11 de outubro de 2010

Fórum de discussão sobre "VIVER TROFA"

Já passou mais de uma semana desde o malogrado "VIVER TROFA", que certamente não deixará saudades.



Aquele que foi uma-espécie-de-fim-de-semana-da-juventude não encheu os olhos a ninguém e deixa no ar a questão:  
Porque terminaram com a Trof@posta Jovem?

Pretendemos com este post lançar aqui a discussão sobre o que de melhor e de pior aconteceu no fim-de-semana de 1, 2 e 3 de Outubro, o "VIVER TROFA", e debater aquilo que os jovens efectivamente esperavam de um evento destes.

No final, a Câmara Municipal da Trofa terá, seguramente, matéria para construir uma verdadeira semana da juventude.


Iniciamos este fórum com o comentário recebido no Facebook pela Prof.ª Isabel Cruz:

Viver a Trofa sem trofenses! Foi o resultado de mais uma iniciativa falhada do executivo da Câmara municipal! A mesma que diz não ter dinheiro! Que se diz falida! Está falida sim de aderentes! De adeptos! Foi um fracasso! No sábado deu para ver como os trofenses não vão em festanças sem qualquer tipo de articulação e sentido! Remedeio triste de uma semana da juventude esquecida! A juventude não lhe perdoou e respondeu com a sua ausência!

Qual é a tua opinião? Aceita o desafio...

51 comentários:

  1. Confesso que não estive presnte nestas actividades, apenas reparei que havia um palco e alguns stands de exposição. Sendo assim, não posso falar sobre o que não vi. Mas segundo li, esta foi uma tentativa de valorizar todo o associativismo da Trofa, bandas e artistas da Trofa.
    Mas isto não era já o que acontecia no Trof@posta jovem? Com certeza quiseram mudar, fazer algo diferente, mas neste caso foi para pior...
    O formato do anterior evento direccionado à juventude tinha tudo para continuar a prosperar, aproveitando infraestruturas da ExpoTrofa, maior animação e organização, melhor divulgação , e até a estação do ano em que se realizava era mais favorável (assim não tinham tanto azar com o mau tempo).
    Por isso, e apesar de não ter participado neste evento, sei nem tudo que foi feito pelo anterior autarca seria para mudar!!

    ResponderEliminar
  2. Ao que me foi possivel perceber, a ideia era romper com tudo que estivesse ligado ao PSD anteriormente, e vingar-se da JSD devido ao seu Outdoor à semana da juventude.
    Valorizo toda e qualquer actividade em prol da juventude, mas esta definitivamente foi uma tentativa falhada.
    O exeutivo anterior fez muitas coisas de bom que devemos dar o devido valor, ao contrário da imagem que o actual executivo tenta passar.

    ResponderEliminar
  3. só ouvi dizer mal da actividade. a escolha da data foi péssima (já se sabia que quase de certeza ia chover) um fim de semana nao dá para nada e tenho amigos que participaram directamente nas activades e disseram que da Câmara só o Rui Borges é que dava a cara, mais ninguém. Pelo menos esse teve a coragem de dar a cara.
    Parabéns pela iniciativa de criar este fórum. espero poder ver aqui muitos comentarios para saber outras opiniões. obrigado. Rui Tiago

    ResponderEliminar
  4. para quem nao sabe a trofaposta jovem tinha um orçamento de mais de 100 mil euros e o viver trofa era de menos de 10 mil euros. grande diferença nao?
    claro que teve bastantes erros esta actividade mas é a primeira temos de ter paciencia. aos poucos vai melhorando. mas agrada-me este novo conceito de abranger todos os tipos de actividade e envolver as associaçoes.
    uma sugestao façam no verao.

    nao acredito que tenham acabado com a trofaposta jovem apenas para cortar com o passado mas sim porque era muito caro.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, esse "viver trofa" foi apenas um cartaz algures no centro da cidade, no qual só reparei depois do evento já ter acontecido! Muito mal publicitado, diga-se... e depois que vi o cartaz não tive pena nenhuma de não ter ido!
    A antiga semana da juventude certamente teria um orçamento bem mais elevado do que nos é permitido agora, mas poderia ter-se feito tudo nos mesmos moldes, na mesma altura do ano, sem convidar os Per7ume ou a Lúcia Moniz. Aposto que aí poupava-se logo muito dinheiro! E se tivessem feito este fantástico (?!) "Viver Trofa" logo a seguir ao não menos fantástico concerto do Quim Barreiros (ainda não percebi de onde veio o dinheiro e de quem foi a ideia), eram menos de 10mil euros porque o palco já lá estava!
    Acho que esta autarquia se está a esquecer de uma coisa... nós, jovens, não somos assim tanto a "geração rasca", nós pensamos por nós próprios e conseguimos ver as coisas como elas são! Não basta darem passeios aos nossos avós... que os merecem, não digo que não. Mas nós, jovens, é que somos o futuro deste concelho... e não gostando de viver cá deixaremos a Trofa na primeira oportunidade!

    ResponderEliminar
  6. Caros elementos da JS,

    Antes de mais os meus parabéns por levantarem esta questão. Fico muito satisfeito por poder participar nesta discussão.

    Em primeiro lugar o evento. O "Viver Trofa" não é a "Trof@posta Jovem". E ainda bem. Apesar de me ter deslocado ao local do evento "Viver Trofa" foi com muita pena que assisti ao início do "dilúvio" que deitou por terra todo o esforço empregue na iniciativa. Fico contente por saber que finalmente se voltou a apostar em bandas da terra como acontecia no início desta década antes do executivo PSD "cortar as pernas" aos jovens da JCP, os únicos que naquele tempo dinamizavam eventos culturais desta natureza. Para além da música, penso que existia algumas actividades de cariz desportivo e pouco mais. Trof@posta Jovem? Maior aparato, maior infraestrutura e gastos substancialmente mais elevados. No entanto, e visto que estamos a falar de política de juventude, sejamos criteriosos: é claro que a "Trof@posta Jovem" tinha mais adesão: era no Verão, aproveitava a presença dos emigrantes e a disponibilidade dos mais velhos que, todos juntos, enchiam o recinto. Insisto: se estamos a falar de política de juventude, a elevada percentagem de adultos no recinto serve apenas de "operação de cosmética" para enganar os mais distraidos. Os jovens da Trofa(com a excepção da JSD) pouco ou nada se reviam no evento. Escolhas musicais muito fracas para um investimento elevadíssimo, evento mediocre em si. Poderia citar locais mais pequenos que a Trofa a fazer coisas em grande mas isso fica para outra discussão. Se a continuidade do modelo anterior está ou não correcta, isso seria pano para outras mangas mas que o evento anterior era mediocre, isso era. O "Viver Trofa" é um evento mais pequeno e o motivo que me leva a saudá-lo prende-se com a necessidade de se fazer algo mais que não torneios de futebol e playstation. Um evento musical noutra época que não o Verão é louvável e espero que seja repetido. Mas da próxima vez equacionem o auditório da Junta de S. Martinho como acontecia noutros tempos.

    (continua)

    ResponderEliminar
  7. (continuação...)

    Quanto ao comentário da Dra. Isabel Cruz, gostaria de deixar algumas notas: em primeiro lugar, trata-se de alguém com alguma mestria no uso da língua portuguesa. No comentário, essa mestria é utilizada com um tom ligeiramente sensacionalista, fugindo ao assunto que aqui se discute e procurando atacar os seus opositores. Esmiuçando: o comentário é todo ele um ataque ao executivo camarário. Não parece existir aqui qualquer interesse em discutir a iniciativa mas antes usá-la como arma de arremesso contra os seus opositores. Este evento pode não ter sido o melhor de sempre mas a Trof@posta Jovem também não era. Foi sempre muito fraca...Em segundo lugar, a Câmara diz-se falida mas já o estava no mandato do anterior executivo. Nem por isso se privou de trazer cá a Diana Chaves por, dizem, um cachet superior a 3000€. Já agora o que fez Diana Chaves na Trofa? Nada, foi júri do concurso. Basicamente gastou-se muito dinheiro para ter uma pessoa mediática entre nós, à boa maneira dos tempos fúteis de “moranguiçes com açúcar” que vivemos. Em terceiro lugar, o PS pode estar "falido" de aderentes mas convém sublinhar que quem faliu nas últimas eleições foi o PSD. Em quarto lugar, muitos Trofenses vão em festanças de qualquer tipo. É triste mas é verdade porque raramente existe alguma "festança" em condições nesta terra. Se não compareceu mais gente no Sábado foi porque choveu. A juventude não respondeu com a sua ausência, a juventude não foi porque choveu, é muito diferente. A menos que a Dra. Isabel Cruz tenha acesso a alguma sondagem feita aos jovens Trofenses no dia a seguir ao evento que comprove tal afirmação. Se é o caso, endereço desde já o meu pedido de desculpas. E mesmo a chover vi lá muita gente! Não tinha tanta gente como na Trof@posta Jovem? Pois não. Mas estava lá um público composto massivamente por jovens e não por tasqueiros que contribuíam para o aumento substancial da assistência média do anterior evento. Com todo o respeito, o comentário da Dra. Isabel Cruz não é mais que um ataque da Dra. Isabel Cruz ao executivo, nada acrescenta à discussão do tema.

    Para terminar, a minha opinião: saúdo a iniciativa e lamento o facto da meteorologia não ter estado do lado dos jovens naquela noite. Espero que hajam mais iniciativas desta natureza durante todo o ano e não apenas em Agosto mas sugiro que escolham melhor o local da próxima vez. O mercado e a Junta de S. Martinho são estruturas mal aproveitadas que servem perfeitamente para o efeito. Apostem numa semana da juventude que atraia JOVENS ao parque mas afastem-se do modelo "Trof@posta Jovem". Espreitem o que se faz noutros locais, apostem em boa música em vez de figuras públicas fúteis e virem-se para os jovens e não para os adultos porque esses já tem tascas, tasquinhas e afins para se divertirem.

    Obrigado e cumprimentos,

    ResponderEliminar
  8. (continuação...)

    Para terminar, a minha opinião: saúdo a iniciativa e lamento o facto da meteorologia não ter estado do lado dos jovens naquela noite. Espero que hajam mais iniciativas desta natureza durante todo o ano e não apenas em Agosto mas sugiro que escolham melhor o local da próxima vez. O mercado e a Junta de S. Martinho são estruturas mal aproveitadas que servem perfeitamente para o efeito. Apostem numa semana da juventude que atraia JOVENS ao parque mas afastem-se do modelo "Trof@posta Jovem". Espreitem o que se faz noutros locais, apostem em boa música em vez de figuras públicas fúteis e virem-se para os jovens e não para os adultos porque esses já tem tascas, tasquinhas e afins para se divertirem.

    Obrigado e cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Não estive presente em nenhum evento durante os 3 dias de Viver a Trofa e não ouvi comentários de amigos, colegas e vizinhos...
    Além da data não ter sido consensual, a meteorologia não ajudou e o evento passou ao lado do publico-alvo - a juventude.
    Resumindo, este executivo, nomeadamente a sua presidente, andou mais empenhada em levar a 3ª idade a Baião apoiar outro tipo de eventos (de caracter 100% partidário) ao invés de investir nos eventos do seu municipio
    para o qual foi eleita.
    Como eu me arrependo de ter votado PS... mas isto é so o início da desilusão!

    ResponderEliminar
  10. Sérgio Oliveira12 outubro, 2010

    O Trofa@posta jovem ter terminado, também me deixou um pouco triste, mas esta iniciativa, o viver Trofa, agradou-me. Agradou-me o conceito! Promover o Associativismo, as bandas do concelho, promover a Trofa e os seus jovens. Mas, o insucesso desta iniciativa (que não considero que foi um fracasso), não se deve á organização. Na minha opinião, e contra mim falo porque sou jovem da Trofa, os jovens da Trofa são demasiado selectivos, e para eles, só é fixe o que já na alta agora! só as bandas dos morangos, os djs das melhores discos e os desfiles apresentados pelas boazonas das novelas... Mas, infelizmente, este ano não há dinheiro para isso! E então, a CMT optou por criar um novo conceito!
    Vamos ser sensatos, quando se planeia uma iniciativa, nunca se sabe se vai ser um sucesso ou um fracasso! Não considero que tenha sido um sucesso, mas também não considero que tenha sido o fracasso que vocês tanto se vangloriam (Sim, desculpem, mas voces estão felississimos por não ter sido um sucesso!). O que importa é que houve uma iniciativa, direccionada para os jovens (que não acredito que tenha sido como resposta ao cartaz, planeada em cima do joelho), para mim o problema é o que referi anteriormente, não foi um sucesso porque não houve milhares para se gastar e top models, e altas bandas.

    tenho dito.

    ResponderEliminar
  11. André Azevedo12 outubro, 2010

    Boas,
    Foi um FALHANÇO.

    Para boas festas não são necessários GRANDES ORÇAMENTOS.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  12. caro mKT, o facto de ser caro não deveria ser motivo para a extinção do Trof@posta jovem, podiam ter feito alguns ajustes, nem que fosse deixar de contratar bandas nacionais conhecidas (acredito que uma grande fatia das verbas seriam direccionadas para isso).
    Não duvido que a câmara esteja realmente endividada, e que seja mesmo preciso fazer "malabarismos" para melhorar essa situação, mas daí a cortarem nas actividades fundamentais para a Trofa...
    Por isso, não atirem areia para os olhos das pessoas, a intenção foi desde o início, romper com tudo o que pudesse ser ligado ao anterior executivo!

    ResponderEliminar
  13. Caro Sérgio Oliveira assino por baixo do seu comentário. Já agora, esses jovens selctivos que fala na minha língua chamam-se parolos, não consigo encontrar outra palavra para quem acredita que as tendências morangos com açucar são as melhores e que vale a pena pagar balúrdios para trazer actrizes de novela de segunda divisão vestidas com 2 trapinhos...

    Realmente somos mesmo pequenos. Gastamos tanto dinheiro e o melhor que conseguimos trazer são os Per7ume e a Lúcia Moniz. Arrisco dizer que a Lúcia Moniz deve ter mais fãns na faixa etária dos nossos pais do que na nossa, enfim...

    Andreia, esse processo de vitimizãção não fica nada bem. Já não é a primeira nem a segunda vez que leio que este evento e o facto de não ter sido feita a Trof@posta Jovem foi uma espécie de vingança. Acho mesmo ridículo mas é uma mera opinião. Já agora, talvez seja melhor rever o seu conceito de actividades fundamentais. Se lhe parece que isto é fundamental então a melhoria de infraestruturas públicas (por exemplo) deve ser uma questão de vida ou morte...enfim!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  14. Meus caros,

    1. Antes de mais devo dizer que não pertenço a nenhuma juventude partidária.

    2. Em segundo lugar nunca ouvi falar no Viver Trofa. Só agora soube da existência de um fim-de-semana da juventude (já investiguei na net para saber do que se trata)

    3. Em terceiro, não sou advogado de defesa de ninguém

    4. João,
    A Professora Isabel Cruz (que foi minha professora e se calhar tua também) merece mais respeito que o que deste. Fizeste comentários completamente despropositados. O comentário no inicio do fórum foi colocado no Facebook, antes deste forum num comentário geral à actividade

    5. Sérgio,
    Não me parece que a JSD esteja felicissima com o insucesso desta actividade. Alias, foi a JSD, co o seu cartaz que trouxe este tema a discussão (gostando ou não do que aconteceu, só aconteceu/acontecerá algo porque este esquecimento do jovens foi denunciado - não me venham com tretas que isto já estava tudo previso)
    A prova de que a JSD não se está a aproveitar da desgraça dos outros é que este debate é para se discutir "o melhor e o pior" do evento. o MELHOR e o PIOR repito

    6 a Trofaposta jovem não custou 100.000 € - Informem-se

    7. o Viver Trofa não custou 10.000 € - Informem-se

    8. digo "informem-se" para não dizer que estão deliberadamente a tentar enganar as pessoas

    9. JSD os meus parabén por levantarem este forum e esta discussão, assim se vê quem verdadeiramente faz politica de jovens.

    10 agora os meus reparos aos laranjinhas:
    - podem orgulhar-se de terem feito uma semana da juventude bem melhor que este fim de semana, que como disse só tive conhecimento agora (o que tambem e revelador do seu sucesso) No entanto o Trofaposta jovem tinham tambem muitos vicios e muitos defeitos. Era um evento muito mediatico e menos preocupado com o verdadeiramente interessa aos jovens trofenses (nomeadamente apoiar as suas associacoes e bandas em vez de trazer cá a Diana Chaves e Lucia Moniz. Mas nesse aspecto há que dizer que o PS não faz melhor uma vez que muito recentemente (e com as dificuldades que apregoa) trouxe cá o Quim Barreiros que pelo que ouvi dizer (e não posso confirmar) custou 50.000 €!!!

    Meus amigos, há muito muito a fazer pelos jovens da trofa e penso que este forum é um bom ponto de partida. Parabéns pela iniciativa. Espero voltar à discussão.

    Boa noite,
    Henrique

    ResponderEliminar
  15. Tanta mentira...

    Custo do TrofaPostaJovem 204.998€

    Orçamento do ViverTrofa 8000€

    Quim Barreiros 5000€

    Diana Chaves 13.000€

    Compreendido?

    Além disso, parece que muita gente se esquece que o ViverTrofa só não foi um grande sucesso porque houve um Temporal!

    Mais, perguntem às bandas e às associações se não gostaram da oportunidade...

    ResponderEliminar
  16. Boas, desde ja fui um dos elementos de uma banda que participou e saudo desde ja a criação de algo para a juventude seja ele qual for.. no entanto acho que devem ser tomadas condiçoes minimas assim como precauçoes.

    1. tanto as bandas como todos os elementos da cat e do aquaplace nao tinham um sitio para guardar as suas coisas, muitos encontravam-se debaixo do palco ou das arvores.
    so o palco nao chega certo?

    2. previsao de tempo para aquele fim de semana era de chuva. um pouco de prevençao nao faz mal a ninguem, isto porque? porque nao havia lugares para abrigo ou ate mesmo um toldo para a zona da frente do palco. o mesmo posso dizer que so depois de chover, disponibilizaram um pequeno para a mesa de som estando o material em risco de estragar.

    3. elementos da camara??? so apareceu o sr. rui borges depois de ter começado a chuva.

    tudo erros que falo aqui para que de uma proxima vez nao aconteça.

    ResponderEliminar
  17. Caro Henrique,

    Para quem não milita em nenhum partido (fez questão de começar o comentário a salientar tal facto como se tivesse que provar algo) não deixa de ser curioso o facto do seu discurso soar tão "laranja".

    Antes de fazeres acusações ridículas e infundadas de falta de respeito à Dra. Isabel Cruz aponta, transcreve e coloca essas mesmas acusações neste espaço. E se possível argumenta com mais substância e conteúdo aquilo que afirmas. Quando estiveres pronto discutimos a questão a sério. Gostava de saber que comentários despropositados são esses. Em momento algum falto ao respeito à senhora, apenas emito a minha opinião. Se a minha opinião não lhe agrada por algum motivo é outra história! A partir do momento que a JSD o coloca aqui, ele fica sujeito a comentários e lamento informá-lo que, felizmente, as opiniões divergentes são aceites neste espaço. O facto da senhora ter sido ou não minha professora não aumenta nem diminui o meu respeito por ela, é um ser humano igual a todos os outros e não tenho intenção de a desrespeitar de forma alguma: esse seu argumento para mim vale zero.

    Pontos 7 e 8 do seu comentário caro Henrique: parece ser muito bem informado. Se avança com esses números com tanta certeza desafio-o a prová-los com documentos e não com conversas sem conteúdo. Porque os valores que avança valem tanto como os valores que usa o comentador seguinte: nada. Se quiser eu também posso avançar com os meus próprios valores.

    (continua...)

    ResponderEliminar
  18. (continuação...)

    Ponto 10: as suas "criticas" ao trabalho da JSD e à Trof@posta Jovem são tão simpáticas que chega a ser ternurento. Depois de um leve puxão de orelhas termina com alusões ao cachet do Quim Barreiros, que você acha que são 50.000,00€ (informe-se) para dar a entender que por muita água que a JSD tenha metido na Trof@posta Jovem, existe sempre alguém pior...boa tentativa!

    Finalmente, quando se dirige ao Sr. Sérgio no ponto 5, fica no ar uma certa falta de imparcialidade da sua parte. Acha que a JSD não está satisfeita com o que aconteceu? Claro que está! Como estaria a JS se fosse ao contrário. Claro que quando digo a JSD falo dos jovens que a compõem individualmente e não da posição oficial politicamente correcta da estrutura. Não temos necessidade de cair em hipocrisias demagógicas, é esta a realidade. Este fórum provavelmente não aconteceria caso a iniciativa tivesse sido um enorme sucesso...o facto da JSD estar a levantar a discussão não prova nada porque nada garante aos participantes deste espaço quais as reais intenções da JSD.

    Da próxima vez que pretender dar esse tipo de opinião tendenciosa construa um discurso mais elaborado e use manobras de diversão mais consistentes do que "não sou advogado de defesa de ninguém"...

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  19. 23581321Este texto foi publicado no Jornal da trofa em Junho de 2008


    Uma vez mais a Câmara Municipal da Trofa, promove uma semana dedicada à juventude, sob o lema: “ Trof@posta Jovem”.
    A que se refere o executivo camarário?
    Será a aposta na criação de um pólo da juventude, onde os jovens tenham acesso a salas de estudo, salas de informática, exposições, biblioteca, cinema, áreas de restauração e lazer? Será a aposta num parque de lazer, onde a população possa conviver, e praticar desporto em comunhão com a natureza?
    Ou então na formação dos jovens, com a criação de bolsas de estudo para jovens carenciados, combatendo o desemprego, e o trabalho precário a que estamos sujeitos?
    Melhor ainda, será no combate ás emissões de CO2, criando brigadas de eficiência energética ao serviço da população, a instalação de equipamentos de produção de energias limpas, tornando assim os edifícios municipais auto-suficientes, e amigos do ambiente? Passará tambem pela recolha de óleos usados nas unidades hoteleiras, e similares do nosso concelho, protegendo assim o meio ambiente, e salvaguardando as próximas gerações?
    Não, com certeza que não! É a aposta em coisa nenhuma. È a aposta na politica do faz de conta, tapando o sol com a peneira e assim disfarçando a dura realidade do nosso concelho. Sendo o concelho da Trofa o mais jovem do país, é lamentável que a politica do executivo camarário para os jovens, sejam dois ou três concertos por ano, mais, é vergonhoso que tal situação aconteça.
    Os jovens do concelho estão atentos, e não vão deixar passar em branco!!

    Publicado por
    Daniel Neira


    Reitero tudo o que disse a 2 anos. Os Jovens da Trofa não precisam de Festas, para nos divertirmos temos a Vogue o paxá Ofir o Act e muitos mais. O que os jovens trofenses necessitam é de medidas que melhorem a sua qualidade de vida, a seu acesso ao ensino. Ajuda na inserção no mercado laboral. A preservação do meio ambiente! Estas sim são algumas das nossas necessidades! Estes montantes referidos nos posts anteriores teriam contribuido de forma muito significativa para algumas das medidas por mim referidas. O tempo do Fado, Futebol e fatima ja lá vai

    ResponderEliminar
  20. Primeiro, o que é ser jovem? Há uma idade limite para se participar em actividades ligadas à juventude? Idade não é sinónimo de se ser velho de espírito... logo, não vejo mal algum se a “Trof@posta jovem” tinha gente da idade dos meus pais e dos meus avós ou não! Tasqueiros, bem, sobre isso podíamos dar o exemplo daquela corrida de carros que acontece na zona da Câmara, é só barracas a vender cerveja e gente a ingeri-la e a cambalear num sítio onde passam carros a grande velocidade. Isso é típico do português em geral!

    Que os jovens da Trofa são demasiado selectivos, sem dúvida! Muita morangada na cabeça dos jovens mais jovens (se me faço entender).

    Além disso, não se pode dizer que este fórum não aconteceria se o “Viver Trofa” fosse um sucesso. Simplesmente porque ainda está para acontecer algo na Trofa que chegue perto da perfeição e que não mereça críticas. Digo isto porque, tal como muitos dos jovens trofenses, estudo numa cidade de maior dimensão e sempre que digo que sou da Trofa só me sabem referir as rotundas, as intermináveis obras e o Lago Discount que nem na Trofa fica. Portanto, parece-me que muito ainda há a fazer neste concelho (o PSD já teve mais anos para o fazer do que o PS) a ponto de sermos conhecidos pelo que de melhor temos (ou teremos). Desenvolver os transportes parece-me muito mais essencial do que passeios para idosos ou festas para jovens… pelo simples facto de que serve ambos e as gerações intermédias!

    (continua)

    ResponderEliminar
  21. (continuação)

    Confesso que gostei mais das anteriores “Trof@posta Jovem”, talvez pela Lúcia Moniz, não sei, mas, como disse anteriormente, sem essas bandas conhecidas o orçamento ficaria bem mais magro e poderia fazer-se um “Viver Trofa” no Verão (essa parece-me óbvio que seria melhor) ou então num sítio fechado como a Junta de São Martinho (por falar nisso, este ano não há Tunas lá?). E não adianta estarmos para aqui a lançar valores sobre ambos os eventos, só com provas dadas é que poderemos opinar sobre isso.

    A questão meteorológica também influenciou a adesão ao “Viver Trofa”, não duvido, mas a publicidade deixou muito a desejar… acho estranho, até porque há pessoas formadas em Comunicação na Câmara que deveriam ter isso mais em conta!

    Depois, para quê mudar o nome? Com “Trof@posta jovem” qualquer pessoa percebia do que se tratava só de ouvir alguém falar na rua… agora, “Viver Trofa”? Parece uma meia-maratona…

    Outra coisa… embora não tenha nada contra os finalistas do Festival da Canção trofense (tanto que até sou amiga de alguns), já não chega de ter esses mesmos participantes em tudo que é evento no concelho? Principalmente porque são sempre rotulados como tal e não como “Márcia Azevedo” ou “Diogo Dias”, simplesmente.

    Para terminar – e não porque a pessoa em causa precise de “defesa” –, parece-me que a Professora Isabel Cruz, com quem convivi vários anos, não deixará nunca de dizer aquilo que pensa, goste-se ou não!

    ResponderEliminar
  22. Boas intervenções as do Daniel Neira e da Silvéria. Parece me que são duas contribuições muito positivas e elucidativas. Gostaria, no entanto, de deixar algumas considerações:

    Daniel, tens razão na escala de prioridades que enumeras mas apesar das dificuldades é preciso dar este tipo de actividades aos jovens. E acredita que é possível fazer muita coisa com pouco dinheiro e muita organização e determinação. Mas no geral o teu comentário mostra as necessidades estruturais dos jovens deste concelho.

    Silvéria, gostaria de lhe deixar dois reparos em tom de esclarecimento. Temo não ter sido bem entendido. Quando faço alusão à quantidade de adultos que se misturavam com os jovens na Trof@posta Jovem não o faço com tom depreciativo mas antes com o objectivo de refutar as afirmações de que a Trof@posta Jovem era muito concorrida e o Viver Trofa não. Tentei demonstrar que se havia uma elevada participação no anterior evento, tal não se devia em exclusividade à adesão massiva de jovens. E quero salientar que em momento algum emiti juízos de valor sobre esses adultos. Assim, entendo que a sua ironia não faz sentido. Espero ter me feito entender. Caso contrário terei todo o prazer em ser mais assertivo. Relativamente a figura de estilo que uso quando me refiro aos "tasqueiros" refiro-me às pessoas que só querem saber destes eventos para beber e fazer figuras ridiculas na rua. E sim, é transversal à corrida de carros e a outros eventos.

    Em segundo lugar, e cito a Silvéria: "não se pode dizer que este fórum não aconteceria se o “Viver Trofa” fosse um sucesso.". Honestamente, está a querer dizer que se o Viver Trofa tivesse sido um enorme sucesso, os militantes da JSD criariam um posto neste espaço para discutir tal sucesso? Desculpa mas acho um absurdo tais declarações. Não me vou alargar mais neste tema, nem me parece discutível...

    à parte destas duas notas, partilho da esmagadora maioria das opiniões sa Silvéria. Quanto à sua afirmação final, e visto que fui acusado pelo Henrique de desrespeitar a Dra. Isabel Cruz (acusação sem fundamento, absurda), quero salientar que faço votos que a Dra. Isabel Cruz diga sempre o que pensa e que defenda os seus pontos de vista, leal aos seus princípios. Eu farei o mesmo e nunca me deixarei influenciar por qualquer partido, personalidade, falsos moralismos ou convenções sociais.

    Obrigado e cumprimentos,

    ResponderEliminar
  23. Boas intervenções as do Daniel Neira e da Silvéria. Parece me que são duas contribuições muito positivas e elucidativas. Gostaria, no entanto, de deixar algumas considerações:

    Daniel, tens razão na escala de prioridades que enumeras mas apesar das dificuldades é preciso dar este tipo de actividades aos jovens. E acredita que é possível fazer muita coisa com pouco dinheiro e muita organização e determinação. Mas no geral o teu comentário mostra as necessidades estruturais dos jovens deste concelho.

    Silvéria, gostaria de lhe deixar dois reparos em tom de esclarecimento. Temo não ter sido bem entendido. Quando faço alusão à quantidade de adultos que se misturavam com os jovens na Trof@posta Jovem não o faço com tom depreciativo mas antes com o objectivo de refutar as afirmações de que a Trof@posta Jovem era muito concorrida e o Viver Trofa não. Tentei demonstrar que se havia uma elevada participação no anterior evento, tal não se devia em exclusividade à adesão massiva de jovens. E quero salientar que em momento algum emiti juízos de valor sobre esses adultos. Assim, entendo que a sua ironia não faz sentido. Espero ter me feito entender. Caso contrário terei todo o prazer em ser mais assertivo. Relativamente a figura de estilo que uso quando me refiro aos "tasqueiros" refiro-me às pessoas que só querem saber destes eventos para beber e fazer figuras ridiculas na rua. E sim, é transversal à corrida de carros e a outros eventos.

    (continua...)

    ResponderEliminar
  24. (continuação...)

    Em segundo lugar, e cito a Silvéria: "não se pode dizer que este fórum não aconteceria se o “Viver Trofa” fosse um sucesso.". Honestamente, está a querer dizer que se o Viver Trofa tivesse sido um enorme sucesso, os militantes da JSD criariam um posto neste espaço para discutir tal sucesso? Desculpa mas acho um absurdo tais declarações. Não me vou alargar mais neste tema, nem me parece discutível...

    à parte destas duas notas, partilho da esmagadora maioria das opiniões sa Silvéria. Quanto à sua afirmação final, e visto que fui acusado pelo Henrique de desrespeitar a Dra. Isabel Cruz (acusação sem fundamento, absurda), quero salientar que faço votos que a Dra. Isabel Cruz diga sempre o que pensa e que defenda os seus pontos de vista, leal aos seus princípios. Eu farei o mesmo e nunca me deixarei influenciar por qualquer partido, personalidade, falsos moralismos ou convenções sociais.

    Obrigado e cumprimentos,

    ResponderEliminar
  25. No primeiro dia do "Viver Trofa" fez-se uma palestra intitulada de:"Políticas Públicas de Juventude e Desporto".
    Estive presente e de lá não retirei qualquer conteúdo. Motivada pelo excelente título da palestra saí lamentavelmente desapontada.
    Creio que aquela palestra foi competamente inútil.
    O Dr. Dimas Pinto é um bom orador, mas tudo me paraceu dificilmente exequível e pouco adaptado à realidade que é o nosso concelho. Políticas de Juventude, não vi nada! Políticas de Desporto, só se falou em clubes e associações... Uma desilusão. Mais uma vez o PS promove fogo de artifício apenas para "inglÊs ver"...

    ResponderEliminar
  26. Porquê cortar com todas as actividades do anterior executivo? Podiam manter a estrutura do Trof@posta Jovem. Queriam reduzir o orçamento? Promoviam as bandas da Terra, aproveitavam as estuturas que já estavam no parque e teriam concerteza mais público no Verão e gastavam menos dinheiro. A sede de vingaça da Joana resultou numa actividade fracassada...

    ResponderEliminar
  27. João obrigado pela referência. Eu não pensei em comentar o post. Mas depois quando vi os comentários decidi introduzir uma nota neste debate. Desde a criação do nosso jovem Concelho não tem existido uma verdadeira política de Juventude A política de juventude tem se resumido a uns dias temáticos, neste e no anterior executivo. Politica de juventude tem que ser mais de que uns cartazes e umas reportagens no Noticias da Trofa. Sempre com os mesmos a participar nas mesmas actividades. Vejamos a política de apoio ao desporto. Nunca apoia-mos verdadeiramente o desporto no nosso concelho! Apoiar o desporto não é apoiar o CAT ou CDT. Apoiar o desporto é criar condições para que as nossas crianças e os nossos jovens possam praticar uma qualquer actividade todos os dias, sem ter de sair para os concelhos vizinhos. E igualmente cativas os jovens para a pratica do desporto. Posso dar um exemplo. A 10 anos o Grupo Desportivo De Covelas tinhas as modalidades de Salto em comprimento, atletismo, com mais de 5 escalões, varias equipes de Futebol, e algumas outras actividades. Porque é que hoje só tem Futebol feminino? Falta de verbas, falta de apoios. A política de trabalho, de Ambiente, Educação, Cultura. Tudo isto tem nos sido negado. Utopia, talvez. Mas estes temas são importantes para o nosso dia-a-dia. E continuo a bater na mesma tecla com todo o dinheiro gasto nestes 12 anos, muita coisa podia ser diferente. Percam uma hora e veja o orçamento anual da autarquia. O orçamento do anterior executivo, e também o do actual executivo. Vão ficar assustados com a verba destinada anualmente para estes dias temáticos. A mim não me preocupa de o “viver Trofa” foi ou não um sucesso. Preocupa-me é os Jovens do nosso concelho que estão em situação de trabalho precário e não sabem a quem recorrer. Preocupa-me o Jovem que se quer candidatar ao ensino superior e não tem dinheiro para pagar os estudos, e também não sabe os contornos das candidaturas a uma bolsa de estudos. Preocupa-me o Rio Ave é não vejo nenhum município a candidatar-se ao QREN para que esta realidade mude. Tenho 23 anos, como jovem estas são algumas da minhas preocupações. Sendo importante, que acredito que sim, “Trof@posta Jovem” ou “viver a Trofa” só fazem falta as empresas que as realizam.

    ResponderEliminar
  28. Lili (Araújo)15 outubro, 2010

    Não me posso pronunciar quanto ao sucesso (ou não) do Viver Trofa porque não fui (apenas tive conhecimento no Sábado mas só do nome, não conhecia o cartaz - penso que a divulgação será um dos pontos a melhorar - não sei se foi por falta de tempo ou não, mas já é típico da Trofa a divulgação não ser a suficiente)

    No entanto escrevo aqui para felicitar a JSD por ter proporcionado este debate (permitiu-me a mim - e talvez a muitos jovens - ficar a saber muito mais sobre este fim de semana).

    Felicito todos os participantes - em especial o João, Daniel, Silvéria, Henrique e Andreia - porque também eles contribuem para esta "formação" dos trofenses.

    Parabéns a todos pela elevação da discussão - mesmo com opiniões diferentes - o nível de discussão nunca baixou.

    Assim vale a pena ver "fazer" política.

    ResponderEliminar
  29. Só tenho a dizer que os concertos foram uma porcaria. A falta de organização foi vergonhosa para uma Camara Municipal.
    Em todos os pormenores foi evidente a desorganização. Quanto ao resto não posso pronunciar-me pois não assisti.
    Zé Carlos

    ResponderEliminar
  30. Caro Daniel Neira,

    O teu comentário foi sublime. Pouco mais haverá a dizer. A conclusão do teu comentário é um espelho de muitas realidades neste país o no mundo. Infelizmente, a política e os interesses corporativos andam de mãos dadas. Os jovens recebem "amendoins" para se manterem entretidos e nem pensarem que política de juventude e bem mais que um ou dois eventos destes por ano. O caso do Rio Ave é berrante e a referência que fazes ao QREN relembra-me que somos governados por políticos incompetentes desde o 25 de Abril: os actuais perdem fundos por não entregaram candidaturas atempadas ao QREN. Como é possível não receber fundos europeus por não entregar candidaturas a tempo? Mantemos uma classe política a champanhe e canapés que simplesmente não sabe governar.
    Obrigado Daniel!

    Lili (Araújo) obrigado pela referência.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  31. Ora aqui está o típico comentário que dispensa comentários: então o Sr. José Carlos afirma "Só tenho a dizer que os concertos foram uma porcaria. A falta de organização foi vergonhosa para uma Camara Municipal.
    Em todos os pormenores foi evidente a desorganização." para logo de seguida dizer que de resto não sabe porque não assistiu? então a crítica que faz baseia-se em quê? Em nada? Muito bom (clap clap)

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  32. João Silva disse...

    (Trofa entre os municípios mais endividados)

    Na houve semana da juventude porque existem indivíduos que gastam mais que as suas capacidades.

    Leiam, vejam o diario económico de 15 de Oututbro de 2010( pag.12), onde aparece um artigo sobre as autarquias de portugal. De 308 câmaras municipais, 71 ultrapassaram os limites de individamento.....e por estranho que pareça a câmara da trofa consta na lista, e destaca-se em 5 lugar do ranking, com um excesso de endividamento de 19.2 milhoes de euros, referente a 2009.

    Obrigado psd, depois não admira que nao haja dinheiro.

    ResponderEliminar
  33. António Brás15 outubro, 2010

    Boa tarde a todos.

    Infelizmente no fim de semana do Viver Trofa não estive cá, pelo que não tive oportunidade de "Viver" essa actividade.

    De qualquer das formas, gostaria de deixar aqui algumas considerações que julgo importantes para o debate:

    1- É um facto que o mau tempo prejudicou a iniciativa. Mas isso, vem do timming escolhido. Em Julho, que me lembre não choveu nem por 1/2 hora. E como todos sabem, actividades de ar liver, só são garantidas no Verão, caso contrário, o S. Pedro, pode estragar a Festa.

    2- Se o objectivo era reduzir custos em relação à extinta Trof'@posta Jovem, porque pagar 2 mobilizações de equipamentos? não seria mais fácil, fazer de seguida à ExpoTrofa, e a proveitar as estruturas, palco, etc, poupando assim na mobilização e desmobilização de equipamentos?

    3- Quanto às bandas do concelho, será que a memória é tão curta, que ninguém se recorda das actuações das bandas locais, em quase todos os dias da Trof´@posta Jovem? E do(s) concurso(s) de banda(s)?

    4- Associações: Então o Rotaract, os LEO, Escuteiros, etc, etc, não estiveram sempre presentes, com stand's próprios nas semanas da Juventude?

    5- Informação/Formação: Se bem me lembro, nas últimas semanas da juventude em que estive presente, estiveram representadas várias instituições de ensino superior e técnico profissional, IPJ, Exército, etc... Então isto é o quê? não é permitir aos jovens trofenses conhecerem diversas oportunidades de formação para o seu futuro? No "Viver Trofa" existiu alguma coisa parecida com isto?

    6- Política de Juventude: Esta é a única iniciativa deste executivo para a juventude. e só para citar 2 que foram realizadas pelo executivo PSD e que foram esquecidas pelos socialistas:

    6.1- Acampamento Juvenil (setembro)
    6.2- OTL Férias da Páscoa;
    6.3- OTL Férias de verão...

    Afinal, quer-me parecer, corrijam-me se estiver errado, que o anterior executivo tinha bem mais que um acto isolado no que diz respeito a Juventude...

    Sei que ninguém é perfeito, mas o seu a seu dono!

    Pelo menos antes havia uma estratégia, um plano, com falhas, naturalmente, mas estava organizado e estruturado.

    Não acontecia como agora, em que a actividade estava agendada para um fim de semana, e no final acabou por se realizar no fim de semana seguinte...

    Quanto à divulgação, todos sabemos que não foi eficaz... Colocar um OUTDOOR numa 2ª à noite, ou 3ª de manhã para uma actividade que vai começar na 6ª, nunca pode dar bom resultado....

    ResponderEliminar
  34. Excelente António Brás! Sintetizaste no teu comentário o que me vai na cabeça.

    Na minha opinião sempre se falou mal do que o PSD fazia, mas penso que é unânime que actualmente estamos bem pior (em tudo não é só na juventude).

    Não é possível agradar a Grgos e a Troianos. Houve, Há e Haverá sempre alguém descontente ou com opinião contrária. Mas o que se vê hoje é que esse descontentamento é demasiado grande para um executivo que só tem um ano de desgaste do poder.

    Tirem as vossas conclusões.

    ResponderEliminar
  35. Uma vez mais, obrigado pela referência João.
    O caso do Rio Ave é mesmo uma vergonha para todos os municípios banhados pelo Rio. São poucos os exemplos mas na Europa já existem casos de sucesso. Tem que se ter coragem Politica. Temos que mobilizar a sociedade civil, mas em 5 anos teríamos o Rio limpo. Imagino o que nós Trofenses poderíamos ganhar com esse potencial! Os casos de sucesso que conheço forem de Fundos Europeus. Nós estamos a espera de que. Muitos outros temas haveriam, casos flagrantes que mudariam radicalmente a nossa qualidade de vida!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  36. Uma chamada de atenção;

    Na sequência do comentário do anónimos de 15 de Outubro de 2010 15:53, ele diz que no Diário economico a dívida da câmara era de 19.2 milhões de euros...
    Então e os 64 milhoes que a presidente da câmara fala à boca cheia.

    Desmascarado mais um "Bluff"...

    ResponderEliminar
  37. Hugo Soares17 outubro, 2010

    Daniel (post anterior),
    Desculpa estar a corrigir-te, mas se leres diz "com um excesso de endividamento de 19.2 milhões" o que significa que, estamos acima do limite de endividamento 19.2 milhões de euros! se só estivessemos 19.2 milhões de euros endividados, isso seria "bom"... mas não é...

    ResponderEliminar
  38. oh Daniel... 19M€ acima do limite.

    64€ no total!

    Escandaloso o que fizeram durante 10 anos...

    ResponderEliminar
  39. Pois, mas no Portal das Autarquias, tem o montante de 34 milhoes.
    Para 64 ainda vão 30 milhoes.

    Afinal não são 19 como se disse aí em cima, mas fica a anos luz dos 64 milhoes. É uma mentira da Joana sem dúvida!

    ResponderEliminar
  40. António Santos18 outubro, 2010

    VIVER TROFA?

    Mas será que alguém viveu a Trofa nesse fim de semana?

    Nem nesse fim de semana, nem durante o último ano...

    Desde que essa senhora, que os próprios militantes do PS apelidam de "caudilho de saias", tomou posse, a Trofa deixou de ter um rumo... e não foi só na juventude que isso aconteceu...

    É triste, mas a continuar assim no futuro, todos os jovens vão deixar de VIVER NA TROFA...

    Esse si é o grande problema...

    ResponderEliminar
  41. José Costa18 outubro, 2010

    Boa noite:

    Antes de mais quero felicitar a JSD por nos proporcionar este local de debate sobre esta iniciativa!

    Uma vez que há aqui mt gente informada, será que há alguém capaz de me explicar porque é que este ano não foi realizada a Semana da Juventude/Trof'@posta Jovem?

    Outra dúvida que tenho, é qual o significado do nome desta iniciativa "VIVER Trofa"? Eu não estive presente, mas alguémm me explica o que é que se viveu nesses dias?

    Já agora só mais uma perguntinha: O que o António Brás diz é verdade?

    Vi aqui algumas intervenções de muito valor, com questoes muito pertinentes, mas infelizmente os tais super informados não responderam. É pena, pois os jovens trofenses como eu tinhamos todo o interesse em ser esclarecidos...

    ResponderEliminar
  42. Viver Trofa?

    Infelizmente, poucos foram os que puderam viver o que quer que fosse... Mas isso, a culpa não foi da Câmara...

    Quanto ao programa, fiquei com a ideia que o programa apresentado não foi nada mais que uma tentativa frustrada, e falhada de se aproximar do que já tinha sido feito... A única grande diferença é que este foi muito mau para poder ser comparável aos anos anteriores.

    É o que acontece quando não se tem capacidade para mais, e se tenta arranjar um programa à última da hora por causa de um OUTDOOR da JSD!

    Esta é apenas mais uma prova que não há um ideal a seguir nesta camara... é só medidas avulsas e populistas para tentar agradar o povinho...

    Não nos podemos contentar com tão pouco...

    ResponderEliminar
  43. E pelos vistos não é a única mentira!

    Meus amigos, afinal o metro para a Trofa está congelado (mais uma vez!!). Graças ás trapalhadas do vosso exmo."INGINHEIRO".

    O incrível é que recentemente a presidente da câmara garantiu e afirmou que a obra era para avançar nas datas previstas, e agora diz estar "surpreendida" com a falta de verbas!

    A JS colocou um Post no seu Blog:
    "Metro do Porto: prolongamento até à Trofa está garantido
    Conseguimos!"

    Afinal, conseguiram o quê? Enganar o povo da Trofa? Ou tentaram? Se tentaram, foi por pouco tempo...

    E agora? Já sei, a justificação será a maldita "crise"!

    Mas o TGV avança e só custa 4 mil milhões de euros... Bom, o "Inginheiro" tem de fazer a "cama" para si e para os seus "boys".

    ResponderEliminar
  44. continuas enganado ou a tentar enganar.

    São 64M€, 19M acima do limite de endividamento que perfaz um dos maiores endividamento do país. Isto num munícipio sem câmara, sem património, sem saneamento e água completo e em apenas...10 anos!

    O real desaste

    ResponderEliminar
  45. Caro Anónimo (18 de Outubro, 23h),

    Infelizmente a realidade do nosso país é esta. As obras que avançam são as que interessam aos principais players do sector da construção. E apresentam-nos TGV's e aeroportos como solução para travar o desemprego quando esta solução apenas nos serve no curto prazo. Somos geridos por megalómanos falidos desde 1974! Expo98, Euro2004 e duas ligações por auto-estrada entre Porto e Lisboa (com uma terceira a ser equacionada) são apenas alguns exemplos do rigor financeiro medíocre dos sucessivos governos desde a revolução. E assim continuaremos porque a grande maioria da sociedade civíl simplesmente aceita tudo aquilo que lhes é imposta pelo bloco central. Porque sinceramente, não se notam grandes diferenças entre os governos PS e PSD nas últimas décadas...

    ResponderEliminar
  46. Eu estava para ie aos concertos, mas o tempo (má escolha da época) e o número de pessoas presentes desmotivou-me.
    Fui logo embora...

    ResponderEliminar
  47. Penso que não há muito a dizer.
    Não foi por acaso que vocês abriram este debate. É obvio que aquela espécie de semana da Juventude foi feita devido ao vosso outdoor, e que digamos... foi uma actividade que mete pena... desastre!

    ResponderEliminar
  48. Boa mensagem Nuno T., acho que diz muito sobre esta discussão! Cito o Nuno T. "Não foi por acaso que vocês abriram este debate." pois claro que não! Como já disse antes, se o evento tivesse sido um sucesso, de certeza que a JSD não vinha para aqui discutir o sucesso dos eternos rivais. Correu mal toca a fazer um forúm...

    ResponderEliminar
  49. Paulo Ferreira23 outubro, 2010

    Correu mal toca a fazer um forúm...

    Até tem sentido visto ser um forúm alojado num blog de uma Juventude Partidária.
    O que deixa de ter sentido é a Câmara ter demorado meses a dar resposta a um cartaz criado e colocado por uma estrutura de Juventude já referenciada!
    E depois desse tempo todo, acaba falhando em pormenores BÁSICOS mas INDISPENSÁVEIS ao sucesso do evento!!
    Há um velho ditado popular que diz «ou se faz as coisas bem caso contrário mais vale estar quieto» «senão é pior a emenda que o soneto»

    E por aqui me fico....

    ResponderEliminar
  50. Claro que tem sentido Paulo Ferreira. A questão é que a discussão só se levanta porque a iniciativa fracassou. Não é o facto de se promover a discussão mas sim porque se promove. Não se promove pelo motivo que se deveria promover (a iniciativa em si) mas porque esta fracassou. Até desafiaria aqui a JSD a assumir que teria promovido esta discussão caso a iniciativa tivesse sido um sucesso. Sem hipocrisias: é EVIDENTE que não.

    No entanto, não deixa de ser curioso a indignação dos advogados de defesa/militantes do PSD/JSD como se a Trof@posta Jovem fosse uma grande evento que se perdeu...

    ResponderEliminar
  51. Bom dia a todos os trofenses e não trofenses. Mais uma vez reforço a ideia que a semana da juventude não deveria de ser da JSD nem JS nem PSD nem PS mas sim organizada pelos jovens com apoios financeiros da Câmara. O GRANDE problema da Trofa são os partidos. Eu custa-me ver por exemplo o PSD ou JSD dizer mal do PS ou JS, no entanto, quando tiveram oportunidade de fazer alguma coisa positiva pela trofa....Não vejo nada. Sou uma pessoa neutra sem partido, conheço bastantes pessoas de todos os partidos e acho que neste tipo de comentários, as pessoas inseridas em partidos nem deveriam de comentar visto que não não vai falar mal do partido. Sobre a semana da juventude, seria colocar os olhos na semana da juventude da Maia e fazer algo parecido e organizado e não andar cada um a puxar a brasa à sua sardinha. Não quero que vejam isto como uma ofensa visto que teria muito gosto em ter o meu Concelho com uma Câmara Municipal, um Tribunal, apoiar os jovens que bem precisam (semana da juventude bem organizada), EN14 que passa no Concelho da Trofa estar bem arranjada e não ter tampas por todo o lado, somos dos poucos concelhos com ruas em terra. Dava para fazer tanta coisa..

    Com os melhores cumprimentos;

    Roch Moreira

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.