30 de janeiro de 2010

Falam, falam, mas ninguém os vê fazer nada

Com vontade de participar de forma impulsionadora no futuro do nosso jovem concelho, decidi recentemente aderir a uma estrutura partidária juvenil. E outra não poderia ser que não a JSD Trofa. Desde logo, por ser a única que conhecia à data, sendo que só mais tarde ouvi falar na existência de uma outra.

A este argumento acresce o visível e reconhecido trabalho que a JSD Trofa tem feito ao longo dos últimos anos, praticamente desde a criação do concelho.

São inúmeras as actividades bem sucedidas e em prol do concelho de que fui tendo conhecimento, e mais recentemente participado.

Entre as mais recentes, foi com orgulho que colaborei na organização de dois grandes eventos a pensar nos mais desfavorecidos, o Festival de Tunas da Trofa e o Espectáculo de Comedia e Dança em Alvarelhos.

É, para mim, muito gratificante ter contribuído para algo tão nobre como foi o objectivo destes acontecimentos. É também com muito agrado que integro uma estrutura com um historial tão rico de actividades, desde o intuito altruísta da solidariedade, à formação política, passando por actividades lúdicas e desportivas até ao carácter cultural e ambiental das nossas acções.

Porém, e para meu espanto, por oposição a este nosso dinamismo, deparo-me com um amorfismo por parte da outra estrutura partidária juvenil “activa” no concelho. Já dizia o outro, “Eles falam, falam, mas não os vejo a fazer nada!”.

Não obstante, tenho observado por parte dessa outra estrutura, uma excessiva necessidade de se auto-proclamar como única estrutura activa, pretendendo assim, camuflar a sua falta de actividade, de ideias e de empreendedorismo.

Diz-se, não raramente, que uma mentira dita muitas vezes, torna-se verdade, todavia, contra factos não há argumentos. A JSD Trofa tem mostrado aos trofenses que é a única com capacidade para realizar algo em prol da juventude e da Trofa.

Fazemos algo concreto, a nossa obra é visível, deixamos a nossa marca na história do concelho, não nos ficamos pelas palavras, pois “palavras, leva-as o vento”.

Para minha surpresa, dei conta recentemente da primeira actividade da JS Trofa: um passeio BTT. Ora, não poderia eu achar melhor analogia, pois ao dar os seus primeiros passos na política, a JS Trofa tem ainda muito que pedalar.

Felicito esta estrutura pela sua iniciativa, esperando que muitas outras venham, para que, acima de tudo, a Trofa possa sair a ganhar.

Sofia Helena Matos

4 comentários:

  1. E é uma honra ter-te na JSD conosco Sofia!
    Tens muita vonatade de fazer, é mesmo isso que queremos, FAZER!
    "Para a frente é que é o caminho!" :)

    ResponderEliminar
  2. + de 2 anos nesta familia muito cresci, muito aprendi obrigado pelo que me ensinaram

    ResponderEliminar
  3. Sofia,
    Parabéns pelo texto. Sintetizas claramente as diferenças entre as duas estruturas políticas juvenis. Para a frente é que é o caminho! :-)

    Pedro Dias

    ResponderEliminar
  4. Se o artigo do Vítor esmiuça de forma clara os argumentos do presidente da JS o teu conta a tua visão e experiencia política (embora ainda curta) de uma forma sincera. Evidencias muito bem as diferencas entre as duas estruturas politicas: A que faz e a que diz que faz, a tal que fala fala fala mas ninguem os vê a fazer nada. De facto, basta um simples analise dos blogs das duas estruturas para se perceber as diferencas, num veêm-se actividades e politica pela positiva, noutro vê-se apenas o "bota-abaixismo" a politica da calunia e da intriga, sem ideias sem actividades que apenas se limite a "auto-ploclamar como unica estrutura activa" como tu muito bem disseste, pois e a unica forma de enbrir o facto de pouco ou nada fazerem. Dizem isto até a exaustao até que as pessoas se acreditem.

    Parabens pela forma sincera e pessoal como diferencias o trigo do joio.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.