6 de janeiro de 2011

« Oxalá assim seja! » II

Em declarações ao semanário "O Notícias da Trofa", a presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, decidiu fazer uma interpretação restritiva acerca das enunciações de Ricardo Fonseca, Presidente da Metro do Porto, quando afirmou que as linhas da 2ª fase poderiam efectivamente avançar antes da Linha da Trofa, e até disse "Oxalá que assim seja". 

«A autarca considerou as afirmações de Ricardo Fonseca, sobre a prioridade das linhas da segunda fase em relação à da Trofa, "o mais normais possíveis", no contexto de "crise em que o país está".»
in o "Notícias da Trofa" do dia 6/01/2011

A nossa dúvida é: a justificação da "crise" é fundamento para o não andamento da Linha da Trofa, mas já não serve para o prosseguimento das linhas da 2ª fase? Só há crise para os projectos que respeitam à Trofa?

Joana Lima afirma no mesmo jornal que "não há certezas quanto ao avanço da 2ª fase", mas uns parágrafos após, crê que as declarações de Ricardo Fonseca são "sinal que o projecto do Metro vai ficar concluído".

Em que ficamos Srª Presidente?



Por muitas aspirações em contrário, a JSD não vai deixar que o assunto "Metro" caia em esquecimento.

30 comentários:

  1. Realmente, para a linha da Trofa temos de ser compreensivos, dada a crise em que estamos... Mas quanto à segunda fase poder avançar já é considerada uma afirmação dentro do "o mais normais possíveis"...
    É normal haver habitantes de primeira e habitantes de segunda, uns com mais direitos que os outros?!
    Enfim, já nada que a nossa presidenta" diga me surpreende... Apenas me continuo a interrogar se os trofenses têm agora noção de quem escolheram para o futuro da Trofa...

    ResponderEliminar
  2. Estao a fazer uma tempestade em compo de água
    A presidente tem movido mundos e fundos para trazer o Metro À Trofa e os trofenses sabem que ela vai conseguir.
    A Presidente é a pessoa certa para guiar os destinos da Trofa, e os trofenses tão cada vez mais convencidos da sua escolha!

    ResponderEliminar
  3. Nuno Abelheira06 janeiro, 2011

    A meu ver o comportamento da presidente tem sido o único aceitável. Sereno mas determinado.
    Será dificil, mas juntos iremos conseguir esta obra.
    A Joana Lima tem dado a cara, mesmo contra o partido, e isso parece-me o mais importante.
    Força é o que lhe desejo para ir contra os inimigos da Trofa: os de fora e os de cá de dentro

    ResponderEliminar
  4. A Joana tem ido contra ao partido? Essa é boa. Porque achas que a postura dela tem sido tão serena? Porque se arrebitar muito cabelo, os amiguinhos dela deixam de lhe aquecer as costas. Ela está completamente resignada e não é capaz de ir contra a côr dela para defender os desgraçados que nela votaram. Mas devia... O povo é soberano! Quem põe também tira.

    ResponderEliminar
  5. Anonimo, voce nao vive na mesma terra que eu. Nao seja sectario e reconheça os esforços da nossa presidente

    ResponderEliminar
  6. Rita Soares06 janeiro, 2011

    Nuno e VMartins, não era a Joana que ia "gritar para a Assembleia da República" se fosse preciso?

    ResponderEliminar
  7. Nunca a ouvi dizer isso, mas você ja viu o que ela tem feito?
    Rádios, jornais, secretario de estado, presidente do metro, recusa em participar em eventos publicos, até assinou uma petição que é clara contra o governo.
    diga-me especificamente, que você faria mais?

    ResponderEliminar
  8. Andreia infelizmente vives num país com habitantes de primeira, segunda e terceira. Basta veres o investimento que se faz em Lisboa e compará-lo com o que acontece no Alentejo e tens o padrão do nosso país. Já insisti muita vezes nesta ideia e repito: um país com uma sociedade civíl mediocre, onde a contestação é confundida com comunismo ou sindicalismo e onde as pessoas estão melhor em casa a ver TV merecem bem os políticos que tem.

    VMartins essa retórica autista do "os trofenses sabem que ela vai conseguir" e "os trofenses estão cada vez mais convencidos da sua escolha" está a ficar demasiadamente desgastada. É pura propaganda! isto já para não falar na insistência nas mesmas palavras "energia", "mudar", entre outras, soa mesmo a técnica de regime totalitário para impingir ideias e conceitos, propaganda no sentido político. Deixe-se disso! eu vejo a população descontente com o executivo. Não sei o que a Sr. Presidente tem feito para contrariar esta triste situação mas garanto-lhe que não será com a postura que vejo plasmada neste post que conseguiremos algo. Você é que não deve viver na mesma terra que eu!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. VMartins eu fazia mais! Radicalizava a luta: amaeaçava boicote às presidenciais e incitava a população a fazer o mesmo, organizava uma manifestação à porta da Metro do Porto e da AR, manifestação a qual seria liderada por mim (assumindo que eu seria o Presidente da CMT), subia de tom nas declarações em vez de andar com panos quentes...aqui estão alguns exemplos! Que lhe parece???

    Recusar estar presente em eventos públicos??? isso serve mesmo para quê???

    ResponderEliminar
  10. Para quem à pouco mais de dez anos foi para Lisboa reivindicar a elevação da Trofa a concelho, não acham que muito mais se pode fazer? Aliás...pode fazer-se muito mais! Agora vamos pôr os pontos no i's e entender que Joana Lima não está interessada em lutar contra o governo do seu partido, da mesma maneira que nada fez para a existência do concelho a que agora preside.
    Embora exerça o cargo à pouco mais de um ano, já ficou claro que esta não era a governação nem o rumo que a Trofa precisava, até porque rumo...nem ela sabe qual é o seu rumo!!

    ResponderEliminar
  11. É normal a oposição tentar atirar areia para os olhos dos trofenses. afinal, foi sempre assim que o fizeram...mas é inegável que a Trofa vive um período de recomposição face ao desastre que foram os anteriores 10 anos.
    O Metro já esteve "resolvido" mas afinal...nada foi feito, e os erros foram muitos, de muita gente.
    Agora temos uma presidente que fez em meses mais pelo metro, do que se fez em anos! Bastava ver o envolvimento que a população agora tem pela questão. E sei que nao se vai parar por aqui, eu pelo menos estou nesta luta.
    É pena o PSD não estar também...

    ResponderEliminar
  12. Dois pontos simples:

    1) Ela como presidente da câmara tem mais poder do que um simples presidente de junta, e vejam o que tem feito o do Muro - esse sim está a lutar por quem o elegeu.

    2) A Maia recentemente devido às portagens nas SCUT decidiu fazer as obras necessárias nas estradas para acomodar o excesso de trânsito e processar o governo para que pagasse a factura. Não teremos nós muita mais razão do que eles para fazer o mesmo, dado que há 10 anos que nos vemos privados do comboio?

    ResponderEliminar
  13. Já agora Ana Isabel, que tal elucidar os participantes deste Forum sobre em que tem consistido a luta da nossa presidente? E por favor não me venha falar em faltar a eventos públicos porque isso não vale NADA.

    Já agora fale nos também um pouco sobre essa "recomposicao" da Trofa perpetrada pelo actual executivo.

    Estou muito curioso!

    ResponderEliminar
  14. Agora o João lembrou-me - a presidente também faltou à apresentação da Orquestra Sinfónica da Trofa! Já para não falar do orgulho que é ter na Trofa uma orquestra de tal qualidade (quem foi sabe do que estou a falar) isso significa que ela está contra a sua existência? Eu achei que foi apenas falta de vontade, mas afinal pode ser outra coisa...

    ResponderEliminar
  15. Se calhar a Orquestra Sinfónica da Trofa está por trás de uma grande conspiração que está a impedir a vinda do metro para a Trofa! Ou então existe algo mais por trás desta história...vou ligar ao Mulder e a Scully para ver se eles resolvem a situação!

    ResponderEliminar
  16. A orquestra sinfonica é mais uma bela demonstração da dinamica cultural que a Trofa vive. Mais um campo onde se regista evolução!

    ResponderEliminar
  17. Tenham calma meus senhores, porque ainda vai aparecer aqui um iluminado a dizer que a orquestra sinfónica foi criada por um grande esforço por parte do partido socialista, e que a nossa presidente é que compõe as músicas! LOL
    Desculpem-se mas a segunda parte eu até acreditaria, aquela em que diz que a nossa presidente compõe as músicas, porque ela não faz outra coisa senão dar-nos baile e uma musica do camandro!
    Ass: Anónimo

    ResponderEliminar
  18. apartidário07 janeiro, 2011

    Há aqui gente que "engravida" pelos ouvidos!
    A segunda fase do projecto do metro do Porto será feita em regime de construção-concessão; isto é, (para quem não percebe mais ou não se informa): existe um privado ou um conjunto de privados (consórcio) que assume a construção das linhas da segunda fase do Metro do Porto e em contrapartida explora as linhas, ficando na sua posse, como é óbvio, todas as receitas que dali possam surgir, na sua posse.
    Daí não entrar dinheiro da Metro do Porto!
    Daí não entrar dinheiro do estado!

    O mais difícil no meu entender e daí o cepticismo do presidente da Metro, Ricardo Fonseca, será encontrar parceiros disponíveis para tamanho investimento na situação económico-financeira que se encontra o país.

    Mesmo os consórcios estrangeiros já não olham para Portugal como bom país para investimentos... muito pelo contrário!

    Cumps

    ResponderEliminar
  19. Caro apartidário,

    Uma vez que se encontra bem informado, esclareca-me apenas este ponto: inicialmente, a linha da Trofa estava prevista para a primeira fase da obra, correcto? Na primeira fase da obra, o regime de construção que englobaria a nossa linha seria de contrução/concessão?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  20. António Brás07 janeiro, 2011

    Bom dia a todos:

    Como não sou desinformado, ou pelo menos tento que assim seja, e depois de tanta barbaridade que por aqui fui lendo, julgo importante informar o seguinte:

    I- O projecto do Metro até à Trofa é da suposta 1ª Fase de investimento da Metro do Porto;

    II- Este projecto não é em regime de construção/concessão;

    III- Alegadamente as obras da 2ª fase são em regime de construção/concessão;

    Posto isto, resta-me perguntar:

    1- Qual a diferença de a Presidente participar ou não em actos públicos do Governo? que é que o metro tem que ver com as quezílias internas do PS? De qualquer forma ela já não iria por ter apoiado o José Luís Carneiro para a Distrital do Porto...

    2- Será que a nossa presidente de câmara não consegue "deslindar" quais os argumentos a utilizar na defesa intransigente da vinda do Metro para a Trofa? Se ela não for capaz, mostrem-lhe os três factos que referi, e ensinem a somar 1+1...

    3- Porque se contentou a C. M. Trofa com a esmola da Metro do Porto, no que diz respeito aos parques? É isto que a nossa Câmara diz que é defender os interesses da Trofa e dos Trofenses e entrar em linha de ruptura com o Administrador da Metro do Porto? que eu saiba, entrar em linha de ruptura, não é pedir 140 milhões de investimento e voltar para casa muito agradecida com 2 milhões...

    Tenho dito...

    Espero ter esclarecido a tua questão João...

    ResponderEliminar
  21. Olá António Brás,

    Sim, fiquei esclarecido. Confesso que a segunda pergunta do meu último comentário vinha "armadilhada": eu sei que a primeira fase do metro não foi em regime de construção/concessão. Até porque se fosse estariamos a ser roubados a dobrar uma vez que o argumento utilizado pelo apartidário sobre a dificuldade em arranjar investidores cai por terra na medida em que o projecto para a Trofa seria da responsabilidade da Metro do Porto, logo o investimento seria público...pormenores!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  22. António Brás07 janeiro, 2011

    Caro João:

    O argumento da dificuldade em arranjar investidores é um falso argumento (esta é a minha opinião).

    Em primeiro lugar porque as obras da 1ª fase são todas em regime de empreitada (apenas construção), como referiste.

    Depois, não seria uma via de negociação, passar este investimento (metro da Trofa)para o regime adoptado para a 2º Fase? Concerteza que com as poucas obras que há neste país, não faltariam empresas interessadas em ganhar a obra e respectiva concessão.

    Mas enfim, preferem atirar areia para os olhos dos trofenses e dizer que estão em ruptura...
    Só se for com o desenvolvimento da nossa terra...

    ResponderEliminar
  23. Não poderia estar mais de acordo António Brás! As promessas eleitorais são sempre motivo de descredibilização neste país...

    ResponderEliminar
  24. Cara Ana Isabel...

    É perfeitamente normal a população estar agora mais envolvida nesta causa...estão cada vez mais revoltados por uma situação que se arrasta há anos...e agora mais ainda pois nem sequer têm o apoio de quem lidera os destinos deste concelho.

    Afinal a crise sempre serve de desculpa para tudo!

    Eu também gostava de ter alguns esclarecimentos...
    Gostava de saber ao certo o que fez a nossa Presidente nesses tais meses a que se refere?
    Em que é que tem consistido essa luta?

    E já agora também eu peço que fale sobre essa tal recomposição feita pelo actual executivo!
    É que eu hoje saí da Trofa cedo e só devo voltar lá para a uma da manhã...devem ter feito algo entretanto e eu ainda não tenho conhecimento!

    ResponderEliminar
  25. Continuamos com a mesma lengalenga Sr. Apartidário.

    Toda a gente sabe que a construção da linha da Trofa não é rentável ao metro, mas a sua construção era condição necessária ao facto de terem usado o resto da linha, privando o concelho de um meio de transporte importantíssimo!

    Fico parvo com como no meio de uma situação destas a Joana Lima tem mais pena do metro do porto, que coitadinhos não têm dinheiro para pagar, do que das próprias freguesias do concelho que estão há 10 anos a serem prejudicadas em favor desses mesmos coitadinhos!

    ResponderEliminar
  26. Desculpem a questão! Tenho lido os vossos comentários e sinceramente uma questão emergiu: quando falam nos vossos comentários da presidente a quem se referem? A Trofa tem presidente? Cadê? Não se d+á por ela! Pensei que depis das eleições tinha desaparecido! Não se ouve uma palavra a defender a Trofa! A presidente que ganhou as eleições era uma mulher do povo! Era uma mulher que defendia os inrteresses do povo mesmo que tivesse de ir contra o seu partido! Eu ouvi da boca dela estas afirmações! Mas onde está essa mulher com energia? Onde está a defensora do povo quando o povo mais precisa dela? Por tudo isto estranho estarem a falar da vossa presidente pois eu já não tenho presidente! A minha presidente hibernou! Levou o meu voto e pirou-se!

    ResponderEliminar
  27. Esse é o sentimento geral caro Anónimo...
    Infelizmente para muitos politicos ainda vale tudo em campanha eleitoral...falam e prometem muito...mas esquecem-se rápido das promessas depois de eleitos!

    No caso do actual executivo...o passado serve de desculpa para não se fazer no presente!
    Hoje a câmara não tem dinheiro...amanhã gastam em futilidades!
    Não existe coerência...mas o que me assusta mais é que não existe sequer um plano traçado por parte deste executivo...tomam medidas quase que "aleatórias"...neste momento a Trofa não tem um rumo definido!
    E é triste ver que nem sequer defendem os interesses da população...e esta questão do metro prova isso mesmo!

    Parece que este fim-de-semana que passou, por atraso nos pagamentos a árbitros e de seguros por parte da câmera, não decorreram os jogos entre associações...
    Será que o desporto também é um vicio dos Jovens deste concelho?

    ResponderEliminar
  28. Joana Lima não esteve presente na inauguração da Linha Laranja, mas garantiu que a Câmara da Trofa “esteve representada”.

    Está no site do jornal "O Notcias da Trofa" mas penso que deve estar na mesma noticia que vem no jornal!

    Afinal a Presidente sempre faltou a um evento público mas...alguém a representou!

    Uma grande forma de protesto...sem dúvida!!!

    ResponderEliminar
  29. A presidente não está presente em eventos públicos do governo porque ela faz parte do grupo que em segredo e disfarçadamente está a tentar derrubar internamente o J. Sócrates para colocar o José Seguro a Secretário Geral do PS.Ela não participa ativamente em iniciativas governamentais porque ninguém a convida pois já sabem quem ela é. Temos uma presidente sem qualquer margem demanobra para negociações no seu partido e no governo porque ela só sabe viver de golpes palacianos e já ninguém confia nela. Só os trofenses que a apoiam e aceitam que ela os inscreva como militantes no PS é que mantêm esta pessoa num cargo que nunca devia ter ocupado na vida. A Trofa só voltará a ser respeitada quando se souber dar ao respeito!

    ResponderEliminar
  30. Não concordo quando dizem que a Joana Lima, não vai a eventos no nosso Concelho.
    Ela vai e vai a muitos:
    - Vai a todos os funerais e até deixa lá o cartão de presidente de Câmara
    - Vai todas as semanas a restaurantes do concelho, quer ao almoço quer ao jantar.
    - Foi ao mundial de Africa do Sul ver jogos de Portugal( é fundamental para a Trofa, estar representada neste tipo de eventos)
    - Vai todas as semanas ao Concelho de baião, pedir conselhos e ajuda, Até já levou os séniores da trofa
    -etc etc etc

    Como podem ver ela está em todo o lado.
    Viva esta vida santa

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.