5 de outubro de 2011

Assembleia Municipal


No passado dia 29/09/2011 realizou-se mais uma assembleia municipal da Trofa, na qual foram discutidos novamente aspetos fundamentais para o desenvolvimento do nosso município.
No entanto, muitos problemas continuam ainda por resolver, e como se não bastasse, ainda foi aumentada a carga fiscal para os trofenses e empresas com sede na Trofa!!

Alguns dos problemas abordados são:

1º PDM – a Trofa continua sem ordenamento do território… O Plano Diretor Municipal (PDM) anteriormente elaborado e que esteve em Discussão Pública está completamente esquecido. A presidente Joana Lima alegou que estiveram a ser analisadas as cerca de 600 reclamações, as quais nem todas foram contempladas, e que estaria novamente em discussão brevemente. São precisos dois anos para analisar essas reclamações e proceder às mínimas alterações que seriam necessárias?!

2º Incumprimento da Carta Educativa do Município da Trofa – Já foi encerrada uma escola no nosso concelho, e prevê-se que outras venham a fechar… No entanto, a Câmara Municipal nada tem feito para atualizar a Carta Educativa Municipal, que deveria contemplar a reais necessidades educativas do nosso concelho.

3º Aumentos de impostos (Derrama, IMI, IRS, … ) - O IRS nunca esteve no nível máximo nos anos anteriores, o que vai penalizar ainda mais os trofenses, para além dos aumentos dos restantes impostos… Só não cobram mais porque já está tudo no limite legal…

Sobre este aspeto, foi levantada a questão do dinheiro usado para a distribuição dos livros a todas as crianças do 1º ciclo. No ano de 2010, a presidente disse que os livros apenas custaram 18 mil euros mas este ano custam 55 mil (o aumento não se ficou a dever ao aumento do IRS com certeza…). O Sr. Pedro Ortiga (PS) disse que isso era uma migalha perante a herança dos 68 milhões de euros vinda do anterior executivo… Continuam sempre com a mesma desculpa… Mas se a Câmara está assim numa situação difícil, continua-se a gastar com os que não precisam de ajuda?!
Ainda acerca dos aumentos de impostos, foi abordada a contratação de pessoal: foram contratadas 55 pessoas para colmatar os contratos que entretanto cessaram, contudo, já foram contratadas mais de 70 pessoas…

O que é certo é que a dívida da câmara continua a aumentar, dizem que continuam a “chover” faturas para pagar… Essas situações já deveriam estar colmatadas, há prazos que se devem cumprir, senão vão chegar ao final do mandato com contas ainda a chegar!!

4º Parque Sra. das Dores - para quando o início da realização do projeto, uma vez que a data de conclusão seria Junho de 2012… Nem deveria sequer realizar-se!! (Eng. Luís Pinheiro)

No final desta assembleia, e com intuito de abordar precisamente todos estes problemas que foram aqui enumerados e outros que persistem, a presidente da JSD, Sofia Matos, fez mais  uma intervenção, na qual questionou o executivo sobre os Paços do Concelho, o Metro, o PDM,  o investimento nos jovens do nosso município, e o futuro que estes terão.
Tudo coisas que a partida dariam como certas quando estivessem no poder e que não existem.
A resposta da Presidente da Câmara foi totalmente inconclusiva. 

2 comentários:

  1. Muito Bom dia,


    Aqui vejo uma boa síntese de tudo o que se passou na Assembleia Municipal de Setembro, quase já a fugir para Outubro. Parabéns a quem o escreveu, porque tem, claramente, um óptimo sentido crítico e acima disso, uma óptima capacidade de aglutinação de informação.
    Passei aqui para congratular a JSD Trofa pelo trabalho que estão a desenvolver. Constato, que actualmente na Trofa há dois tipos de política: aquela que luta contra a maré de calúnias e trabalha pelo melhor para o nosso Concelho (PSD) e aquela que tem uma única energia saudosista, leia-se respira, cheira, abraça, vive o passado. Essa Energia, para além de ser infrutífera, subsiste unicamente para se servir de uma verborreia inalienável e inapropriada que tenta, qual polvo, lacerar a população trofense, tentando assim dosificar o “passa-a-palavra” da sua ineptidão e fracasso.
    Sei e compreendo que a adaptação e desenvoltura não sejam fáceis, principalmente quando se chega a uma casa liderada por outro grupo durante dez anos. Mas meus prezados senhores, já se passaram Dois anos. Enquanto Trofense, sinto-me um pouco desiludida com este executivo. Pensei dar-lhes um ano de tolerância, foi o que fiz. Ouvi o apontar do dedo, as difamações, as incongruências. Ouvi tudo e observei, pensando sempre quer no bem do Concelho, quer na tal energia que este Executivo tanto promoveu e prometeu aos trofenses que, caíram no erro de crer nele. Caros amigos, já vamos no segundo ano, repito Segundo, e o que vejo? A mesma política da inverdade e inépcia. Chego a esta conclusão: INCAPACIDADE. Ressalvo novamente que os deixei na dúvida de trabalho razoável.
    O certo é que quem vive do passado, dificilmente consegue projectar e delinear um bom futuro. Quem anda para trás, meus caros amigos, é o caranguejo, não a Trofa. Quem vê agora o FUTURO COMPROMETIDO? Aqueles que têm a capacidade de trabalhar, olhar e andar em frente e não aqueles que só sabem andar para trás. E quem anda a olhar para trás bate sempre em postes ou árvores, e isto não são percalços, são soundbites vergonhosos que servem como peneira para a incapacidade.
    Aprecio a crença milagreira do executivo. Aprecio, ainda mais, os seus fiéis.
    Envergonha-me a falsa modéstia presente nestas Assembleias Municipais.
    Fico incrédula com a falta de educação que se vê por parte de uma Estrutura Socialista.
    Fico triste com o rumo que a nossa Trofa tomou como certo e que agora está a aclamar pelo passado. E deve ser precisamente por causa disso, que este Executivo não deixa esquecer o anterior.
    Não posso terminar sem congratular a intervenção feita pela JSD no período do público. Muito, muito bem caros colegas. Peço que seja colocado aqui, no Blog, o discurso feito pela nossa presidente, só desse modo é que se vai poder divulgar precisamente cada palavra do que foi dito e questionado pela JSD.


    Com os meus cordiais cumprimentos,
    Luísa Campos

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a Luísa Campos, nomeadamente na necessidade da intervenção da presidente da JSD ser exposta também aqui no blog, para que todos os trofenses percebam o que realmente foi dito naquela assembleia e o significado da sua mensagem, e não lerem apenas aquilo que aos outros lhes convém dizer...

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.