24 de janeiro de 2011

Cavaco Silva eleito à primeira volta.


A JSD Trofa saúda e congratula o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pela expressiva vitória (52,94% dos votos, o equivalente a 2.230.240 votos) nas eleições presidenciais deste Domingo. 

Comício no Coliseu do Porto 20/01/11


No Concelho da Trofa obtiveram-se os seguintes resultados eleitorais:




Fonte: O Notícias da Trofa


A Trofa demonstrou inequivocamente a confiança que tem no trabalho do Professor Cavaco.
Com estes resultados, é-nos possível também detectar um sentimento de descontentamento e desilusão com o que têm sido as políticas Socialistas, que ao longo destes anos temos vindo a ver ser implementas no país.

Numa nota de apoio, a JSD Trofa está solidária com a freguesia do Muro e com todas as freguesias do Concelho que sofrem actualmente uma das maiores injustiças da história da Trofa.
Deixamos igualmente aqui, uma palavra de apreço a todos o Murenses, que lutaram nestas presidenciais contra o constante adiamento do prolongamento da linha do Metro até à Trofa, chamando a atenção dos órgãos de tomada de decisão para esta problemática.

Mantenhamo-nos fortes, o Metro será uma realidade na Trofa!

O voto é a arma do Povo.

16 comentários:

  1. Viva o Cavaco, grande vitória.
    Viva a Trofa.
    Esta foi a primeira de muitas num futuro próximo.
    Por favor, arrumem-me a Joana Lima de lá e todos os seus assessores de 3mil euros mensais.

    Ass: Daniela Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Nuno Abelheira24 janeiro, 2011

    Vocês já vêm tarde...

    E parar com as mentiras que tal? 3mil euros?
    Mas há assessores a ganhar mais que a presidente de câmara?

    A Trofa está farta de tanta mentira vossa.

    ResponderEliminar
  3. Pedro "Murense"24 janeiro, 2011

    A população do Muro está muito desgostosa com a atitude do PSD.
    Não conseguiram esquecer os seus votinhos no sr. Cavaco e não estiveram aqui a apoiar-nos.
    A presidente esteve e deu a cara.
    Os do PS até foram presos
    E vocês?
    Não queremos "solidariedade", queremos luta!

    Viva o Muro e a Trofa!
    Metro para a Trofa Já!

    ResponderEliminar
  4. tai caladinhos
    em vez de nos defenderem so pensam em atacar a presidente
    ide nanar

    ResponderEliminar
  5. Nota-se nos ultimos comentários, visiveis defensores de Manuel Triste, que quando correram à farmácia o ENO já estava esgotado.

    Depois, uma pessoa que presta acessoria à presidente, realmente é verdade que não ganha 3000€, mas em www.base.gov é possível verificar que de 3000€ sobravam apenas uns trocos, portanto, arredondando...

    Depois, há gente dita "murense" que bem podia aparecer aqui e mostrar o seu BI ou CC, que de murense não teriam nada. Pessoalmente tenho imensos AMIGOS do muro, e as pessoas do muro não são espalhafatosos como aqui tentaram fazer passar. Se fizeram boicote às eleições foi por necessidade e para mostrarem o descontentamento geral, e não para "show off", certos sujeitos é que se colaram como que trazendo o emplastro na mala do carro, juntamente com a roupa.

    A presidente apenas esteve presente pois sabia que iria estar presente a TV, é bom chegar ao fim do dia e ver na caixa mágica se ficamos bonitos ou não. Aliás, ela não "vestiu a camisola" apenas a colocou à sua frente, resumindo, é só "fachada".

    Depois, alguém era capaz de me dizer quem é que foi preso? Que eu tenha lido no jornal online, não foi por pendurar roupa na ponte d.luís a ver se secava que se foi preso, agora se cometeram algum crime tipo o Socas Mor, é outra história, aliás, a escola é a mesma. Eu li termo de identidade e residência, mas parece-me que se fossem presos ficavam todos contentes... enfim...

    Se querem parabéns, eu posso dar-vos os meus, ficai lá com eles, como se de um rebuçado se tratasse, é-me igual ao litro, mas a vossa chefe é que tem o dever de trazer o metro para a Trofa, foi ela que o prometeu e disse que seria uma realidade graças a ela, com a vinda da Ministra Ana Paula Vitorino, por isso, colocai é faixas frente a casa dela!

    Faixas pretas frente à casa da Presidente JÀ!!!


    Para terminar, apenas me resta dar os parabéns também à JSD por manter uma actitude séria e responsável nesta situação. Não é com tentativas de protagonismo que lá chegamos.

    ResponderEliminar
  6. A presidente esteve com o muro?
    Foi lá para as gravações como qualquer comum actor que segue um simples guião...

    Não atirem areia para os olhos dos trofenses...

    Era só consultar o caderno eleitoral e certamente que verificavam que a presidente da câmara não boicotou as eleições, nem se absteve...

    ResponderEliminar
  7. A JSD da trofa perdeu uma enorme oportunidade para aparecer e fazer algo ao lado dos murenses na causa do Metro.
    A presidente nao estava com o boicote, mas fez o papel dela. Já o PSD e JSD limitaram-se a enviar uma carta para Bruxelas ...e mais nada...

    ResponderEliminar
  8. Na Trofa todos os caminhos vão dar ao metro. Se o assunto for a plantação de batatas na Austrália, com certeza algum iluminado conseguirá estabelecer uma relação com a questão do metro. É sempre salutar notar tamanha coerência.

    Daniel reparei na sua indignação no que diz respeito aos crimes da JS Trofa e do "Socas Mor". Curiosamente não o vejo fazer nenhuma referência aos esquemas em que o Professor Honestidade e Integridade está metido no BPN. É sempre fundamental ser coerente, não é mesmo?

    Relativamente ao tema a que se dedica este post, gostava de deixar algumas notas:

    1. A política portuguesa está nas ruas da amargura. A abstenção ultrapassa os 50% e os votos em branco roçam os 5%. Fernando Nobre com uma candidatura apartidária consegue um resultado inesperado com uma percentagem de 14,1%. Leitura óbvia: os portugueses acreditam cada vez menos nas forças políticas. A cada dia que passa, a cada eleição que passa, os partidos nacionais perdem credibilidade.

    2. Cavaco Silva vence as eleições com uma das taxas de abstenção mais elevadas. Apenas cerca de 20% da população acredita em Cavaco e no seu projecto. Não deixa de ser uma vitória expressiva apesar de ter beneficiado das campanhas negativas dos seus opositores, uma vez que vence com maioria absoluta.

    3. Na Trofa, a abstenção aproxima-se dos 50%, em linha com o que aconteceu no resto do país. Contudo, a vitória de Cavaco Silva é ainda mais esmagadora do que no total nacional. Existem, na minha opinião, 3 factores associados a este resultado. Em primeiro lugar, a Trofa é uma zona de tradição social-democrata como comprovam praticamente todos os resultados de todas as eleições recentes com excepção das autárquicas de 2008 onde o voto de protesto popular colocou Joana Lima na CMT; em segundo lugar, a aversão ao governo socialista, local e nacional, derivada de várias questões com especial destaque para o metro concentrou votos de protesto do esquerdistas de centro em Cavaco Silva; por fim, é fundamental salientar que a opção de PS e BE apoiarem o mesmo candidato nunca poderia dar certo. Visões antagónicas, o alinhamento de Alegre com muitas políticas defendidas pelo Bloco e a postura de ovelha tresmalhada do candidato na AR retiraram credibilidade a esta candidatura.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. Joao apenas para te corrigir as duas ultimas legislativas (2005 e 2009) o PS ganhou na Trofa..Socrates nunca perdeu na Trofa.

    ResponderEliminar
  10. Mea culpa gg, tens toda a razão. Não obstante insistir na ideia que a Trofa é uma área social-democrata por excelência, é verdade que o PS ganhou na Trofa em 2005 e 2009. Claro que tal aconteceu por causa da fuga do Durão e subsequentes enterros do Santana Lopes (2005) e, posteriormente devido à onda de protesto Trofense anti-PSD que também colocou Joana Lima no poder.

    Lamento a falta de precisão no meu comentário.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  11. Pó de Talk26 janeiro, 2011

    O PSD tornou pública a sua posição nesta questão. Está com os murenses e com toda a Trofa no desejo do metro e da reposição da mobilidade e qualidade de vida que foi usurpada.
    Agora se esses que se dizem murenses ficam ofendidos pelo PSD não fazer de emplastro, desculpem mas pensam muito pequeno. Mais importante que aparecer por segundos na TV é fazer chegar o histórico a quem realmente tem ferramentas para poder actuar. E já agora, podiam ter votado, todos votavam em branco que era uma forma de protesto muito mais forte!

    ResponderEliminar
  12. Caro Pó da Talk,

    Votar massivamente em branco seria uma boa alternativa no entanto, na minha opinião, o boicote é mais representativo da revolta subjacente à acção, logo, o impacto do protesto é maior porque existe a vontade de não colaborar com o sistema político. Para além de ser mais coerente com os objectivos dos murenses.

    Relativamente à posição do PSD sobre o tema, esclareça-me por favor o que quer dizer com "fazer chegar o histórico a quem realmente tem ferramentas para poder actuar". Não estará com certeza a referir-se à carta enviada ao Durão Barroso...

    ResponderEliminar
  13. João Mendes

    Não concordo muito com essa tradição social-democrata que referes!
    Tentei obter mais dados para tirar as minhas dúvidas, mas para eleições mais antigas...antes de sermos concelho...apenas encontrei resultados gerais de Santo Tirso sem que conseguisse ver qual era a tendência das votações nas freguesias que agora formam o nosso concelho!

    Assim fica a minha dúvida pois não me recordo dos resultados dessa altura...

    Agora quanto a resultados desde 1999, na Trofa apenas o Durão Barroso conseguiu a vitória...no total elegemos 3 vezes um primeiro-ministro socialista e apenas uma vez um social-democrata!

    A minha ideia sempre foi o oposto do que afirmaste...sempre vi a Trofa como uma área com simpatias socialistas!

    É verdade que o poder local pertenceu, até ás ultimas eleições, ao PSD...mas nem isso muda a minha opinião pois acho que a entrega dos destinos do concelho ao PSD foi mais um reconhecimento e um voto de confiança para com quem tanto lutou pela Trofa do que um voto partidário.

    E as eleições autárquicas têm mesmo esse carisma...vota-se mais em projectos e pessoas e menos em partidos!

    Assim sendo...mesmo sem ter os tais dados para tirar dúvidas...sempre tive a ideia que a tendência era socialista...e que isso verificava-se nos resultados eleitorais, mesmo no tempo em que pertenciamos a Santo Tirso!

    É verdade que o PSD tem uma militância muito forte na Trofa...mas isso é outro assunto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá José Sequeira,

    Penso que a questão da militância e substancial nesta análise. Comparativamente com a dimensão da JSD, apenas para citar um exemplo, as restantes juventudes são rediduais. Repito que me estou a referir a militância porque é evidente que a estrutura da JS tem vindo a crescer e também porque em tempos a JCP era, na minha opinião, a estrutura mais activa.
    Por outro lado, nas três autárquicas disputadas desde que a Trofa é concelho, apenas uma foi ganha pelo PS, sendo que prevejo uma derrota catastrófica do executivo rosa nas próximas eleições, principalmente devido a questão do metro que lhe retirou imensa credibilidade e, mais importante, credibilidade. Não faço análises políticamente correctas: parte da vitória do PS nas últimas autárquicas é uma espécie de castigo para um acumular de situações negativas associadas ao antigo executivo.

    No seu comentário, gg referiu, e bem, que nas eleições legislativas de 2005 o PS venceu na Trofa. Venceu claro, depois do PM Durão Barroso ter virado as costas ao país num momento de crise e da palhaçada que foi o período Santanista, não seria fácil olhar para Sócrates, exímio orador e muito bem assessorado, como a alternativa viável para o país. A sua reeleição em 2009 é mais difícil de explicar mas podemos encontrar algumas variáveis que influenciaram os trofenses, sendo que o facto das eleições legislativas e autárquicas terem sido quase em simultâneo (o que levou muitos dos trofenses a acreditar que o voto em Sócrates fortaleceria Joana Lima) juntamente com a contestação que houve relativamente ao PSD nessa altura foram, na minha opinião, cruciais para o desfecho de ambos os actos eleitorais. Não nos podemos iludir: em condições normais, o PSD continua a ser a força política mais forte no nosso concelho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Anarqui201131 janeiro, 2011

    no Muro não ganhast tu, ressuscitado silva, o que te safam são os labroscas, que limpam a bosta das galochas e la vão votar em ti....

    ResponderEliminar
  16. Mendes

    Concordo contigo...a militância tanto na JSD como no PSD é muito grande! Sem dúvida que estruturalmente são muito fortes e mobilizadores!
    Mas não podemos esquecer que a maioria da população não tem filiação partidária e são eles que acabam por "decidir" resultados eleitorais.
    Concordo que o PSD é a maior força politica da Trofa...mas penso que isso reflecte-se mais nas eleições locais.
    Se analisarmos todas as eleições vemos uma grande tendência de voto para o partido socialista...dai a minha opinião...parece-me existir uma maior simpatia socialista do que social-democrata.
    Quanto ao resultado das últimas eleições autárquicas, concordo contigo, o voto na actual Presidente foi como que um castigo para o executivo PSD...e acredito que mesmo assim, querendo castigar, ninguém estava a espera que eles não fossem ganhar.
    Anda muita gente arrependida!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.