30 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal - 2009.12.29

Na Assembleia Municipal de ontem, o presidente da JSD usou da palavra por duas vezes, para se dirigir à Sra. Presidente de Câmara. Na primeira, antes do período da ordem do dia, inconformado com a anulação do concurso público da empreitada de Saneamento Básico da Vila do Coronado (2ª fase), e na defesa dos interesses das populações de S. Mamede do Coronado, S. Romão do Coronado e Covelas, questionou a Sra. Presidente sobre o motivo de tal anulação, tanto mais que, no mínimo, só daqui a um ano poderá ser lançado novo concurso público. Terminou questionando se a Dra Joana Lima considera que existem trofenses de primeira e trofenses de segunda?!? A Presidente da CM Trofa alegou a falta de dinheiro da câmara para fazer tal obra. Mas esse mesmo dinheiro não faltou para que pudesse cumprir o seu manifesto eleitoral baixando 50% a tarifa de adesão! A injustiça é dupla: por um lado não há dinheiro para concluir a obra em todo o concelho, existindo trofenses de primeira e trofenses de segunda; por outro já há dinheiro para baixar a tarifa a quem adiou o pagamento da mesma, penalizando quem cumpriu atempadamente. Na segunda intervenção, Alberto Fonseca, congratulou a Dra Joana Lima pelo aumento do Mapa do Pessoal em quase meia centena de pessoas! Num tom irónico, louvou a atitude do actual executivo camarário em contribuir para ajudar o Sr. José Socrates a cumprir a promessa dos 150.000 novos postos de trabalho! Numa altura em que o desemprego é o tema dominante, em todo o país, o presidente da JSD não quis deixar de dar os parabéns à Sra Presidente pela sua preocupação com este tema. Estranho é que a Sra. presidente esteja a enviar para o Desemprego quase todos os contratados a prazo! Até na sua própria resposta foi incoerente ao dizer que, "infelizmente" muitos contratos não foram renovados e que os 50 novos funcionários não serão suficientes! Em que é que ficamos Sra. Presidente?

38 comentários:

  1. Manuel Maria


    Ficamos que aquilo foi uma comédia do principio ao fim, como se diz 50 novos elementos para o quadro é pelos motivos que todos sabemos e quem estava em contrato vai de vela.....

    O presidente da JSD esteve muito bem, mostrou que a pesar de por vezes ser um pouco reservado consegue estar a altura do compromisso quando é chamado a eles

    ResponderEliminar
  2. Afonso Azevedo30 dezembro, 2009

    o Berto teve duas péssimas intervenções.

    a primeira demonstrou falta de conhecimento, pois a anulaçõa refere-se a um famosos concurso em que a anterior camara escolheu um dos orçamentos mais caros!

    em relação à 2ª, a sua ironia e sarcasmo saíram furadas. o que há na verdade na nova câmara é masi rigor e o fim daqueles contratados para funções pouco claras

    ResponderEliminar
  3. Afonso Azevedo30 dezembro, 2009

    e mesmo na escrita deste post tiveste mal Berto, o que a Drª Joana quiz dizer foi que, os 50 novos contratos nao sao suficientes para cobrir a totalidade dos contratos precarios que existem na câmara já há varios anos e foram obra do anterior executivo

    era de bom tom corrigires o texto

    ResponderEliminar
  4. Nao pude assistir a assembleia municipal, mas pelo que ja li aqui, concluo que o novo executivo para além de mostrar uma incoerencia medonha nas suas decisoes (que provocam consequencias demasiado graves aos lesados), revela uma pavorosa desconexão entre o que diz e o que executa.
    Nada melhor para demonstrar a falta de honradez deste executivo. Nada que eu nao prevesse que fosse acontecer!
    Não ha almoços grátis e os trofenses iludiram-se excessivamente.

    ResponderEliminar
  5. Afonso Azevedo31 dezembro, 2009

    pois Sofia, mas o que leste são inverdades. nada que uma acta nao resolva

    Uma boa noite e um bom 2010 para todos vós

    ResponderEliminar
  6. sabem o que é que era de valor mesmo?
    mandarem erguer uma estátua da Dra Joana Lima no centro da Trofa e uma em miniatura nos vossos palacetes. Só por ela evitar os vossos pastores (pontes, jaime, dino etc etc) da prisao.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem Berto, a Joana até tremia sempre que falavas. e as respostas sempre contraditorias: ha ou nao ha dinheiro? ha ou nao ha necessidade de mais funcionarios?
    Foste muito pertinente e assertivo. mais uma vez se demonstra o valor da JSD! Sempre atenta aos problemas do concelho.

    ResponderEliminar
  8. certamente aqui a amiga Sara estava a tocar não na Joana, mas sim na Dra Joana Lima, cada vez que o "Berto" falava, já que diz que ela tava a tremer. ahh, espere, acho que ela sofre de parkinson. ou então sofre de inteligencia superior a vossa. estou em duvida.

    ResponderEliminar
  9. Há na blogosfera quem trate a ex.ma Sr.ª Presidente da Câmara por Dr.ª Joana Lima e até corrigem com insistência quem apenas a refere como Joana.

    Servos obedientes estes simpatizantes Socialistas, que a Sr.ª Presidente da Câmara tem.

    P.S. - É curioso, nos cartazes de campanha para as Autárquicas só me lembro de estar escrito "Joana Lima".

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de dar os parabens ao Dr. Alberto Jorge pela excelente prestação na assembleia municipal porque, demonstra rigor, inteligência e tempestividade nos comentários, sendo certo que percebo a angustia de quem aqui comenta, uma vez que estavam à espera de um mandato tranquilo com pouca ou nenhuma oposição, mas estão redondamente enganados.

    depois já por uma vez perguntei mas ninguém me respondeu, porque é que fazem tanta alarido quando se trata a sra. presidente por Joana Lima sem levar o anexo dra.? Podem dizer qual a licenciatura que tem? para que serve?

    Bom Ano para todos.

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente Costa.

    So quem nunca a ouviu falar é que pode querer chamar-lhe dra Joana Lima.
    Gostava so de acrescentar que mesmo que tenha uma licenciatura pode nao ser suficiente para ser dra. O país realmente esta perdido mas acho que ainda nao chegamos ao ponto de ter uma pessoa assim e essa mesma pessoa ser dra.

    Bom ano para todos e força JSD! Continuem com o excelente trabalho que tem desenvolvido.

    ResponderEliminar
  12. É doutor quem frequentou e concluiu com sucesso um doutoramento!
    A 'Joana Lima' é uma senhora LICENCIADA em Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, sendo que nesse mesmo curso nao ha registo de doutoramentos, apenas de mestrados.

    ResponderEliminar
  13. Entao cara Sofia Matos e caro Costa, o Dr. Alberto Jorge também passa a ser só Alberto. Ou nao me diga que já é doutorado?

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo (12:54), embora nao me pareça pretinente estarmos a discutir esta questão aqui, é sempre bom esclarecer as coisas de forma imparcial. A palavra doutor vem do latim "docere" que significa ensinar, ou de "douto" que significa instrucção. Na forma correcta e nao como se faz actualmente no seio da comunidade, a palavra doutor nao se emprega como uma forma de tratamento, muito menos para enaltecer alguem no seu meio social; é sim um título meramente académico que se aplica a quem alcançou o mais alto quadro academico - o doutoramento e com ele desenvolveu e defendeu uma determinada tese.
    Posto isto, e como acredito desde ja na sua prespicácia, encontre neste meu comentário as respostas às suas questões.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde a todos:

    Uma vez mais verificamos que a Dr.a Joana Lima não foi capaz de manter uma linha de orientação coerente! Já o Dr. Alberto Jorge foi bastante perspicaz nas suas observações, demonstrando saber e conhecer quais os anseios e as preocupações de todos os trofenses.

    Sei qaue nem sempre é fácil dar resposta a todas as questões, mas quem se propõe para presidir uma Câmara Municipal, tem de estar preparado para tal e actuar em conformidade, não é verdade? Se tal não se verificar é porque não tem capacidade para tal.

    (Faço uma pequena ressalva pelo facto de mencionar o nome do Presidente da JSD precedido da abreviatura de doutor, mas como para mim todo o cidadão tem direitos iguais, e como não pretendo ferir susceptibilidades, vi-me obrigado a referir o seu nome deste modo para que os simpatizantes do PS não se sentissem ofendidos)

    ResponderEliminar
  16. Afonso Azevedo31 dezembro, 2009

    volto a dizer o texto deste post é falso e nao condizente com a realidade.

    ResponderEliminar
  17. Não sei se ja reparou Sofia, mas o seu texto não leva a conclusão nenhuma. Ou se calhar leva, a concluir que se contradiz repetidamente. Afinal ele é doutorado ou nao é? É que se bem me lembro quando ele sobe ao palanque é denominado Sr. Alberto (...) Estarei enganado?
    Ahh, e nao necessito de liçoes de latim.. Ja as tive que chegue no secundário e na licenciatura.

    ResponderEliminar
  18. 19deNovembro31 dezembro, 2009

    ainda bem que sairam os jornais para percebermos a verdade

    pobre PSD, dividido, confuso e enganado

    recomendo a todos que leiam os jornais e vejam as trapalhadas do PSD nesta assembleia

    ResponderEliminar
  19. Caros amigos,

    Agradeço, antes demais, que não me tratem por Dr, sugerindo que nos concentremos no essencial e não no acessório. E uma vez que abordei o tema, aproveito para esclarecer que, da minha parte, a Sra Presidente de Câmara sempre foi e sempre será tratada com cordialidade.

    Afonso, sempre que escrevo, neste blog ou noutro sitio, falo na primeira pessoa e assino, tal como farei na mensagem de Ano Novo. De qualquer forma, não há qualquer correcção a fazer ao texto, ou se há é grave! Na resposta às minhas questões a Sra. Presidente alegou indisponibilidade financeira para não avançar com a obra e não o facto de o concurso ter sido famoso ou não. Penso que com o teu comentário não quererás chamar mentirosa à Sra. Presidente.

    Quanto aos novos empregos, esclareço-te que o Mapa do Pessoal inclui já os funcionários com "contrato de trabalho por tempo determinado". Isto deita por terra os comentários que aqui foram colocados, pelo que a CM vai mesmo aumentar o número de funcionários. Além disso, não podes alegar melhoria da situação "precária" dos funcionários pois, tal como a Sra Presidente disse, infelizmente muitos contratos chegaram ao fim e as pessoas "tiveram" que ir embora.

    ResponderEliminar
  20. Afonso Azevedo01 janeiro, 2010

    só a tua inexperiencia e falta de informação me permitem desculpar-te

    estás enganado quanto ao quadro de pessoal. as 50 novas vagas sao para contratos efectivos que, neste caso, serão para o término dos quadros precários

    e sim, a presidente alegou as questões do concurso na resposta que te deu. nao compreendeu o teu autismo. considerava-te mais sério. desiludo-me

    ResponderEliminar
  21. Mas, nos 50 novos contratos efectivos, inclui-se algum dos que chegaram ao fim do contrato (os dos quadros precários)?

    Se não, porquê?

    ResponderEliminar
  22. Oh afonso a Joana já te deu emprego?

    Falam do executivo anterior mas o actual executivo socialista desde logo começou a oferecer empregos àqueles que trabalharam pela srª presidente de camara ag peçam que nao caia na asneira de vos deixar em contrato a prazo.

    ahhh

    e é já neste mês que a preseidente nos diz onde vai construir os paços do concelho

    esperemos e de certeza que o " nao ha dinheiro" vai terminar nao seja mais daqui por tres anos

    abc

    ResponderEliminar
  23. sao para contratos efectivos afonso?

    et porque existe pessoas neste momento que entraram após eleiçao da presidente de camara a trabalharem a recibos verdes?

    falem sério!

    ResponderEliminar
  24. Afonso, não venhas chamar inesperiente a ninguem, tu e que es o ignorante. O Alberto sabe bem do que está a falar, e nós todos também (incluindo tu, não tentes disfarçar). A Joana está a mandar embora todos os contratados a prazo, ou quase todos. É isso eliminar a precariedade do emprego?? ao mandar esta gente toda embora já vai poder colocar lá aqueles que andaram com a bandeirinha na campanha. E como se tem visto isso já começou. Como os lugares não vão chegar para todos, voilá, há que abrir mais 50 novos lugares. Ja que a defendes tanto, vai já a correr para reservar o teu, se é que ainda não o tens, senão pode ser que esgotem e tenha que abrir mais 50, mas é só pro ano...
    Bom ano para todos. Força juventude!

    ResponderEliminar
  25. *inexperiente quero eu dizer (falhou o x)

    ResponderEliminar
  26. o vosso presidente fez na ultima assembleia municipal uma tentativa de se parecer com o marco ferreira. tentativa frustrada. nao tem a garra, a convicção, a ironia e sobretudo a inteligencia de fazer ao actual executivo camarario aquilo que os elementos da js faziam ao executivo psd, dizer a verdade recorrendo a eufemismos e ironias. ficaram aquem do esperado.

    ResponderEliminar
  27. lol é assim que vocês se defendem? engraçado desviar o assunto mais uma vez para o que não interessa. Não houve nenhuma tentativa de imitar ninguém. Há quantos anos o Marco anda na política? 1 ano? Já conheço o Alberto Jorge da política há 8/9 anos. Ele é a imagem da JSD, com uma política séria, responsável e construtiva. Sem demagogia, sem pretensiosismo, sem interesses próprios e sem faltar ao respeito a ninguém. Pelo que o conheço, nunca o verei a imitar ninguém pois tem personalidade própria e a postura da JSD não é a postura da JS. Não tentem enganar as pessoas.

    ResponderEliminar
  28. Era o que faltava o Berto imitar o Marco. Nao ponho em causa as qualidades do Marco, mas são estilos completamente diferentes, nao sao comparaveis. O nosso presidente ja tem experiencia suficiente para nao ter de copiar ninguem, e tem feito um excelente trabalho na jota. E diga-se, fez duas excelentes intervenções. Muito pertinentes.

    ResponderEliminar
  29. Gonçalo Sanches03 janeiro, 2010

    a primeira intervenção apenas pecou por ter sido demagógica, e reveladora de desconhecimento de causa

    a segunda foi má em tudo. revelou desconhecimento novamente e o estilo, definitivamente, não é o dele. só lhe posso pedir, como amigo, para que seja igual a si próprio e se informe antes de falar. ele foi usado pelos PSD's mais velhos :(

    ResponderEliminar
  30. bem, para duas intervenções tão más estão a causar muita dor de barriga a muita gente. nao fui a assembleia mas pelo que vi aqui as questoes levantadas merecem ser expostas a populacao para que toda a gente saiba o que a camara anda a fazer. Ate agora so vi criticas e mais criticas mas nao vi niguem a contrapor o que o alberto disse...

    ResponderEliminar
  31. Afonso Azevedo03 janeiro, 2010

    lol caro anonimo. ninguem contrapos?

    entao que se repita isto: o jovem enganou-se na segunda intervenção, tal como se provou de seguida.

    e na primeira intervenção, ele refere-se a um famoso concurso cuja anterior camara queria escolher uma das empreitadas mais CARAS, fazendo a Trofa perder 1 milhao de euros

    mas é preciso contrapor mais?

    ResponderEliminar
  32. Afonse, trabalho na camara por isso nao posso identificar-me. O Alberto nao se enganou na questao dos empregos como tu bem sabes , nao enganes as pessoas que visitam o blog. Ou se nao sabes nao fales do que nao sabes. Eu sei que a presidente vai mandar embora quase todos os contratados como eu, em Março. A unica explicacao que aqui vi foi a tua e é mentira, os 50 novos lugares nao sao para os contratados , sao para pessoas novas, vulgo "tachos" . Por muito que isso vos custe a intervencao foi boa e da-vos muita dor de barriga. Ponto.

    ResponderEliminar
  33. Felizmente as coisas estão devidamente escritas no mapa de pessoal, e lá é claro: o fim da precariedade nos contratos é um fim deste 50 novos inscritos. Nao inventem mais pf.

    Em relação ao teu caso, lamento. Mas a culpa é de quem sobrelotou a câmara de funcionarios e pagou demais a quem nao devia.

    Vão ficar espantados quando souberem o salário do vosso novo presidente...

    - se a resposta era a mim, trate-me por na pessoa singular, porque felizmente, nao estou envolvido nas vossas criancisses juvenis

    ResponderEliminar
  34. Estou confusa. Na Assembleia a Dra Joana disse que era preciso contratar novas pessoas, se calhar as 50 nao chegavam iam ser precisas 100. Agora vem para aqui uns Deuses sobreentendidos que dizem que a camara estava sobrelotada?
    E esta hein?
    Estão a chamar mentirosa a Dra Joana Lima ou sabem mais do que ela?

    ResponderEliminar
  35. confusa porque quer04 janeiro, 2010

    voce è mesmo confusa. porque nao lê o que ela efectivamente disse?

    os 50 nao chegam para tirar da precariedade o total de 100 trabalhadores a termo.
    antes de comentar, pelo menos, leia os outros comentários e tente se informar sim?

    ResponderEliminar
  36. ja ca nao vinha ha algum tempo. perdi alguns minutos a ler todos estes comentarios e chego a triste conclusao que ninguem, ou quase ninguem, percebeu o que o alberto tera dito na assembleia... enfim, pode ser que daqui a algum tempo as pessoas percebam... ou queiram perceber...Parabens jota por estarem atentos.

    ResponderEliminar
  37. Isabel Martins07 janeiro, 2010

    pois, o maior problema é esse. que raio quiz ele dizer? era uma piada? uma critica? um elogio?

    ResponderEliminar
  38. É uma vergonha a camara ter cancelado o concurso publico... agora vamos ficar anos a espera que comecem as obras para tambem nos termos saneamento! Mudam-se os presidentes (JUNTA + CAMARA) e e o que se ve... E as pessoas ainda falavam mal do Modesto e do Bernardino. Abaixo o PS! isto e uma vergonha. nao sei como e o Jose Ferreira nao diz nada. é ridiculo!

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.