1 de janeiro de 2010

Mensagem de Ano Novo

Findo 2009, cumpre fazer um balanço sobre os últimos 12 meses e analisar o que de melhor e de pior aconteceu na esfera política. Num ano marcado por três importantes actos eleitorais, que definem o fim de um ciclo e o início de um outro, as coisas não começaram mal para o PSD. Com uma surpreendente(?) vitória do PSD, tendo o Dr. Paulo Rangel e a Dra. Manuela Ferreira Leite assumido o protagonismo e a responsabilidade da mesma, o PSD começou o "jogo" a ganhar 1-0 vencendo as Europeias. A onda laranja criada e o renascer da esperança no PSD criou a expectativa que a "Política da Verdade" poderia levar a melhor sobre as políticas de "desGovernação" a que os portugueses assistiram nos últimos 4 anos e meio, sem que nada pudessem fazer. Até bem próximo das eleições, tendo as sondagens que aproximavam o PSD do PS contribuído para isso, o que foi impensável durante muito tempo tornou-se verosímil - Manuela Ferreira Leite poderia derrubar José Sócrates. No entanto, e apesar de já não conseguir manter a maioria absoluta, o PS venceu as eleições. Os portugueses quiseram que José Sócrates se mantivesse a governar o país. O PS empatava o "jogo" 1-1. 15 dias depois os portugueses foram de novo chamados às urnas para decidir quem queriam a dirigir as suas autarquias. Se por um lado o PSD conseguiu ganhar a maioria das autarquias, por outro o PS aproximou-se do PSD, ganhando mais autarquias que em 2005. As opiniões divergem sobre quem saiu vencedor. Como trofense sinto-me na obrigação a dar a vitória ao PS por, entre outras, ter conseguido conquistar a C. M . Trofa. Este foi, sem dúvida, o ano do PS, principalmente a nível local. Com o terminar deste ciclo eleitoral, um novo ciclo político se iniciou. Salvo algum imprevisto, os próximos 4 anos de Governação apenas serão "interrompidos" pelas eleições presidenciais que pouco interferirão nas políticas a seguir, a nível local e nacional. Estão, portanto, criadas condições de estabilidade política para que, quem tem a responsabilidade de tomada de decisões públicas, as possam tomar confortavelmente. O facto de o actual executivo camarário partilhar da mesma cor política do Governo, muito poderá contribuir para que todos os processos sejam mais céleres pela facilidade de "diálogo". Aliás, tal facto não terá sido alheio a muitos dos quase 11 mil trofenses que votaram no Partido Socialista. Desejo para 2010 um ano repleto de boas decisões e de políticas empreendedoras e construtivas quer do novo Governo quer do novo executivo Camarário, para que possamos, daqui a 1, 2, 10... anos, estar com melhor qualidade de vida que hoje. A ti, que nos acompanhas, desejo um 2010 com o tradicional realizar de muitos sonhos, e que juntos, possamos contribuir para melhorar o meio que nos rodeia. Alberto Fonseca

5 comentários:

  1. Até pela forma como falam se vê a diferença entre esta e a outra juventude politica! Força aí juventude, vocês é que têm de levar este barco para a frente! Bom ano para vocês com uma oposição construtiva.

    ResponderEliminar
  2. mas a "outra juventude politica" nao vos sai da cabeça?

    ResponderEliminar
  3. Muito bem dito: Mais importante do que ganhar um ou outro é haver trabalho de ambos os lados e que o povo mantenha uma mente aberta. Apenas temos a ganhar com isso.
    Mais digo, perder graciosamente é uma das qualidades consequente do principio que melhor nos distingue da ideologia socialista, e sinto imenso orgulho em que a nossa liderança a tenha absorvido!

    ResponderEliminar
  4. sim sim, perder graciosamente...por isso é que ninguem, mas ninguem mesmo, congratulou o PS pela vitória mas isso é apenas a confirmação da arrogância e prepotencia reconhecidas no PSD. Mas esses adjectivos, na Trofa, fazem parte da ideologia PSD

    ResponderEliminar
  5. Oh Joao, m ixu foi por n tarem habituados a perder. n sabiam o k fazer pk era uma csa nova. tens k os desculpar pk e a 1a vez. axim como governar e uma csa nova pra joana e ela tb ainda n saber bem o k fazer. mas ja la vao 3meses e continua sem saber o k fazer..

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.