram por aí a pregar.
    Desvendem estes mitos, por favor.
    Desmontem esses senhores, se faz favor.
    Rock on!!

    Cump,
    C.A.

    ResponderEliminar
  3. JSD,
    muito orgulho no trabalho que estão a desenvolver. A população trofense tem que saber a fraude que estes senhores são. Há uma grande diferença entre o Falar, o Fazer e o SER. E estes senhores são claramente uma má fase da vida trofense. A cada dia se vê cada vez mais o negro à sua volta. A cada dia que passa, a ilha está a diminuir e sabem o que vai ser mais giro? Ver o resto a saltar da ilha, a saltar, a fugir, a correr desenfreadamente. E aí, senhores, vem cada palavrinha ao cimo, chegam as verdades contadas por quem se juntou e agora pede rendição e desculpas a todos os trofenses.
    AIIIIIIIIIIII que vai ser bonito!!!

    Votos de continuação de um bom trabalho,
    Júlia Esteves

    ResponderEliminar
  4. Bom dia :)

    O metro podia não chegar à nossa cidade, mas ao menos ainda havia esperança, havia crer que iríamos poder ter o metro, mas quando temos uma deputada na assembleia da republica, bastante próxima da ministra das obras públicas e dos órgãos máximos de poder e nada consegue, não seria com o lugar de presidente de câmara que o irá conseguir. Facto disso é que o metro ter praticamente morrido de vez ao anular o seu curso. Resta-nos aguardar, mas sem grande esperança no futuro infelizmente....

    A juventude bandeira tão grande da JS, dizia que não era respeitada pelo anterior executivo camarário, eis que afinal tudo não passou de palavras.
    O facto de não existir ainda uma simples biblioteca, bem apetrechada de livros, não fazendo referência à biblioteca mínima da Casa da Cultura, obrigando assim os jovens da nossa cidade a ir para cidades vizinhas estudar....
    O concelho municipal de juventude, pelo que sei e penso que não estou errado é um órgão meramente consultivo, não sendo vinculativo é provável que grande parte das iniciativas propostas por este não saiam do papel.

    "Não sei quanto custa, mas custa metade, porque os donos são amigos da Trofa" - no que toca a negócios, não há lugar à amizades, ninguém ia vender terrenos por metade do preço, por causa de um suposto amor a uma localidade, perdendo assim dinheiro... apenas na cabeça de quem não é mt inteligente iria acreditar nisso. Afinal já não vai ser no parque da estação antiga, já vai ser no actual espaço do ciclo e afinal parece que já não vai ser lá... enfim a presa é inimiga da perfeição, quem vai com tanta sede ao pote desperdiça mais água que a que bebe.

    O futuro esta condenado e pronto já vem a resposta pronta "ai e tal os gajos do anterior executivo fod**** esta me**** toda", vamos ser sinceros, uma pessoa que é vereadora de um organismo não estava a par da situação do organismo a que fazia parte da direcção? O que ia para as reuniões da Câmara fazer? jogar as damas? Não olhava com atenção para a documentação?
    Todos nossos amigos, sabem que montar uma casa custa dinheiro e quem nada tinha, agora já tem e aliás tem de topo a nível nacional, poucos concelhos são os que tem saneamento a 90% e água em igual percentagem. Acham que tudo isto se paga com sonhos ou ideias?

    Podemos fazer tanta coisa pelo nosso futuro, sem gastar rios de dinheiro, cabe ao actual executivo "puxar pela cabeça", inovar e tentar fazer melhor que o executivo anterior.

    Por favor, não usem a desculpa de que os outros não fizeram logo nós também não vamos fazer, porque assim irão ficar iguais aos que tanto criticam e não irão inovar e melhor a vida dos trofenses

    ResponderEliminar
  5. lá diz o outro que bonito bonito é falar, fazer é que tá no caraças. Eles falaram tanto e agora béu. tristeza de energia.

    ResponderEliminar
  6. muito bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm muito bemmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  7. 1- Dizem eles que estão aqui para agradar: "tanto AGRADA aos pais trofenses". Acho que eles tão enganados quanto aos seus deveres.

    2- "práticas evitando o desnorte que caracterizava a anterior política educativa do concelho.Será assim tão difícil estar informado sobre os assuntos do concelho?" Quem é que anda desnorteado? Ai moço, deve ter sido uma rabanada de vento que te pôs assim tão baralhadinho.

    3- óh para eles: "Sugerimos aos membros da bancada do PSD: o site do município, a informação escrita da presidente, a comunicação social ou até o blog da JS Trofa." Que lindinhos! Sempre preocupados em fazer o bem ao próximo.

    Xinapá, que eu até fico sem palavras.

    Mas Jsd, não sei se deviam ter entrado no mesmo jogo de nomes. O que eles fizeram para além de ser insurrecto, é de uma falta de educação tremenda. Tem que se respeitar o outro, eles não o fizeram. Eles têm que saber que não estão a falar com os colegas da sua escola, mas sim com um colega de bancada. E por isto mesmo, sou benevolente com a escolha do vosso nome, posso não apreciar, mas aceito. Penso que só assim o outro senhor se toque da falta de senso presente em tal acto. Foi uma bela moeda de troca, pensando bem.

    Bora para a frente malta, que com aqueles srs. não se aprende nada.

    ResponderEliminar
  8. Maria Inês Soares10 outubro, 2011

    Tanto queriam fazer, tanta energia para mudar diziam ter, que pouco ou nada se fez, e o pouco que mudou foi para pior, como o caso do metro...
    Os trofenses podem agora agradecer à "menina do povo" em quem confiaram os seus direitos...

    ResponderEliminar
  9. Caros elementos da JSD,
    Saúdo o regresso do mundo dos mortos! Depois de voltarem a optar pela censura nos comentários (João Jardim ficaria orgulhoso) e de, com isso, terem levado o vosso blog a ser povoado por moscas, não posso deixar de felicitar que tenham conseguido reavivar a discussão de forma notável: em menos de uma hora colocaram um post online e conseguiram receber e aprovar 8 comentários( mais comentários do que o total dos últimos dois meses e meio)! A minha única dúvida é que, como habitualmente é tão demorada a aprovação destes comentários (chega a demorar dias) como fizeram para que se proporcionasse uma discussão tão dinâmica? Será que deixaram um dos vossos companheiros de plantão a aprovar comentários ou combinaram entre vocês comentarem todos para dar um aspecto de afluência anti-socialista? É curioso, principalmente porque não existe nenhum comentário discordante, em menos de uma hora apareceram 8 pessoas plenamente de acordo convosco e ninguém discordou. Ou será que se abafou alguma ovelha tresmalhada? Espero que não me aconteça o mesmo. Já agora, o titulo do vosso texto demonstra bem a azia causada pelos posts recentes da JS. Isso é uma total falta de criatividade! E comprova que agiram em reacção à JS e não por iniciativa própria.

    Posta esta introdução passemos ao tema, tão batido e gasto que tudo o que possamos dizer já foi dito e batido dezenas de vezes. Antes de mais devo salientar que a história é sempre a mesma, é só pessoas orgulhosas pelo facto de vocês meterem o dedo numa ferida cuja responsabilidade é tanto do PSD como do PS. Só o autismo de alguns sociais-democratas e a sua cegueira partidária é que não lhes permite ver isso porque venha quem vier o PSD também prometeu mundos e fundos e não conseguiu rigorosamente nada. Intriga-me que façam este assunto voltar a tona e fico a pensar que, à falta de outros temas tentaram manipular o do costume. É pena que o vosso pluralismo nunca vos tenha permitido abordar assuntos tão pertinentes como o envolvimento de Cavaco Silva na fraude BPN (fraude essa operada por distintos membros do PSD e antigos membros de executivos de Cavaco Silva), a manutenção da obra do TGV pelo actual executivo ou a integração da quase totalidade das medidas previstas no PEC_IV pelo executivo de Pedro Passos Coelho. Sobre a Madeira, nem uma palavra… Claro que me podem dizer que o vosso foco está na Trofa e ai eu relembro-vos que Portugal é um só país e que situações obscenas como o caso BPN ou a situação da Madeira também são da responsabilidade do PSD e essas mesmas situações destruíram a capacidade do Portugal de reinvestir na sociedade: isso reflecte-se nas tristes condições dos municípios.

    Quero finalmente salientar que em momento algum retiro responsabilidade ao PS na questão do metro que há-de chegar no tempo dos meus bisnetos. Mas deixem-se de hipocrisias e aprendam a assumir erros que também são do vosso partido. E caro anónimo, se se entrasse no jogo dos nomes, enterravam-se tantas pessoas ligadas ao PSD como ao PS, não vamos por ai porque telhados de vidro é o que há mais na política…

    Já agora deixo-vos uma questão: porque motivo estou banido de comentar no vosso blog? A censura não vos fica nada bem, faz parte da política saber lidar com opiniões discordantes.

    Cumprimentos,

    João Mendes

    ResponderEliminar
  10. Olá João,
    Embora não te conheça pessoalmente, já temos tido oportunidade de ter interessantes discussões, contudo existem distintas formas de ser socialmente activo! Respeito a tua opinião, como respeito diferentes opiniões…independentemente de concordar ou não com elas.
    Agora permite-me que te peça que te decidas…mas afinal queres que a JSD reaja ou não? Queres ver o blog activo ou não? Algumas vez viste algum comentário teu não ser aprovada no blog da JSD Trofa?
    Admito todas as críticas que possam ser feitas…desde que as mesmas sejam acompanhadas de soluções e alternativas! Já agora, o que é que o Cavaco Silva e o BPN, Alberto João e a Madeira ou o TGV, cuja obra já foi cancelada, têm haver com o problema que é tema do post que motiva esta discussão?

    Abraço,
    Sérgio Alves

    ResponderEliminar
  11. Maria Salgado14 outubro, 2011

    Boas,

    Desculpem-em mas não resisto em questionar, mas quem é o Sr. joão Mendes?.. Será frustrado?.. Será que só quer é atenção?.. Eu não sei, mas certamente que muito normal não deve ser, mas também tenho uma certeza, existem sitios próprios para resolver estes tipos de problemas..! Pelo que vejo tanto de um "lado como do outro" está tudo farto dos "sumos" azedos que faz sem qualquer sentido e horientação certa.. Que troca tintas.. Criticas não faltam nem custam nada fazer, agora fazer melhor a que não é fácil.. Desenvolva Sr. João Mendes.

    Maria Salgado

    ResponderEliminar
  12. Olá Sérgio, como estás,
    Antes de mais saúdo o facto de seres um dos raros elementos da JSD que efectivamente dá a cara pela estrutura. É lamentável que tantos abanem bandeiras em campanha mas não tenham coragem de expressar abertamente as suas opiniões com receio de repressões internas. Se tu o fazes, porque tanta cobardia? É algo que me deixa permanentemente intrigado…

    Já tivemos algumas discussões, umas mais abertas, outras mais aguerridas mas sempre as pautamos pelo respeito. O que eu vejo neste post é uma total falta de respeito por todos aqueles que fora da estrutura se deixam enganar por uma jogada montada de reacção à JS. Sempre fui a favor de uma intervenção mais activa e pragmática das “J’s” mas cada vez mais me convenço que para além da quase total ausência de independência da estrutura, as intervenções são quase sempre reacções à oposição e não iniciativas próprias (que também existem mas num registo residual). Repara que para além da evidente jogada combinada de intervenção concertada que permitiu que 8 pessoas comentassem no espaço de uma hora e vissem os seus comentários aprovados de imediato, o título das vossas duas últimas publicações reflecte uma espécie de guerrinha infantil onde nem para o título existiu a mínima originalidade.

    Dizes que toco alguns temas que não se enquadram na presente discussão e tens toda a razão. Mas como é meu hábito, justifico-te o porquê: pretendo com isso chamar a atenção a todos os sociais-democratas mais “fundamentalistas” que sempre que algo é publicado neste blog fazem todo aquele discurso da juventude irreverente que coloca o dedo na ferida e que tem coragem de falar sobre qualquer tema sem papas na língua. Nada mais falso! Por partidarismo viram-se impossibilitados de debater dois dos maiores escândalos financeiros em Portugal que mais prejudicaram os contribuintes: o caso BPN e a situação financeira encoberta da Madeira. E sabes porquê Sérgio? Porque ambos foram protagonizados por destacados elementos do PSD. E porque ainda que muitos de vocês acreditem que João Jardim é um autêntico ditador ou que Cavaco Silva está claramente envolvido do escândalo BPN simplesmente não vos é permitido reagir contra figuras do partido, é a total ausência de pensamento livre e independência. Por isso quando ouço falar de coragem, independência ou irreverência neste blog, em 99% das situações só me dá para rir porque tal simplesmente não existe.

    (continua)

    ResponderEliminar
  13. (continuação)

    Nem todas as críticas podem ser acompanhadas de soluções porque muitas das vezes, as situações a que se referem estão viciadas. Que tipo de soluções queres que te apresente para acabar com a ditadura do João Jardim numa ilha onde cerca de 25% da população trabalha directa ou indirectamente para ele e onde a oposição é claramente reprimida? Podia sugerir uma intervenção militar ou um simples golpe de Estado (a nível local) contra esse senhor, parece-te adequado? Em relação ao BPN, que tipo de soluções queres que te apresente? Que se criminalize quem obteve regalias não enquadráveis nos estatutos do banco como o sr. Presidente que foi, posteriormente financiado pelo mesmo banco através de canais indirectos? Vivemos num país corrupto onde o poder político é o principal alicerce dessa corrupção e onde o teu partido ocupa o topo da pirâmide de mãos dadas com o PS, qualquer solução que te possa apresentar será imediatamente entendida por ti e pelos teus pares como radical porque aparentemente vocês lidam bem com essa situação. Não me compete a mim encontrar soluções mas de vocês, jovens políticos das estruturas partidárias estão ai a fazer o quê? A seguir indicações do poder central sem questionar??? Que grande irreverência a vossa…
    Já agora Sérgio, e para fechar a minha intervenção, uma vez que me acusas de introduzir temas desenquadrados com a vossa publicação, explica-me lá qual é a pertinência de “ressuscitar” o tema do metro? Teve algo a ver com a intervenção do deputado Barbosa? Foi discutido na Assembleia? Ou surge como mero móbil de contra-ataque?

    Finalmente um reparo: não afirmei em momento algum que fui impedido de escrever ou censurado no vosso blog. Nas acontece que quando tentei postar o comentário anterior recebi uma mensagem automática da blogger a informar que estava impedido de comentar no vosso blog. O que queres que eu pense? No entanto não, nunca tive razão de queixa, algo que não posso dizer em relação a outros blogs.

    É sempre um prazer trocar ideias contigo, um abraço!

    João Mendes

    ResponderEliminar
  14. Cara Maria Salgado,

    Muito prazer, João Mendes. Sou uma pessoa livre que dá a sua opinião em espaços públicos quando entendo que devo dar e por norma surgem pessoas como a senhora que por não lidarem bem com a liberdade de expressão tecem comentários vazios e ridiculos com o intuito de provocar. sem sucesso.

    Não sou frustrado, felizmente não tenho motivos para tal. Atenção tenho mais que suficiente caso contrário a senhora não teria tido necessidade de vir aqui provocar. Não me dê atenção D. Maria Salgado, não preciso da sua mediocridade! Repare bem no seu comentário: não disse rigorosamente nada, atacou me sem um argumento válido e tenta falar em nome de várias pessoas quando não representa nenhuma. Por trás da sua assinatura pode muito bem estar um Pedro, uma Filipa, um Miguel ou um parolo frustrado qualquer. não sou troca tintas no contexto que me acusa (nem em nenhum outro) porque não apoio nenhuma estrutura partidária. Infelizmente a sua limitação impede-a de perceber que é possível concordar com alguns temas e discordar de outros. talvez seja fruto da sua ignorância, não sei. Se calhar falta-lhe cultura democrática, sabe o que isso é?

    numa sociedade livre como ainda acho que é a nossa, as opiniões são permitidas e tanto quanto sei este espaço é aberto. Não gosta? olhe para outro lado. Já agora quem é que faz melhor do criticar??a senhora quem nem a cara dá??? Desenvolva D. Maria Salgado! Porque eu justifico sempre as minhas opiniões, não ataco ninguém escondido atrás de um nome falso de forma baixa, limitada e profundamente idiota. Falta muita coragem nas estruturas partidárias.

    Já agora, os sitios próprios para resolver problemas como o seu chamam-se Escola Primária.

    ResponderEliminar
  15. Olá João,

    Diz um velho ditado lá do meu Douro que "…de políticos e de loucos, todos temos um pouco...", querendo-te eu com isto dizer que, directa ou indirectamente, todos nós fazemos um pouco de política todos os dias...quer nos identifiquemos ou não com algum partido político!
    Em todo o teu discurso gostei particularmente desta tua frase: "Que se criminalize quem obteve regalias não enquadráveis nos estatutos do banco como o Sr. Presidente que foi, posteriormente financiado pelo mesmo banco através de canais indirectos?"...certamente tens andado desatento em relação às últimas semanas, pois este governo já aprovou uma lei contra o enriquecimento ilícito, e a JSD está a levar a cabo um movimento de responsabilização criminal de todos os responsáveis e decisores políticos que prejudicaram ou mal geriram as finanças públicas! Para terminarmos este assunto, e relativamente às figuras de Cavaco Silva (que já tive oportunidade de te de dizer, de que não morro de amores) e de Alberto João, mais não posso esperar que a justiça finalmente comece a funcionar neste país!

    Em relação àquilo que tu falas como guerrinha infantil, apenas te digo que a JSD se pauta pelo respeito e coerência, mas daí a permitir que alguém que nos é próximo seja injusta e insensatamente criticado (para não dizer desrespeitado) não podemos admitir, e já agora se permites a crítica…ISSO EU TAMBÉM NÃO TE CRITICAR!
    Em relação ao metro…sim, foi assunto de discussão na AM, trazido pela JSD na pessoa da sua presidente, para que percebas que aquilo pelo que nos batemos ontem…é mesmo pelo que nos batemos hoje!

    É sempre um prazer,
    Abraço.

    Sérgio Alves

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Sérgio,

    Gosto desse ditado, aplica-se a mim na perfeição, a mim e a praticamente todos os que de uma forma ou outra se dedicam e interessam pelos "fenómenos" da política. Não estou desatento, estou bem a par da lei que referes mas infelizmente essa lei não pode ser retroactiva...quanto à manobra do vosso líder Duarte Marques, achei-a bastante hipócrita e facciosa na medida em que entendo que foi apenas uma forma subtil de responsabilizar José Sócrates pelo estado da economia de Portugal. Se fosse imparcial, Duarte Marques teria que referir o défice encoberto que Durão Barroso deixou anteriormente a José Sócrates ou a gestão danosa dos fundos europeus por parte de Cavaco Silva. Claro que ele não tem coragem para tal, da mesma forma que Pedro Passos Coelho não teve coragem de retirar a confiança política a João Jardim antes das ultimas eleições da Madeira. Eu apoiaria incondicionalmente a proposta de Duarte Marques se ela visasse o interesse nacional mas infelizmente apenas visa o ataque ao anterior governo, isso é óbvio. Mas é como dizes Sérgio, a justiça em Portugal não funciona como deveria e quem está no poleiro é praticamente intocável.

    Relativamente à defesa do Deputado Barbosa, pessoa por quem tenho estima apesar de não o conheçer pessoalmente, entendo que o deveriam ter feito de forma mais elevada e não como reacção "copycat" ao que a JS fez. Porque se reparares, vocês não defenderam o vosso colega, vocês atacaram o Marco Ferreira, e isso é muito diferente...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Boas João,
    Cada alma, sua sentença…e se tens andado atento como dizes, certamente já percebeste que a forma de estar na política (e até na vida) da JSD e da JS são bem distintas…mas alturas há em que mesmo não nos identificando de todo com certa tomada de atitudes, é necessário fazê-lo, pois acreditamos que a política tem que se fazer de valores, e quando os outros não o entendem…só mesmo lhes dando a provar um leve trago do seu próprio veneno o poderão entender!
    Em relação à medida que Duarte Marques apresentou e a JSD apoio com toda a força, certamente tens andado desatento…pois o que é defendido é que todos, sem excepção sejam punidos (os efeitos retroactivos em Portugal sabes tão bem como eu que são uma espécie de mito, e não podemos mudar o mundo em duas horas).
    Concordo inteiramente no que dizes em relação ao Cavaco (e continuo a não entender porque insistes em falar desse senhor), contudo não entendo porque não falaste no Eng. António Guterres, que mais que difundiu o culto do “NÃO TRABALHO…O ESTADO PAGA”, distribuindo rendimentos mínimos “a torto e a direito”! Posto isto…Durão, só lhe critico o facto de ter abandonado o barco em vez de lutar pelo país…pois o tal défice que referes, ambos sabemos de onde vinha!
    Alberto João, a piada nacional…achas que era inteligente por parte de um partido retirar confiança política a alguém três semanas antes de umas eleições? Quê…não apresentava candidatura? Onde esteve o ministério das finanças nos últimos anos que não teve qualquer percepção do que estava a passar na Madeira (poderá…andavam preocupados a esconder os buracos do continente), nesse aspecto João…sejamos coerentes!
    Eu compreendo que não te identifiques claramente com a direita, e respeito isso…agora daí a assumires, embora que disfarçadamente, o mesmo discurso que Jerónimo de Sousa em que a direita á culpada de todos os males da terra, é outra coisa bem diferente!
    Abraço,
    Sérgio Alves

    ResponderEliminar
  18. Olá Sérgio,

    Eu não nego algumas diferenças entre a JS e a JSD mas numa coisa são iguais: praticamente ninguém tem coragem de dar a cara pelas suas ideias. Existe muita cobardia percebes? Até porque muitas vezes vocês não acreditam nas decisões e opções dos vossos lideres mas preferem ser fieis ao partido do que à racionalidade ou a vocês próprios o que é uma pena...e por favor Sérgio, se falas em valores evita frases como "só mesmo lhes dando a provar um leve trago do seu próprio veneno o poderão entender!" porque isso é a contradição total com aquilo te dizes? ou achas que a forma de estar na política é olho por olho, dente por dente? Que os corruptos que controlam os aparelhos partidários e políticos pensem assim não é novidade mas tu que és jovem e tens outra visão e percepção do mundo devias estar bem mais à frente do que isso.

    Quanto ao Duarte Marques, a questão não é a proposta que ele fez e que eu subscrevo. A questão é a forma manipuladora como o assunto é colocado como se só o Sócrates fosse responsável pelos nossos problemas. Claro que não estou à espera de coragem e honestidade de alguém que está na linha de sucessão para ser ministro ou secretário de Estado. É o rumo natural das coisas, não é mesmo?

    O Guterres é farinha dos mesmo saco que os restantes, não penses nem insinues que o defendo, apenas entendo que de todos os PM's nem foi dos piores. Quanto ao Jardim, teria sido correcto que o PSD nacional lhe retirasse a confiança política e apresentar outro candidato. Optou por apoiar essa escumalha. Se achas que foi a melhor opção então nem sei o que te diga...mas assino por baixo quando referes o meu trabalho dos Ministério das Finanças. mas caso não saibas, o Tribunal de Contas emite um parecer anual onde avisou vários anos seguidos para o problema da Madeira. O problema é que o Cavaco, o Sampaio, o Durão e o Sócrates são muito ocupados e não tiveram tempo para o ler, era muito maçudo! Basicamente são todos incompetentes, tudo lixo.

    Eu não assumo discurso de Jeronimo nenhum meu caro, mas entendo que a direita é a principal responsável pelos problemas economicos e sociais que Portugal e a Europa atravessam. Seja pela via do capitalismo excessivamente selvagem que patrocinam, seja pela cobertura que dão a usura dos bancos, seja pela forma com permitem que as instituições financeiras manipulem os mercados, manipulação essa que levou à crises do subprime e da dívida soberana, seja pela forma como protege as grandes corporações e permite a destruição do comércio tradicional...tudo isto é fruto de política de direita! e claro que incluo o PS no pacote "direita" porque a nível económico, poucas são as diferenças...mas não me confundas que eu tenho plena consciência que o Partido Comunista não me apresenta qualquer solução viável de governação. mas tenho a certeza que os tachos, os subsídios para Migueis Maçedos ou os carros para Motas Amarais iam com certeza diminuir.

    um abraço

    ResponderEliminar
  19. Olá João,
    Cada um sabe de si, e como eu digo e defendo o que penso…seja onde for, estou de consciência tranquila! Em relação ao “dar-lhes do mesmo veneno”, meu caro, quem não se sente…ou não é filho de boa gente ou então, ou então tu sabes o resto…
    Em relação à Madeira, nunca me viste defender a candidatura de Alberto João, mas apresentar um novo candidato a três semanas de um acto eleitoral, antes de mais nem tão pouco era legalmente possível. Em relação à proposta que a JSD apresentou na pessoa do seu presidente Duarte Marques apresentou, sinceramente não sei que te diga mais…porque já discutimos a questão dos efeitos retroactivos, e sim eu também os defendo, mas não havia um único governante que passasse imune…quem deixaria passar tal proposta no parlamento?? Ninguém…é pena, é…mas o mundo não se pode mudar!!
    Em relação à colagem que fazem do PS à direita discordo totalmente, e esse, juntamente com o argumento de que a direita é pior de todos os males da Terra, é precisamente o argumento que a extrema esquerda, nomeadamente PCP e BE usam…contudo, já alguma vez alguém investigou a fortuna que esses senhores também têm acumulada??
    Se queres saber onde residem os principais problemas económicos que proliferam na Europa e em Portugal, eu digo-te…em primeiro lugar e como já estamos fartos de falar, na especulação financeira e nos favorecimentos de diversas ordem, e depois no elevado peso que o tão aclamado Estado Social veio a assumir…principalmente quando governos como os de Soares e Cavaco aceitaram diminuir cotas de produção dos sectores primário (e também secundário) em troca de fundos comunitários para a construção de infra-estruturas…que sim, eram importantes, mas que eu preferia ter visto serem construídas porque o país criava riqueza para tal; e depois para dar a estocada final e tornar este país definitivamente preguiçoso, a proliferação de subsídios e rendimentos por parte dos estado a “muito boa gente”, plena de saúde e capacidade para trabalhar…incutindo definitivamente a mentalidade de que o estado é que tem a obrigação de garantir, e perdoa-me a expressão, cama mesa e roupa lavada (e se não for pedir demais…Sportv para ver a bola), esses são os reais problemas deste país!
    E para terminar, porque acho que é justo fala-lo, embora seja duro todos os dias ouvirmos que vamos passar por tempos difíceis, mais do que nunca é importante que os portugueses tomem rela consciência do estado em que o país está…e te digo, se este governo não nos tirar da situação em que estamos…penso que nenhum o fará! Agora, vamos é todos rezar para que o senhor do bolo rei de uma vez por todas que convença de que não o centro das atenções do PSD, nem da JSD e muito menos de Portugal!!!
    É sempre um prazer partilhar ideias contigo, e de lamentar que grande parte dos jovens não se interessem por tão importantes questões,
    Um abraço,
    Sérgio Alves.

    ResponderEliminar
  20. Olá Sérgio,

    Desculpa a demora, tenho estado bastante ocupado.

    Acho que não vamos continuar a bater na mesma tecla. Acho que as nossas posições são bem claras mas não deixo de saudar a capacidade que tens de olhar primeiro para as tuas convicções e só depois para o teu partido. Se mais fossem como tu, provavelmente não viveríamos num país tão apático e incapaz de se impor contra a imoralidade e incompetência dos nossos dirigentes políticos...

    Gostava apenas de te explicar porque argumento que o PS é, na minha opinião, um partido de direita. Em primeiro lugar porque o modelo económico que é normalmente serve de linha de orientação para os governos PS é o neo-liberal, uma linha de pensamento tipicamente de direita. Não te deixes iludir com migalhas pseudo-sociais, são pura ilusão, nada mais. Em segundo lugar porque se fores analítico vais perceber que o sistema político não muda praticamente nada quando os governos do bloco central se vão sucedendo. É sempre mais do mesmo. Já agora, a que milionários do PCP e do BE te referes. Não os estou a defender mas não me lembro de nenhum deles que anda a saltar da política para fundações, institutos públicos e empresas estatais. Mas poderá ser apenas desconhecimento. De qualquer forma, nunca disse que eles eram melhores ou piores que os seus congéneres dos restantes partidos. Uma coisa eu sei: muitos destacados membros do PSD e do CDS foram destacados fascistas e alguns comunistas ainda no activo lutaram pela pouca liberdade individual que hoje temos. E lembra-te que nenhum destes partidos governou efectivamente e como tal não os posso relacionar directamente com os sucessivos erros dos governos desde 1974, é simples. Mas se me perguntares se são eles a solução, digo-te que não.

    subscrevo na integra o que dizes sobre os governos Cavaco e Soares como subscrevo a critica aos rendimentos minimos. finalmente quero relembrar-te que as acções que estão a ser levadas a cabo pelo actual executivo foram as mesmas que a Grécia tomou e o resultado foi o que se viu. Claro que a nossa situação é diferente mas gostava de te relembrar que tirar poder de compra a classe média tem efeitos terríveis a nível do consumo interno e vai apenas gerar uma espiral de falências e abrandamento brutal da economia. Com o tempo constatares o que te digo.

    Um grande abraço, temos que conversar um dia destes pessoalmente!

    João Mendes

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.