12 de janeiro de 2011

METRO na Trofa - PSD Trofa pede intervenção de Durão Barroso

Na política como na vida, há que saber marcar posição nos locais próprios.

Dado que a Câmara Municipal da Trofa não tem demonstrado capacidade para "trazer o Metro" para a Trofa, monstrando-se até compreensiva pelo facto de a obra não ser realizada, o PSD da Trofa e a Sociedade Civil lideram esta questão junto das entidades competentes.

O PSD da Trofa, na pessoa do seu Presidente, Dr. Sérgio Humberto Silva, levou a cabo uma conferência de imprensa ontem à tarde, onde anunciou as diligências do partido, de modo a que o metro seja uma realidade para todos os Trofenses e para a Trofa.

Nesse sentido, o PSD da Trofa, pediu ao presidente da Comissão Europeia que intervenha junto a quem de direito, tendo em vista a "vinda" do metro até ao nosso jovem concelho. Esta é uma questão de justiça, dado estarmos sem a via estreita (antiga linha Porto-Guimarães) há mais de 10 anos.

Para saber mais sobre este assunto visitem os links dos órgãos de comunicação social:

 - RTP;
 - EXPRESSO;
 - VISÃO;
 - i Online;

39 comentários:

  1. Finalmente um post que me apanha de surpresa! obrigado.

    Bem, esta cartada é forte, pedir o apoio ao fugitivo...perdão, ao Presidente da Comissão Europeia era algo que nem eu nem a maioria dos trofenses estaria à espera. Sinceramente não me parece que vá ter resultados práticos não obstante ser uma iniciativa que demonstra que não estão de braços cruzados. Mas se Bruxelas pede diáriamente mais contenção ao governo português, que argumento poderá usar Durão Barroso para uma obra que, do ponto de vista nacional, repito, do ponto de vista nacional está longe de ser prioritária?

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Longe de ser prioritária é certo...mas esta carta parece mais um pedido para que se faça justiça...e se realmente existem fundos que não foram devidamente utilizados esse pedido até tem a sua razão de ser!
    Continuo a achar que, mesmo com a situação actual em que vivemos, esta obra são apenas alguns "trocos" e a crise não pode servir de desculpa!

    Uma iniciativa interessante....vamos ver no que dá!!

    ResponderEliminar
  3. É certo que do ponto de vista nacional esta obra passa não considerada estruturante para o desenvolvimento da economia do país...
    Mas agora só podemos falar a nível geral e o local passa a ser esquecido? Eu volto a relembrar que trata-se de algo que é do concelho por direito, por isso não exigimos mais do que aquilo que nos retiraram indevidamente.
    Congratulo o PSD por esta iniciativa, não se limitando a baixar os braços e resignarem-se, ao contrário do que fez a autarca do nosso concelho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns PSD! Parabéns Trofa! Haja quem lute pelos seus direitos! Haja quem com verdade coloque os interesses da Trofa num patamar acima de interesses políticos! 1º Trofa! 1º os trofenses! Uma lição para quem comanda de forma amorfa os destinos da nossa querida Trofa!

    ResponderEliminar
  5. Andreia não se trata de só falar no nacional e o local ser esquecido, é uma questão de lógica, de racionalidade se preferir. A União Europeia "gere" por assim dizer as questões económicas e financeiras dos estados membros. Nestas matérias, aplica-se o conceito de "soberania perfurada" que não é mais que uma perde de autonomia das nações sobre esta área em detrimento da UE. Logo, economicamente/financeiramente, Portugal e os restantes Estados membros são como que "regiões" da UE com capacidade de se auto-regularem internamente. Desta forma, a UE dificilmente actua ao nível local, seria contraproducente. Por outro lado, e tendo em conta os constantes pedidos da UE e das potências europeias para que Portugal reforçe ainda mais as medidas de austeridade, parece-me pouco provável que o líder da Comissão entenda que deve intervir numa situação não estrutural para o país. Não se trata de menosprezar a autarquia trofense mas antes de manter uma organização coerente.

    Sejamos honestos: não é expectável que esta medida tenha sucesso relativamente ao metro mas parece-me que poderá ter imenso sucesso na mediatização do caso internamente. Do meu ponto de vista, a grande vitória do PSD será não a intervenção directa de Bruxelas mas o conseguir levar a questão a um nível de discussão superior, passando de uma discussão regional para uma discussão nacional onde poderá conseguir um apoio mais consistente.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  6. o PSD a mostrar que na Trofa está bem...mas na oposição!

    ResponderEliminar
  7. António Brás12 janeiro, 2011

    Caro João:

    Não me parece justo da tua parte menosprezar a iniciativa do PSD!

    Obviamente que o objectivo é que as intervenções políticas sejam feitas por quem de facto tem poder de decisão.

    Quando diz que o âmbito de actuação da Comissão Europeia não se compadece com a abrangência desta obra, que os trofenses e a Trofa tanto precisam, sou obrigado a discordar.

    Se não vejamos:

    A obra do metro até à Trofa integra a 1ª fase de investimentos da Metro do Porto

    Qual foi a comparticipação da União Europeia (UE) para a 1ª Fase dos Investimentos da Metro do Porto?

    Como a comparticipação da UE foi para um projecto que contemplava a execução do traçado até à Trofa, no mínimo, a Comissão Europeia, tem de exigir esclarecimentos sobre este facto, podendo até exigir que o valor do investimento previsto e respectiva comparticipação sejam aplicados na execução desta obra! Ou não fossem esses os princípios considerados na aprovação do montante comparticipado.

    Quanto a mim, esta será a leitura lógica dos intentos do PSD!

    Daí a relevância que dou a esta iniciativa.
    Não é com falinhas mansas e com ausências em actos públicos que se traz o metro até à nossa terra...

    Parabéns PSD!!!

    ResponderEliminar
  8. Que o PSD continue assim
    na oposição!

    ResponderEliminar
  9. Caro António Bras,

    Não me parece justo da sua parte dizer que eu menosprezei a iniciativa do PSD quando eu não o fiz. Em ambos os comentários saudei a iniciativa mas isso não me impede de ser realista.

    Não vou acrescentar nada ao que disse nos comentários anteriores porque penso ter sido suficientemente esclarecedor da minha posição. O tempo dirá que tenho razão nesta matéria. Se não tiver, que não me parece o caso, cá estarei para me retractar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Pó de Talk13 janeiro, 2011

    Esta tomada de posição por parte do PSD-Trofa pretende defender os interesses e direitos da população, mas também denunciar o esquecimento duma promessa bem recente!
    Financeiramente poderá até não ser a melhor altura para o investimento do Governo, mas se esse mesmo Governo baixar os salários milionários dos administradores das empresas em que é accionista maioritário, garantidamente que esse investimento irá ter retorno, quanto mais não seja, no bem-estar da população.
    Assim, só me resta louvar a atitude da Comissão Política do PSD Trofa e do seu Presidente, Sérgio Humberto, pela atitude arrojada!

    ResponderEliminar
  11. Já agora Pó de Talk, quando se descessem os salários dos administradores das empresas públicas, aproveitava-se para cortar as reformas milionárias acumuladas da escumalha política portuguesa.

    De acordo consigo!

    ResponderEliminar
  12. .....TENTEM

    JOGO ALTAMENTE VICIANTE - APROVEITEM, LIBERTEM O STRESSE

    MAS ATENÇÃO: NÃO VALE MATAR A MADRE TERESA...

    http://sorisomail.com/email/1456/farto-de-politicos.html

    Gabriel Fernandes

    ResponderEliminar
  13. António Brás13 janeiro, 2011

    Caro João:

    Quando disse que menosprezou a iniciativa do PSD da Trofa, referia-me à sua opinião relativamente aos resultados que resultarão desta acção. Caso não tenha sido suficientemente explicito, aceite as minhas sinceras desculpas.

    De qualquer das formas, é a sua opinião, e qualquer opinião é legitima, desde que seja racional.

    Mas não é de opiniões que interessa falar.

    O que, a meu ver, é de salientar nesta iniciativa, é o facto de o PSD tomar uma posição clarividente sobre esta matéria que é o Metro.

    Corrijam-me se estiver errado, mas julgo que esta é a primeira iniciativa política que de facto poderá ser proveitosa para a Trofa e para os Trofenses. Mas isso, como referiu, o tempo o dirá...

    Utilizar como fundamento a utilização dos fundos europeus, trazendo assim a Comissão Europeia para este debate, é sem dúvida nenhuma um trunfo forte.
    A Câmara Municipal da Trofa, infelizmente, não teve capacidade para o utilizar.

    Valeu-nos o PSD que está atento e tomou a iniciativa!

    Espero ter sido mais esclarecedor desta vez.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  14. António Braz,

    Não, não foi explícito. Foi desajustado, incoerente e deixou no ar a sensação de "azia" pelo meu comentário. Ter uma opinião REALISTA de que a acção em si não produzirá efeitos não significa "Menosprezar". Aconselho-o a rever a sua definição do vocábulo para não cair numa situação pouco abonatória para si e para a sua argumentação. Eu saudei o facto de não ficarem com os braços cruzados mas não tenho que ser incoerente apenas porque é uma medida heróica e muito bonita: não alinho em operações de cosmética.

    Não sei se percebi bem o seu segundo parágrafo. Parece que sugere que a minha opinião seja irracional. Quero acreditar que esteja enganado até porque a racionalidade não foi o forte do seu primeiro comentário da mesma maneira que a lógica foi um pouco esquecida no segundo...

    Quanto ao assunto em causa, mantenho a posição que referi no resposta anterior que lhe endereçei: não acredito na intervenção da Comissão. O facto do projecto ter sido agraciado com fundos europeus não implica nem obriga a Comissão a envolver-se directamente na questão. Continuo a saudar a atitude do PSD que está a ser muito mais acutilante e incisiva do que a do PS mas se quer falar em atenção também lhe posso relembrar, caso tenha memória curta, que o PCP emitiu um comunicado em Junho de 2006 onde lamenta o facto dos dirigentes sociais-democratas e socialistas da Trofa terem recusado a proposta de uma Assembleia Municipal para que todos pudessem juntar forças para conseguir soluções para este problema. Junho de 2006. Nesta altura já se sabia que o metro dificilmente chegaria à Trofa mas o PSD ainda não tinha decidido fazer nada, estava acomodado ao poder tal como agora está o PS. Por isso António Brás, está não é a "primeira iniciativa política que poderá de facto ser proveitosa para a Trofa e para os Trofenses". É, na melhor das hipóteses, a segunda, sendo que vocês recusaram colaborar na primeira. Claro que recusaram, os comunistas comem crianças ao pequeno almoço não é mesmo???

    Sabe António Brás, ainda existem pessoas atentas. Actos heróicos e operações de cosmética são fáceis de desmontar, demasiademente fáceis, principalmente quando tentam tirar partido de situações presentes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. PORQUE SERÁ QUE POR AQUI NÃO SE FALA DE PRESIDENCIAIS?

    ResponderEliminar
  16. Sabe anónimo, se calhar não se fala aqui sobre presidênciais porque se trata de uma publicação referente ao metro e à tentativa do PSD de conseguir que o presidente da Comissão interceda pela Trofa. Parece-lhe que o tema tenha relação com as presidenciais???

    ResponderEliminar
  17. Raquel Faria18 janeiro, 2011

    e engraçado quando num blog se pede para classificar posts e apenas tem 2 opçoes: "gosto" e "muito bem"...
    e "nao gosto"???
    o que achas de mim? sou bonita ou linda?

    ResponderEliminar
  18. Raquel, o dentista é na porta ao lado....

    ResponderEliminar
  19. Ja souberam o que a JS fez?
    Que audacia...vejam esta em todo lado...

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1763817

    ResponderEliminar
  20. Uma acção desta envergadura teria mais impacto se fosse realizada em época de campanha para as eleições presidências e não em dia de reflexão nacional...

    Não percebo como é que se faz uma acção destas em que o que se pretende é uma solução para um problema..uma acção que supostamente deveria ser surpresa, esta presente comunicação social...protagonismo?

    ASS: Pedro Reis

    ResponderEliminar
  21. Muito bem Pedro!

    Não vou criticar o conteúdo da acção, mas num dia de reflexão nacional terem uma acção política deste gênero? Vão-me desculpar mas isso clasifica-se por infantilidade.

    Infelizmente foi aberto um processo crime por parte da PSP e foram identificados com termo de identidade e residência. Isto era tudo desnecessário se fossem um pouco mais crescidinhos. Não era este o dia, nem o local, num monumento histórico como a ponte d.luís.

    Mas certamente não irá a lado nenhum este processo. Sinceramente, espero que não lhes aconteça nada, mas talvez lhes sirva de exemplo para a proxima, talvez aprendam com os erros.
    Iam eles lá adivinhar que lhes ia sair o tiro pela culatra...

    Por outro lado, cheria-me a protagonismo esse acto...

    ResponderEliminar
  22. Bem...esta JS subiu-me muito na consideração.
    Acho que é uma lição (no bom sentido) para todos os sociasdemocratas que dizem mal só porque é do PS.
    São bons os rapazes

    ResponderEliminar
  23. Aparecem nomes aqui em cima que entre assinar com eles, e assinar anónimo, a diferença não é nenhuma... mas pronto, amanhã aparecem outros e sucessivamente. Assim já sei como assinar este comentário.

    Acho imensa piada, os sujeitos que levavam joana lima ao colo dizer que era graças a eles (socialistas) que o metro viria para a Trofa, e agora fazem de tudo para aparecer na comunicação social e obra nem se vê-la. Um ano passou e já era tempinho suficiente para fazer alguma coisa. É só protagonismo!
    E como o Pedro e o Daniel disseram, num dia de reflexão nacional assinar "js trofa" mostra o que eles realmente pretendem.
    Na ponte d.luís... Vandalos.

    Jsd, não se deixem cair no ridículo como os vossos amigos, levados por actitudes que em nada dignificam a Trofa... Sejam responsáveis e mostrem maturidade.

    ResponderEliminar
  24. Daniel e Pedro,

    Admira a utilização desse argumento completamente desajustado de ser o dia de reflexão. Acho que a acção foi brilhante e o dia escolhido ideal porque as atenções não estão viradas para as presidenciais e porque as eleições são amanha. Óptimo dia par fazer barulho. Protagonismo? Então e o que me dizem de enviar cartas ao Durão Barroso? Também é protagonismo?????

    Infantilidade Daniel? Eu chamar-lhe-ia coragem. Criticar o facto de ser utilizada a Ponte D. Luís já cheira a azia? Que mal tem o lugar?? Voce acha mesmo que eles não tinham noção das represálias? Enfim, é tão fácil criticar com argumentos vazios não é mesmo?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Caríssimos contestatários,
    a iniciativa foi boa, bastante boa, teve uma força de cariz expressivo, público, bastante mais acrescido e com um carácter mais realista comparativamente aquilo que foi a atitude do partido social-democrata que este "post" evidência.
    Caro Pedro Reis e Daniel, sendo que a acção se pronunciou num ambiente de "reflexão nacional", como vocês elevaram nos vossos comentários, esse exercício de plena consciência,expressando a força da cidadania, também foi feito por vocês?
    Uma vez que se trata de um período de "meditação", mais força ganha a data agendada para esta acção procurando centrar as atenções numa panóplia de problemáticas para lá do interesse presidencial.
    Apesar de tudo, todos sabem a minha posição face à questão do metropolitano.

    ResponderEliminar
  26. João quer comparar uma coisa que não tem comparação possível...o que uma carta ao Doutor Durão Barroso tem de protagonismo? Apenas o envio a uma alta instância do poder europeu para resolver um problema isto o que tem de protagonismo?

    A carta foi enviada e não teve lá 20 jornais ou várias tvs, apenas se fez um pequeno anuncio à imprensa...enquanto outros foi o que se viu...

    Ass: Pedro Reis

    ResponderEliminar
  27. desculpem amigos mas, para mim, a JS sãos uns heróis. Pela nossa causa uns foram presos, trabalharem imenso. Merecem o nosso aplauso

    ResponderEliminar
  28. Foram presos?

    Ia jurar que ainda hoje os vi nas assembleias de voto...

    Arguido, que eu saiba, não é o mesmo que recluso..

    Mas eu não sou jurista

    ResponderEliminar
  29. Rita Soares24 janeiro, 2011

    Mas afinal, de que partido é o Marco Ferreira? A que partido pertence a Juventude Socialista da Trofa?

    Se não defendem nem apoiam o vosso partido porque raio lá estão?

    Com esta atitude, a JS protestou contra:

    - a câmara da Trofa SOCIALISTA
    - o governo português SOCIALISTA
    - a administração da metro do porto SOCIALISTA

    Das duas uma, ou vocês se desvinculam desse partido inútil que é o PS ou criem um movimento associativo onde possam fazer valer os vossos anseios.
    O Partido Socialista em Portugal está descredibilizado, e vocês, com esse tipo de atitudes não ajudam. Não estão na estrutura certa!
    Portem-se bem senão o papá Trocas-te não dá o Metro!

    ResponderEliminar
  30. Pedro,

    O protagonismo de uma situação em específico tem relação directa com o grau de projecção que tem ou poderá ter. É claro que o envio de uma carta ao Presidente da Comissão Europeia soa a um grande acto político e pode colocar o autor da iniciativa no centro das atenções. Tal como a medida da JS. Na minha opinião, o protagonismo neste caso tem um efeito positivo ao dar ênfase a questão do metro. Se o PSD não quis mais cobertura dos media tal deve-se a uma opção sua mas devia ter procurado mais cobertura na minha opinião, apesar de achar que tal medida não é produtiva.
    Mas deixe-me clarificar uma coisa: é claro que podem existir segundas intenções por trás desta acção. Nenhum de nós neste forúm tem autoridade para dizer quais são as intenções da JS, apesar de, para a JSD, ser mais fácil dizer que se trata de protagonismo ou vandalismo ou blá blá blá. No entanto, esta acção colocou a luta pelo metro para a Trofa na ordem do dia da CS e isso é fundamental para quem procura projecção numa localidade pequena e periférica. Havendo ou não segundas intenções, a acção em si não deixa de ser brilhante.

    Rita Soares,

    Não percebi pelo seu comentário se acha que a JS devia ter defendido primeiro o seu partido e depois a Trofa. Penso que em primeiro está a Trofa e depois o resto. Talvez pense de maneira diferente.
    O facto de não dizerem "amén" com todas as posições do partido só demonstra independencia da parte deles. É, em si, mais um acto de coragem. Eles não precisam de criar um movimento alternativo, antes de serem membros da JS são cidadãos, trofenses e portugueses, e, caso não esteja a par das alterações no país pós-1974, a liberdade de expressão é uma realidade. Fico com a sensação que a Rita Soares é favorável a um tipo de militância em que todos os militantes de uma estrutura partidária devem aceitar tudo o que a direcção lhes impõe sem contestar. Felizmente existem pessoas com coragem. Não quero com isto dizer que a JS é perfeita, apenas que nesta situação em específico foram grandes e souberam colocar os interesses da Trofa à frente dos interesses do partido. Pena não haver mais gente assim.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  31. "antes de serem membros da JS são cidadãos, trofenses e portugueses"

    Pois são, mas fizeram aquilo em nome da JS Trofa, e não em nome individual e apartidário como todas aquelas pessoas que fizeram o boicote. O boicote e a petição são formas de luta muito mais trabalhosas, muito mais ÚTEIS, que envolvem muito mais gente, e no entanto não vês nenhum partido a pôr-se em bicos de pés e a exibir-se como estes fizeram.

    O objectivo foi obviamente obter protagonismo, pois se fosse mesmo para pendurar uma tarja tinham feito isso de noite, tinham feito aquilo direito, tinham feito um protesto a quem tem a remota hipótese de fazer alguma coisa, tipo em frente à sede da Metro.
    O objectivo disto, em conjunto com a aparição da Joana Lima no boicote, foi dar a ilusão de que o PS Trofa está a fazer alguma coisa pela vinda do Metro, quando eles que estão em posição PRIVELIGIADA para fazer alguma coisa, não mexem palha. Então não achas que a uma presidente da câmara é exigido algo mais do que assinar uma petição? Eu exigia pelo menos que não deixasse cair o concurso que o executivo anterior conseguiu que fosse aberto. Não conseguiram tudo, mas só faltou mesmo o resto - todos os estudos foram feitos, todos os projectos, lutaram vários anos para que esta obra que o MP não queria fazer estivesse prontinha para arrancar. Será que se estivesse lá o PSD o projecto tinha caído na mesma? Talvez, mas aí ninguém duvidava que a responsabilidade era deles. Pois então a responsabilidade do fecho do concurso é do PS Trofa, se não deles, do PS nacional ou do MP que também é PS.

    Estão com estes "rebuçados" a atirar areia para os olhos da população, espero que as pessoas não se deixem enganar...

    ResponderEliminar
  32. Rui,

    Conheçes as minhas posições sobre o assunto muito bem, não vou perder tempo com argumentação nesse sentido. Sabes que não apoio o PS Trofa e que já critiquei várias vezes a ineficiência do actual executivo em várias questões. Não nego que existe a possibilidade que referes, uma acção coordenada entre o PS Trofa e a JS. Não sou dono da verdade logo não tenho como provar se é ou não como afirmas.

    O que eu sei é o que vi na CS. Vi uma mensagem da JS a pedir o metro para a Trofa. E vi mais projecção nesta acção do que no próprio boicote no Muro. O que me interessa daqui enquanto cidadão que se está a borrifar para partidos mas que se preocupa com a sua terra? Interessa-me a publicidade que foi feita, com alcance e mediatismo, exactamente o que precisamos para dar relevância nacional ao problema. Como cidadão trofense, esta acção é óptima. Vai ser isto que vai trazer o metro para a Trofa? Não. Mas podes ter a certeza que é das melhores publicidades alguma vez feitas e que temos muito mais a ganhar do que a perder com a atitude da JS.

    Claro que o retrocesso do metro é culpa é do PS nacional, ou não fossem eles que estão no governo. Claro que se o PSD estivesse no governo tal situação não seria diferente porque se o metro não vêm para a Trofa não é porque os políticos A ou B são "maus" mas antes porque existem "interesses superiores" que nos relegam para segundo plano. Que vantagem política tem o PS em trazer o metro para a Trofa quando eles sabem que perdem esta Câmara nas próximas autárquicas??? O próprio Porto tem mais interesse em qualquer uma das linhas do que na nossa porque nós somos o mais periférico possível dentro da área metropolitana. A própria questão em si também está a ser instrumentalizada pelo PSD ou tens dúvidas disso? Está e muito bem, é assim que funciona a política, com as armas que estão à disposição.

    ResponderEliminar
  33. Só não percebo, é como é que a JS desobedece às ordens do General...

    Qual foi a coesão e luta apartidária desta iniciativa?

    A Presidente da Câmara deixa que o nome da Trofa ande na boca do povo pelas piores razoes (processos crime), em troca de um capricho dos seus súbditos?

    Pelos vistos, quem não se entende é o PS e a JS....

    Ou não foi a líder local do PS que defendeu a luta apartidária??

    ResponderEliminar
  34. Felicito,toda a sociedade civil, o autor da petição Metro Até à TROFA,Sr. Henrique cayolla, o PSD TROFA pela excelente iniciativa de solicitar ajuda ao Presidente da Comissão Europeia, foi excelente a ideia já que desta Câmara liderada por Joana Lima, já se viu que daquela cabeça não sai nada, e nem sabe estar á altura do cargo que ocupa.Felicito a JSD TROFA, claramente a estrutura de juventude na Trofa mais responsavel e sábia, felicito todos os intervencima de tudo uma vontade enorme de que o Metro até à TROFA, seja uma realidade, o mais rápido possivel...
    VIVA A TROFA

    Pedro Costa
    Murense mas acima de Trofense com mt orgulho

    ResponderEliminar
  35. Pois foi notícia, agora dizer que foi positivo?...
    Não se vê várias vezes protestos das jotas que são notícia, que aparecem na televisão pela irreverência e pelo sentido de humor que é utilizado para chamar a atenção das situações?

    Foi bom ter sido noticiado? Na altura confesso que até achei bom, mas pensando melhor acho que fez mais mal do que bem: Pelo contexto em que foi, e pela brevidade da coisa, a mensagem que passou para quem não conhece o problema não foi a injustiça, porque embora o Marco tenha tentado puxar para aí, o Zé e a Maria que estavam a ver TV receberam oquê? Uma terra qualquer chamada Trofa está em tempo de crise a reivindicar um meio de transporte, e uns jovenzitos tentaram pendurar um cartaz e foram detidos. Embora seja de louvar eles terem tentado fazer alguma coisa, o facto foi que falharam. Seria hipócrita em dizer que não ficava contente se eles tivessem conseguido passar uma mensagem forte e uma imagem forte de luta contra uma injustiça tremenda, ficava sim senhor, mas por muito que queiram romantizar o acto, só prejudicou a imagem da nossa luta.

    Quanto ao PSD estar a usar o metro? Claro que estão a usar, e com toda a legitimidade, a falar assim até parece que estás a sugerir que é política baixa. Imagina tu que o PSD estava no poder e tinha acontecido o mesmo, aposto contigo que o PS tinha armado um escabeche de todo o tamanho!

    ResponderEliminar
  36. Rui,

    É evidente que se o cenário fosse ao contrário, o PS/JS teria assumido a exacta mesma posição que actualmente assume o PSD/JSD. É uma daquelas coisas que torna a política podre. Repito, porque não me canso de repetir, que infelizmente a acção dos partidos políticos se centra mais no combate ideológico (de ideologia duvidosa) do que nas necessidades reais das pessoas. As pessoas existem durante a campanha, há candidatos do Bolhão à Lota de Matosinhos e o que fazem eles? Dão beijinhos às senhoras e apertam a mão aos senhores. Porque? Porque é bonito parecer que fazem parte do povo quando não fazem. Depois passam as eleições e essas pessoas passam a ser números, estatística, e os senhores políticos passam a andar com mil seguranças à volta e ninguém lhes chega sequer perto. Mas aguarda Rui, porque em breve teremos um executivo PSD e sintonia com o Prof. BPN e como não há-de faltar muito para esse dia, e como tenho a certeza que tudo se irá repetir, cá estarei para vos relembrar que não são só os socialistas que não cumprem promessas.

    Voltando à questão da acção da JS no passado Sábado penso que fui suficientemente explícito da minha posição. Como é evidente não esperava ver aqui algum comentário positivo por parte de elementos da JSD, tal como não vejo nenhum da JS quando vocês fazem algo em grande. É a guerra sem quartel. Mas é triste ver o tipo de argumentos pobres que se esgrimem contra a acção e que vão desde o pecado que foi utilizar a Ponte D. Luís até à indecência de ficar sujeito a termo de identidade e residência. E fico preplexo com a prepotência de alguns em acharem que esta luta só tem tido contributos do PSD quando, insisto, o contributo do PCP é anterior e mais pragmático que o do PSD, isso é evidente, sem esqueçer o grande Pres. da Junta do Muro, o Sr. Carlos Martins (CDS-PP) que tem sido o mais incansável político trofense. Nesta situação em específico, afirmo sem qualquer tipo de reservas que os partidos periféricos do espectro estão a ser muito mais activos do que os partidos do centro. O Pedro Costa é um habitante do Muro que não deve estar muito a par do que se tem feito por este problema em termos de estruturas partidárias senão saberia dar mais valor a quem está realmente a trabalhar e não apenas ao partido que defende.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  37. Rui,

    Na minha opinião foi positivo. Aceito que discordes porque fundamentas em vez de vires para aqui como muitos dizer "porque sim". Já falamos sobre isso. Gostei da iniciativa e aplaudo-a até que eu ou alguém me faça pensar em contrário. Ganhamos mais do que perdemos com ela. Tivemos a exposição mediática que nem o boicote do Muro cosneguiu. Se vai ser isso que vai trazer o metro? Não. Mas muito menos a carta ao Durão entendes? Achas que a entidade que pde contenção vai interceder por uma obra na periferia do Porto? Se isso acontecer cá estarei para me retractar mas não tenhas ilusões porque isto não é um filme hollywoddesco onde no final tudo se resolve magicamente e acabam todos felizes.

    É claro que se o PSD estivesse no governo e no poder local no nosso concelho a história era a mesma, apenas se invertiam os papeis. Por isso é que a política é podre, porque os duelos ideológicos inúteis se sobrepoem aos interesses reais da população. E por essas e por outras que a abstenção neste país sobe de eleição em eleição.

    ResponderEliminar
  38. Carissimos,

    A razão do meu último comentário, de teor muito semelhante ao anterior, deve se a facto de havido um erro no meu pc quando estava a enviar, de modo que fiquei sem ter a certeza se o teria ou não enviado convenientemente. Dai a "repetição".

    Obrigado

    ResponderEliminar
  39. Caríssima Rita,
    "Com esta atitude, a JS protestou contra:

    - a câmara da Trofa SOCIALISTA
    - o governo português SOCIALISTA
    - a administração da metro do porto SOCIALISTA

    Das duas uma, ou vocês se desvinculam desse partido inútil que é o PS ou criem um movimento associativo onde possam fazer valer os vossos anseios.
    O Partido Socialista em Portugal está descredibilizado, e vocês, com esse tipo de atitudes não ajudam. Não estão na estrutura certa!
    Portem-se bem senão o papá Trocas-te não dá o Metro!"
    (vide Rita Soares, 24 de Janeiro 2011)
    ÓPTIMO! é sinal que dentro do partido socialista, em determinadas estruturas, não há clientelas de gema. Enriquece a politica este tipo de não continuidade em associações, uma espécie de anti-corporativismo , é o dito "caos organizado", a democracia assumida por Kant e Stuart Mill como o regime totalitário de todos. Não é necessário processar um comentário a relembrar casos em que isso não acontece, porque eu conheço. Vamos focar atenção somente nestas circunstâncias, é aquilo que quero expressar.
    Nogueira da Costa faça-me um favor, vá ao "post" intitulado "oxalá assim seja" e não me deixe sem resposta, por favor, já passou algum tempo,reconhecendo as suas capacidades fico decepcionado.
    Caro Pedro Reis e Daniel, o meu comentário de "23 de Janeiro de 2011 18:23", acima neste "post", tem uma questão, questão essa que gostaria que fosse respondida.

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.