19 de abril de 2012





COMUNICADO
ARROGÂNCIA E IRRESPONSABILIDADE DA CÂMARA SOCIALISTA

É preciso falar verdade aos Trofenses:
Na passada 5ª feira teve lugar uma Assembleia Municipal para deliberar sobre o Plano de Reequilíbrio Financeiro para o Município da Trofa, proposto pela Câmara Socialista.

É de lamentar a ausência da Presidente de Câmara na discussão de um documento tão importante e fundamental para o concelho da Trofa como o Plano de Reequilíbrio Financeiro. Nada se devia sobrepor em agenda à discussão deste documento, o que demonstra a falta de responsabilidade política da Presidente de Câmara que para além de não ter estado presente, delegou em dois vereadores a assumpção de uma responsabilidade demasiado importante para o futuro da Trofa.
Será que foi estratégia política? Será que foi desconhecimento do documento? Será que foi receio e medo de assumir o documento proposto?
  
Que fique desde já claro que o PSD Trofa:

- É a favor de um Plano que reequilibre as Contas do Município da Trofa;
- Entende que as dificuldades gerais por que passam as Câmaras Municipais no país e as exigências decorrentes da nova legislação (Lei dos Compromissos) determinam a necessidade de satisfazer os compromissos de curto prazo.

Mas, o PSD Trofa não pode pactuar:

- Com um Plano que a Câmara elaborou fugindo ao diálogo com qualquer outra força política, Juntas de Freguesia ou movimento Associativo do Concelho, quando são estes os principais visados nos cortes cegos que a Câmara Municipal se preparava para fazer;
- Com uma operação para os próximos 20 anos em que durante os primeiros 5 anos só se vai pagar juros, de aproximadamente 10 milhões de euros, não havendo qualquer amortização do empréstimo.
- Com cortes nas transferências para as Juntas de Freguesia que atingiriam 48%, retirando a estas quaisquer possibilidades de efetuarem investimentos.
- Com cortes para as Associações do Concelho, no mínimo em 26%, dando assim uma machadada na ação altamente meritória que estas têm em termos sociais, desportivos, culturais e ambientais.
- Com a má-fé demonstrada ao colocarem no documento um corte de 48% nas transferências para as Juntas de Freguesia, mas depois virem dizer que afinal o corte seria só de 20%, para tentarem apanhar os votos dos Presidentes de Junta na Assembleia Municipal.
- Com a ausência de qualquer reforma na organização dos serviços da Câmara. Cortar é nos outros, pois cá dentro é manter tudo como está.

Por tudo isto, queremos deixar bem patente que na Assembleia Municipal não fugimos a qualquer responsabilidade, antes pelo contrário, mostramos toda a responsabilidade ao apresentar um requerimento que possibilitava a criação de condições para evitar o colapso do Concelho daqui a meia dúzia de anos. Fomos mais uma vez confrontados com a intolerância e arrogância desta Câmara Socialista, ao recusar qualquer proposta de melhoria. Perante tal circunstância, o PSD não viu outra solução que não deixá-los a falar sozinhos. Talvez agora percebam que precisam dialogar connosco, porque o que nos move é apenas os superiores interesses do Concelho da Trofa.

Para concluir este episódio de falta à verdade, intolerância institucional e arrogância política, basta olhar para o comunicado da Câmara Municipal, onde esta assume um papel de mera luta partidária, com falsidades pelo meio (exemplo 1: voltam a falar de uma dívida de 66 milhões de euros, quando o plano que eles próprios apresentaram indica o valor de 50,8 milhões de euros; exemplo 2: afirmam que só os elementos do PSD abandonaram a votação quando na realidade também os elementos do CDS o fizeram) e não o papel institucional de que está investida como entidade máxima da administração do nosso Concelho.

Caros Trofenses,
Já todos percebemos que com gente desta na Câmara não vamos lá. A Trofa precisa de outra forma de fazer política, preocupada com o futuro, com capacidade para dialogar, capaz de fazer reformas na administração do Município e sobretudo com abertura para estabelecer consensos alargados com as forças vivas do Concelho, sendo geradora de esperança para todos.
O PSD Trofa está convosco nesta caminhada, acautelando sempre o presente para salvaguardar o futuro. Esta é a garantia que vos damos.




2 comentários:

  1. Juliana Costa23 abril, 2012

    É assim mesmo PSD, denunciar com coragem estas politicas vergonhosas dos socialistas.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Os Xuxialistas são mm uns enganadores.
    Como é possível tanta descaradez e irresponsabilidade.
    é correr com eles para Santo Tirso.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.