30 de outubro de 2010

Um ano depois, a Trofa está a mudar... para pior!



Comunicado

Um ano depois, a Trofa está a mudar... para pior!

Um ano após a tomada de posse do actual executivo camarário PS, cumpre à JSD fazer um balanço das mudanças na Trofa.

1. Há uma ano o Metro estava garantido para a Trofa, tendo sido, inclusive, lançado o concurso público. Hoje o Metro é uma miragem. A Trofa está a mudar!

2. Depois de o anterior executivo PSD ter conseguido arrecadar 2 Milhões de Euros em 2010 e 26 Milhões de Euros em 2009 de verbas previstas no PIDDAC, o actual executivo consegue 0 (Zero) Euros de investimento do Governo incluído no PIDDAC para o nosso concelho. A Trofa está a mudar!

3. Com o executivo PSD, os trofenses beneficiavam de uma redução de 2.5% no IRS. O actual executivo PS prepara-se para cobrar a taxa máxima de IRS (5%) que corresponde a um aumento de 100%, e aumentar em 15% o IMI e Derrama. A Trofa está a mudar!

4. A Trofa habituou os jovens do Norte do país a uma das melhores semanas da juventude de Portugal, evento distinguido pelo IPJ (Instituto Português da Juventude). O actual executivo PS acabou com esse evento, substituindo-o por uma espécie de fim-de-semana da juventude, cujo insucesso é reconhecido. A Trofa está a mudar!

5. Após um longo trabalho de auscultação à população e estudos de especialistas, o actual executivo PS decidiu a localização do Paços do Concelho à revelia da opinião dos trofenses, Presidentes de Junta e estudos técnicos. Agora, a opinião dos trofenses já não conta. A Trofa está a mudar!

6. Depois de ter anunciado com pompa e circunstância a redução de 50% das taxas de ligação ao saneamento, o actual executivo PS prepara-se para aumentar a taxa da água e a taxa de recolha de lixo. A Trofa está a mudar!

7. Depois de o anterior executivo PSD ter aumentado de 12% para 90% a rede de saneamento básico no concelho, o actual executivo PS, quebrando o enorme investimento efectuado, anulou o concurso de extensão da rede de saneamento a boa parte das Freguesias de S. Mamede do Coronado, S. Romão do Coronado e Covelas. Agora a Trofa tem trofenses de primeira e trofenses de segunda. A Trofa está a mudar!

8. As avenças (prestação de serviços) da Câmara Municipal aumentaram escandalosamente no último ano. A Trofa está a mudar!

9. O anterior executivo PSD apoiava as crianças e idosos que mais precisavam. O actual executivo PS acabou com as férias lúdico-desportivas para os mais jovens e retirou aos idosos os benefícios que usufruíam (nomeadamente colónias balneares). A Trofa está a mudar!

10. Pela primeira vez na história do concelho, um luto nacional (pela catástrofe ocorrida na Madeira) não foi respeitado na Trofa. A Trofa está a mudar!


Repudiamos que em tão pouco tempo e Trofa esteja a mudar tanto… para pior!
Esperamos daqui a um ano  poder fazer um balanço bem mais positivo.

JSD Trofa

29 comentários:

  1. Realmente, ainda à pouco tempo atrás pensei nisso... O actual executivo só tem feito asneira... :s

    ResponderEliminar
  2. Prabéns por mostrarem a realidade à população! É isso mesmo, façam ver o que realmente se passa na Trofa.
    A incompetência está a governar o destinos da Trofa... e nada melhor do que factos concretos para mostrar isso!

    ResponderEliminar
  3. Mas que Grande texto!

    Parabens por denunciarem quase tudo! Porque faltam aí umas quantas coisas degradantes que este excutivo fez.

    Parabens JSD, voltem a ganhar por favor...

    ResponderEliminar
  4. Celeste (S. Mamede)01 novembro, 2010

    Tanto mais haveria a dizer. Mas este é um bom resumo do que o actual executivo tem estragado a Trofa! Sim estragado, porque por muito que estivessemos descontentes a Trofa estava melhor há um ano que hoje. Vá lá, que já temos uma nova estação para nos "animar", mas de resto tem-se notado um claro falta de inteligência politica para levar o nosso concelho para a frente. É que para além de não se trazer nada de novo ainda se tira o que de bom se tinha como a Trofa Aposta Jovem, o beneficio em IRS, o saneamento que estava quase a chegar à minha rua e a actual presidente decidiu cancelar. É revoltante o que está a acontecer (e para usar a vossa expressão - a mudar) na Trofa.

    ResponderEliminar
  5. Excelente Tópico!

    Isto sim é politica, chamar os BOIS pelos NOMES!!! Devemos nos deixar de falinhas mansas!!!

    Dizer o que se passa e não mostrar aquilo que gostavamos que se passasse!!!
    Devemos sempre MOSTRAR argumentos para sustentar o que dizemos e foi isso que me foi apresentado!!!

    Não nos devemos deixar levar por momentos de menor importância como os "JS", não devemos fazer propaganda só por fazer!

    Devemos ser realistas!!!

    E infelizmente esta realidade, que é muito dura vai doer a todos porque defacto MUDAMOS...MAS MUDAMOS PARA PIOR.

    ResponderEliminar
  6. Nuno Abelheira01 novembro, 2010

    Mentiras. 10 mentiras.
    A jsd associa-se às mentiras de maneira oficial. É preocupante que assim seja.

    Hoje o psd está desfasado do povo trofense. O povo acredita e o psd desacredita-se.

    ResponderEliminar
  7. Nuno André Ramos01 novembro, 2010

    Caro homonimo Nuno, eu cá não vi nenhuma mentira. E como a Celeste, muito mais haveria a denunciar. Já agora desafio a denunciarem quais as mentiras?
    A não vinda do Metro? Os zero Euros do PIDDAC? o fim da Trof@posta Jovem? o cancelamento da extensão do saneamento? o aumento dos impostos? Está tudo nos jornais!

    Não são opiniões, são factos!

    ResponderEliminar
  8. Efectivamente, a Trofa está mesmo a mudar, o desejável seria que fosse para melhor, mas ao invés disso, aquela "energia para mudar", que foi slogan da campanha da senhora presidente, tem sido utilizada para os priores fins... Quer para romper com tudo o que era "bandeira" do anterior executivo, quer para pagar favores!
    E não venham dizer que são 10 mentiras o que a JSD acabou de comunicar, só não vê quem é cego ou quem não quer ver!!
    Caro Nuno Abelheira, para si aplica-se a segunda opção, certo? Porque senão, não estaria apenas a afirmar que JSD só diz mentiras. Porque são mentiras? Justifique!!

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente.... esquecendo cores partidárias... Onde viste melhorias desde que a Trofa é concelho? Melhorias que justifiquem seremos um dos municípios com maior divida a nível Nacional.

    A sério, a mudança era precisa, primeiro... deixarmos ...de pertencer a Santo Tirso e sermos nós apenas nós, segundo mudar os tachos, os gestos e os favores... Tudo continua igual, mas a culpa não é dos partidos.

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo de 1 de Novembro de 2010 18:43

    Não sei que idade tinha quando a Trofa se tornou concelho, mas eu recordo-me perfeitamente da tal época, e digo-lhe desde já que as mudanças são quase como "da água para o vinho". O que antes era apenas considerado arredor de Santo Tirso, agora é uma cidade!!
    Procure fotografias comparativas do centro da Trofa, analise os serviços que a cidade agora tem e que antes estavam apenas concentrados em Santo Tirso, veja as infraestruturas agora existentes... É certo que ainda há muito mais para fazer, mas qual o lugar onde não o há? E também é verdade que é preciso "mudar os tachos, os gestos e os favores", que antes deste executivo eram criticados e lhes deram agora continuidade... Apenas não digam que existe dívida sem haver obra, porque ela existe e está à vista de todos!!

    ResponderEliminar
  11. Ainda só passou um ano, mas a asneira é tanta que até parece que já passou um década!! os trofenses estão fartos desta governação desastrosa com erro atras de erro! Não há quem aguente! quem votou Joana Lima já se arrependeu! Salva-nos PSD!

    ResponderEliminar
  12. Custa a engolir estas coisas, pois custa Sr. Nuno.
    Vocês só sabem dizer que o anterior executivo deixou uma divida de (???) euros.Vejam as obras, vejam o que a Trofa evoluiu nestes 10/11 anos?Sugiro a dar uma volta pelo Concelho todo (não é só S. Martinho!!!!), com os olhos bem abertos e se mesmo assim não conseguir ver bem compre uns oculos com bastante graduação porque só assim é que vê obra.
    Daqui a 3 anos vamos ver se a divida diminuiu!!!!!!, é que com as avenças todas da câmara, deve dar para diminuir a divida sem duvida!!!!Afinal criticavam o anterior executivo com as avenças e fazem ainda pior!!! (PALAVRAS DE POVO PS).
    Ainda lhe digo mais, o Sr. sabe que pode consultar em www.base.gov.pt todas estas avenças? Veja e questione quem são as pessoas e depois falamos.
    E já agora Trofáguas só gente da JS muito experiente sem duvida!!!!!!
    OH!!!!!NUNO ........ESQUECE!!!!
    COMO DIZ A AMIGA CELESTE HÀ MUITA FALTA DE INTELIGENCIA POLITICA PARA O NOSSO CONCELHO EVOLUIR!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia JSD,

    Enquanto participante regular deste blog gostaria de deixar algumas notas relativamente ao comunicado da JSD que saúdo.

    A questão do metro tem sido amplamente discutida neste e noutros espaços e é grave que se tenha anunciado a sua chegada com pompa e circunstância para agora percebermos que somos carta fora do baralho. O grave na postura do executivo é o assumir que o metro seria uma realidade quando não tinham a certeza porque a sua vinda não depende em nada da vontade do executivo, são decisões tomadas a outro nível e a JSD tem plena consciência disso. Já a questão da exclusão do PIDDAC é ainda mais grave e, a ser comprovada, demonstra grande incompetência por parte do executivo, incompetência que nos prejudica a todos. O aumento nas contribuições autárquicas é também algo de grave mas relativamente ao qual gostaria de obter mais informação porque não me parece assim tão literal. Ou será que estamos a pagar a factura dos livros de forma dissimulada?

    Não me levem a mal mas dizerem que a semana da juventude era uma das melhores do país dá-me vontade de rir até porque conheço bastante e nem lá para perto meus caros, nem lá para perto. Continuo sem perceber como insistem que a Trof@posta Jovem era um grande evento que não era. Já agora, e pelo que percebi, o Viver Trofa não é uma actividade que substitui a anterior semana da juventude mas apenas outra actividade diferente, esta é a minha leitura.

    A localização dos Paços já foi escolhida? Onde é?

    Adoro estatísticas deturpadas: é claro que houve um aumento exponencial da cobertura de saneamento na Trofa durante a era PSD porque não havia nada, assim é fácil subir para os 90%. Mas se só falta 10% para a cobertura total, como é que ainda existem tantos cidadãos de segunda. Por falar em cidadãos de segunda, o que é uma grande hipocrisia da vossa parte, lembrem-se que durante a era PSD, o investimento era sempre superior na cidade do que no resto do concelho. Os cidadãos de primeira sempre foram os de S. Martinho e isso não mudou antes nem agora. O PSD fez um grande trabalho ao nível do saneamento e endividou a CMT por um bom motivo mas não atirem areia aos olhos de ninguém por favor!

    As avenças aumentaram mas já existiam durante o mandato PSD para muitos amigos do PSD. Os tachos existiram antes, existem agora e continuarão a existir até que apareça alguém para nos liderar que seja realmente íntegro. Até lá só muda a cor de quem recebe.

    O PS retirou as férias aos jovens e idosos? Então vocês são contra os livros gratuitos e defendem despesismos em áreas que não são fundamentais? Vivemos tempos difíceis e uma autarquia tão endividada tem que estabelecer prioridades. Tal não me parece uma!

    O falhanço no luto pela Madeira é um lapso sério mas quero acreditar que não passou disso mesmo: um lapso. É grave mas existem coisas bem mais graves para serem referidas.

    Parabéns pelo comunicado e pela intervenção coesa e realista (algo raro entre as "J's"). Era muito interessante conhecer as posições da JS e do executivo quanto às questões levantadas.

    Cumprimentos,

    João

    P.S.

    ResponderEliminar
  14. António Brás02 novembro, 2010

    Bem vistas as coisas, a mudança foi só uma: De uma fase de prosperidade, o nosso concelho passou para uma fase de estagnação ou mesmo de retrocesso!

    E tudo isto por causa de uma aparente sede de vingança socialista e a mais que evidente falta de "Know How" de quem tem a responsabilidade de governar a Trofa!

    Felizmente, alguém com bom-senso para por os pontos nos i's e identificar factualmente quais os principais erros do actual executivo!!!

    Parabéns JSD!

    Só espero, muito sinceramente, que alguém do PS leia este comunicado, e corrija os seus erros!

    A Trofa agradece!

    ResponderEliminar
  15. António Brás02 novembro, 2010

    Caro João:

    Gostaria apenas de deixar aqui alguns esclarecimentos factuais e algumas opiniões pessoais que poderão ajudar a clarificar algumas das duvidas que levantaste.

    1- Metro: Obviamente que a decisão do metro não é da Câmara, mas alguém que fez questão de vir à Trofa com a Srª Sec. de Estado anunciar um concurso, em setembro, que apenas foi lançado em Dezembro, para 2/3 meses depois o suspender, não pode ser uma atitude de alguém que defende os interesses da Trofa, mas sim de propaganda barata e enganadora! A publicidade enganosa é punível por lei, porque não "punir" quem nos enganou? A obra da REFER também não é uma decisão da Câmara, mas se não fosse a intransigência do anterior executivo, hoje tinhamos o centro da cidade completamente trucidado e dividido pela linha do comboio, e sem espaço para o metro! São estas diferenças que os Trofenses têm de conhecer e perceber.

    2- PIDDAC- Quando vi este comunicado tive o cuidado de procurar e verifiquei que os valores apresentados são reais - 2009 26 milhões e 2010 2milhoes. 2011 - 0€. Como vai ser possível a construção do centro de saúde de Santiago?

    3- Impostos: Todos os impostos referidos (IRS, Derrama e IMI) pretendem ser aumentados pelo executivo. Vão a votação na próxima Assembleia Municipal!!!

    4- Paços do concelho foram decididos 100 dias após a tomada de posse, dizendo a srª presidente que não sabe quanto custa mas que fica metade do preço... (sem comentários)

    5- As férias lúdico-desportivas eram dinamizadas pela Câmara, com técnicos da autarquia, tendo estas actividades um custo associado a todos os participantes... Concordo que não se deve dar tudo de "borla", mas a câmara tem a obrigação de promover actividades desportivas e didáticas aos jovens e às crianças do concelho...

    6- Avenças: Caro João, é certo que elas também existiram com o anterior executivo, mas ninguém pode negar que antes os trabalhos técnicos eram desenvolvidos pelos técnicos da câmara, enquanto agora tudo é feito por avençados. Isto, para não refeir os valores das avenças actuais...

    7- Saneamento: Esta obra extendeu-se por todo o concelho. Importa referir que aquando das eleições estava lançado o concurso para s. romão e salvo erro tb contemplava s. mamede, permitindo assim cobrir o concelho, quase na sua totalidade. No entanto, o actual executivo cancelou/suspendeu o concurso! Alerto ainda para o pormenor de, no caso de ter sido cancelado, todos os concorrentes têm de ser devidamente indemnizados. Quanto custa isto aos cofres da câmara?

    Como podes ver, este comunicado não tem outro fundamento a não ser factos consumados e verídicos, apesar de muitos tentarem dizer o contrário!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. Caro António Braz,

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    O seu comentário foi bastante esclarecedor, é visível que é grande conhecedor da realidade trofense. A confirmar-se tudo o que afirma estamos perante um cenário problemático.

    No entanto, permanecem algumas dúvidas:

    1. Se a localização dos Paços do Concelho está já definida, onde será?
    2. A CMTrofa pode ter obrigação de promover a prática desportiva e o lazer dos jovens trofenses mas em dez anos de PSD continuam a não existir equipamentos para a prática desportiva à parte das duas aberrações que existem em frente ao prédio do antigo cinema e na Cidade Nova. E mesmos estes equipamentos são secundários nos tempos que correm. A requalificação urbana e as contribuições autárquicas mexem muito mais nas vidas dos trofenses.
    3. Os avençados preocupam-me muito menos que o fenómeno do tachismo que era também uma característica do governo PSD. E convém não esquecer que alguns avençados eram membros da JSD e do PSD. A mim choca-me a falta de ética de quem promove alguém ou lhe dá um lugar público por simpatia partidária. Não obstante, e se a CMT está a gastar assim tanto em avenças, era importante que a JSD mostrasse o seu ponto de vista na Assembleia da próxima Sexta.

    Quanto ao resto, aguardarei uma tomada de posição da JS para poder equacionar ambos os lados e os argumentos apresentados para obter esclarecimento o menos enviesado possível.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  17. Brilhante, simplesmente

    Só tenho pena que seja a Trofa a pagar!

    ResponderEliminar
  18. António Brás04 novembro, 2010

    Caro João:
    Relativamente às perguntas/dúvidas que colocaste, vou tentar clarificar uma vez mais.

    1- Paços do Concelho: A Presidente da Câmara decidiu unilateralmente que os paços do concelho serão na Estação (antiga) tendo demorado apenas 100 dias para decidir uma questão tão sensível e delicada como esta. O que é certo é que nos restantes 265 dias, depois de decidir, aparentemente, sem qualquer fundamento técnico/financeiro/urbanistico/ambiental, nada mais foi feito sobre este assunto.

    2- É certo que as infraestruturas desportivas no concelho são reduzidas, mas isto, no meu entendimento, prende-se com a orientação estratégica do anterior executivo. Quando a prioridade é dotar o concelho dos bens de 1ª necessidade (água e saneamento), não faz muito sentido investir montantes exorbitantes em infraestruturas desportivas. A casa não se constrói pelo telhado,primeiro estão os alicerces... Só depois de garantidas as condições de saúde pública é que se deve investir noutras áreas, como as infraestruturas e equipamentos desportivos... Relativamente aos impostos, apenas uma pequena nota. O actual executivo pretende "assaltar" todos os trofenses... desde o IRS, passando pela derrama e pelo IMI, todos estes encargos, a actual presidente de câmara pretende aumentálos para o máximo! Será que compensa às empresas investir num concelho que lhes cobra tanto dinheiro? E os trofenses, que para além das medidas de austeridade do governo que lhes afectam fortemente a carga fiscal, ainda vão ter de suportar mais este aumento da autarquia no IRS? Achas justo que se prometa baixar taxas de ligação do saneamento, quando ao fim de um ano voltas a aumentar para o mesmo valor e ainda por cima aumentas todos os outros impostos? Não será que vamos todos pagar pelas "borlas" que o actual executivo tem oferecido a quem não precisa? 3- Não posso falar pela JSD, pois sou um mero simpatizante jovem do PSD, mas pelo que tenho visto, eles têm assumido as suas posições...

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Sérgio Alves04 novembro, 2010

    Governo anuncia a suspensão de todos os investimentos em transportes públicos!
    Notícia do público...

    http://www.publico.pt/Economia/investimentos-em-transportes-publicos-estao-todos-suspensos_1464241

    Tal como a Ota e e outros que tais, não seria a hora de o município da Trofa pedir explicações e quem sabe uma indemnização pelos graves prejuízos causados na qualidade de vida das populações locais?

    ResponderEliminar
  20. Caro António Brás,

    Muito obrigado pela nova resposta. Um obrigado sincero uma vez que o normal é a maior parte dos utilizadores deste espaço deixaram conversas a meio, algo que prejudica o debate e a partilha de ideias.

    Relativamente ao novo esclarecimento, gostaria de deixar novamente algumas notas:

    1. A confirmarem-se as suas afirmações de que a decisão foi unilateral e sem os devidos estudos a sustentá-la então estamos perante uma situação de extrema prepotência e falta de democracia. São acusações graves aquelas que imputa ao executivo.

    2. Curiosa a forma se refere à falta de equipamentos desportivos no concelho referindo que não se trata de uma prioridade quando existem infra-estruturas fundamentais como o saneamento em situação deficitária. Não poderia estar mais de acordo consigo e digo-lhe isto sem reservas. No entanto, as afirmações que faz perdem algum sentido quando no seu comentário anterior se mostrou indignado com os cortes nas férias desportivas/lúdicas de idosos e crianças que claramente não são gastos prioritários, por muito importantes que possam ser. "A casa não se constrói pelo telhado, primeiro estão os alicerces". Parece-me um pouco incoerente da sua parte.

    3. No que diz respeito às contribuições autárquicas, estou a par das alterações (especulativas?) em curso. Até ver essas mesmas alterações aplicadas aguardarei. Até porque a argumentação PS é a de que tal não irá acontecer. Sendo eu um cidadão comum fora de qualquer estrutura partidária, não tenho acesso a confirmação desses conteúdos pelo que não me devo pronunciar. No entanto, e como já afirmei anteriormente, se estes aumentos se materializarem será gravíssimo para os habitantes do concelho.

    4. Quando me refiro a uma tomada de posição da JSD estou a sugerir que a entidade deveria apresentar e argumentar todas as acusações relativas a avenças que efectua. Acredito que esta questão poderá envergonhar ambos os partidos (PS e PSD) uma vez que os favorecimentos são bem conhecidos de muitos trofenses. Sempre que acontecem eleições, alguns dos mais "aplicados" na campanha são presenteados com cargos públicos ou favorecimentos. Isto é do conhecimento público e não é exclusividade de qualquer partido.

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  21. António Brás04 novembro, 2010

    Caro João:

    Como não quero monopolizar o debate que a JSD proporcionou ao publicar o seu comunicado, este será muito provavelmente o meu último comentário de resposta. Não por julgar inútil o debate, mas pura e simplesmente porque estamos a debater sempre sobre a mesma matéria, correndo o risco de se esvaziar o conteúdo deste mesmo "debate".

    Assim sendo, passo a esclarecer:

    1- A decisão sobre os passos do concelho foi unilateral, não foi sequer votada em rúnião de camara, previamente ao seu anúncio. De Sobre este assunto, em assembleia municipal o PSD propos que fosse realizado um referendo municipal, para auscultar a opinião e a vontade dos municipes. Proposta esta que foi chumbada pelo PS e CDS PP. Quem disse que nunca faria nada nas costas do povo, esqueceu-se dessas palavras na primeira oportunidade... No mínimo é lamentável...

    2- Caro João se ler os meus 2 comentários percebe que no 1º falo em inexistência de actividades didáticas e ludicas para os jovens e crianças que eram custeadas aos beneficiários das mesmas (antes era assim que acontecia, havia actividades, a CMT proporcionava-as e organizava-as e todas tinham um custo associado para que a despesa não fosse demasiado elevada para os cofres da Camara). Enquanto no segundo refiro-me a investimentos megalómanos na construção de infraestruturas e equipamentos desportivos. São questões distintas... Espero que perceba que apesar de perceber o não investimento em infraestruturas, não posso deixar de repugnar a falta de iniciativas voltadas para os jovens e crianças... Este é o ponto de vista..

    3- Relativamente aos impostos, volto a dizer que apesar de o PS/JS apregoarem o contrário, o que é proposto a votação em assembleia municipal é o aumento dos impostos anteriormente referidos.

    4- Avenças - Estes dados de ajustes directos estão todos publicados nos locais oficiais, disponíveis para consulta na internet.

    Um abraço...

    ResponderEliminar
  22. Ho joão, lembrass-te das mensagens com links que foram apagadas no blog da js onde os rosinhas diziam que havia pessoas que se sentiam ofendidas com o que estava publicado?

    Esses links esclareciam a tua dúvida sobre as avenças!!!

    ResponderEliminar
  23. Caro António Brás,

    Obrigado, uma vez mais, pela sua resposta.

    Não tema monopolizar o debate porque caso ainda não tenha reparado, neste tema, o debate resume-se a pouco mais que as nossas opiniões. Aliás, por estas paragens, o debate raramente existe porque temos quem acuse A ou B disto e daquilo e, parente uma argumentação mais elaborada, abandona automaticamente a discussão sem defender o seu ponto de vista. Isto é o que acontece na esmagadora maioria dos casos. E depois é evidente que estamos a debater sobre a mesma matéria, o conteúdo do comunicado da JSD, sobre que mais haveriamos de estar a falar?

    Mas assin sendo não nos alarguemos. Relativamente aos pontos 1 e 3 do seu comentário mantenho o que já afirmei: não tenho informação suficiente sobre a votação da localização dos paços ou sobre o aumento de impostos. Até a conseguir terei que me manter imparcial porque a JSD/PSD diz uma coisa e a JS/PS diz outra. Tirarei todas as minhas dúvidas em sede própria.

    Relativamente às avenças e "tachos" continuo a insistir que não importa se o PSD dá 5 e o PS dá 6: é sempre um cenário imoral e demonstra bem a falta de respeito que os partidos do centro tem relativamente aos portugueses, os principais culpados da falta de escrutínio dos políticos corruptos que preencham a quase totalidade do espectro político português.

    E finalmente o ponto 2. Na realidade, o António refere-se às "inexistência de actividades didáticas e ludicas para os jovens e crianças que eram custeadas aos beneficiários das mesmas" mas não se refere em momento algum nos referimos a investimentos megalómanos. Megalómana era a Trof@posta Jovem percebe? Convém esclarecer que me refiro a equipamentos desportivos básicos, não estou a reivindicar a construção de um complexo olímpico, percebe? Pessoalmente, eu percebo bem que se relegem ambas as questões para segundo plano porque nos tempos que vivemos não se tratam de prioridades. E acrescento ainda que, no médio/longo prazo, os equipamentos são bem mais importantes para o concelho do que as férias lúdicas e desportivas de jovens e idosos porque são equipamentos que ficam para a Trofa. Chamar a qualquer uma destas necessidades de "prioritária" é um autêntico absurdo.

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  24. Olá Anónimo,

    Sim, lembro-me desse episódio. Mas tens sempre a possibilidade de deixar esses links aqui, pode ser que a JSD não reaja de igual forma. Desafio-te a deixares aqui esses links mas, se possível com referências desde 1999 para sabermos também o que fizeram os dirigentes anteriores e podemos fazer uma análise comparativa. Ficarei grato se o fizeres.

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  25. Daniel Ferreira05 novembro, 2010

    Curioso como muita gente pede esclarecimentos à JSD por cada virgula que utiliza, quer relativamente ao passado, quer ao presente.

    Será que têm a mesma postura com todos os outros?

    É que tenho visto o PS e a JS a mudarem de posição relativamente a muitos assuntos, e ninguém os questiona...

    E depois ainda se autointitulam de apartidários...

    Curioso....

    ResponderEliminar
  26. Caro Daniel Ferreira,

    Apesar de não o fazer directamente (o que é lamentável), reparo que fez referência a algumas das minhas participações neste espaço. Antes de fazer esse tipo de acusações infundadas, talvez fosse melhor analisar os meus comentários no blog da JS para ver que as suas insinuações são completamente desfazadas da realidade. A minha postura é exactamente igual aqui ou no blog da JS e sempre fiz por me manter integro relativamente às minhas convicções. Quer um exemplo? Sugiro que leia os comentários que fiz no post da JSD "Achas Justo" sobre a distribuição de livros onde as minhas posições são coincidentes com as da JSD. Curioso não? E nunca foi questionado por um elemento revoltado da JS por esse motivo. Sabe qual é a diferença? Eu formo a minha opinião em função da informação que recebo e daquilo que do meu ponto de vista considero justo ou injusto. Não ando a reboque das orientações gerais de nenhum partido. Isso permite-me ser livre e privilegiar aquilo que considero correcto e não aquilo que me impõem como tal. Será que o meu apartidarismo lhe causa algum mal estar? É que não sei se alguém lhe disse, mas existe essa possibilidade. Talvez não seja familiar com o conceito de pluralismo... Mas se verificar as percentagens de abstenções e votos em branco em quaisquer eleições verá que existem muitos mais como eu. Porque os partidos que se alternam no poder apenas têm contribuido para enterrar cada vez mais este país e eu não alinho com entidades que ao invés de fomentar o desenvolvimento de Portugal contribuem para o seu retrocesso. Não é à toa que estamos na cauda da Europa! Por incompetência e ineficácia política.

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  27. Dados do IEFP Jan 2010: desempregados na Trofa idade inferior a 34 anos = 1.097.
    Alguém sabe os valores actuais?
    É que estamos a discutir coisas interessantes mas voltem os olhos para estes numeros.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  28. Olá Anónimo,

    Os dados que apresenta são preocupantes e bem mais importantes para discutir do que muitas nulidades que por aqui passam. De qualquer forma, lembra-se que nesses dados se incluem algumas centenas que preferem viver do rendimento minimo e passar o dia no café do que aceitar trabalhos que não lhes apetece executar...dados estatísticos são sempre suspeitos. Mas mesmo que fossem apenas 100 desempregados já eram muito maus indicadores...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  29. De facto João, e conheço alguns casos desses:quem não quer trabalhar e usufrui do Rendimento Minimo pq este é suficiente ou pq este mais um biscate significam ao fim do mês 2 sálários.
    Mas cada vez mais este facto começa a não ter cabimento pq o desemprego aumenta e mesmo as áreas de maior capacidade de empregabilidade dispensam funcionários.
    Agora,lamentável foi e é a falta de controlo e fiscalização sobre estas situações.Implementar medidas sem definir forma de controlar os abusos, é o maior erro.
    Por outro lado,e lançado o repto, aguardo mais comentários da "bancada" da JSD local...Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.